MotoGP

Zarco pede “rescisão amigável”, e KTM antecipa para final de 2019 encerramento de contrato

A pedido de Johann Zarco, a KTM concordou com uma rescisão amigável do contrato do #5. Assim, o francês fica na RC16 apenas até o fim da temporada

Grande Prêmio / Redação GP, de São Paulo
A união entre Johann Zarco e KTM chegará ao fim antes do esperado. A KTM anunciou nesta segunda-feira (12) que as duas partes concordaram em encerrar o ‘casamento’ no fim da temporada 2019.
 
No domingo, o diretor-executivo da KTM, Stefan Pierer, já tinha revelado à publicação austríaca ‘Speedweek’ o pedido de Zarco para encerrar o contrato de maneira amigável.
 
“Zarco me perguntou em Spielberg se poderíamos rescindir o contrato amigavelmente”, contou Pierer.
Johann Zarco vai deixar a KTM antes do previsto (Foto: Red Bull Content Pool)
Paddockast #28
INTERROGANDO Flavio Gomes: O Boto do Reno


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Johann foi contratado pela KTM depois de se destacar com a Yamaha da Tech3. A performance na equipe austríaca, porém, deixou a desejar desde o princípio. Passadas 11 das 19 provas do calendário, o #5 soma apenas 21 pontos, 40 a menos do que Pol Espargaró. Além de ser constantemente superado pelo companheiro de equipe, Johann também tem sido ofuscado por Miguel Oliveira, que conquistou no domingo seu melhor resultado na MotoGP ao receber a bandeirada na Áustria na oitava colocação.
 
“Johann Zarco e a Red Bull KTM não vão completar a segunda temporada do acordo de dois anos juntos em 2020. O ex-campeão da Moto2 e o time de fábrica decidiram mutuamente encerrar a passagem dele em laranja no fim da campanha 2019”, anunciou a KTM. “O piloto de 29 anos se juntou à KTM no final de 2018, depois da sua segunda temporada na MotoGP e para seu primeiro ano com apoio total da fábrica. Zarco tentou adaptar seu estilo de pilotagem à KTM RC16 e o time tentou sem descanso moldar a máquina #5 aos pedidos e desejos do francês enquanto o companheiro de equipe Pol Espargaró se classificou regularmente para o Q2 e persistentemente disputou as dez primeiras posições”, alfinetou.
 
“No fim, tanto Johann quanto o time decidiram não continuar com seu projeto conjunto para 2020 e vão agora focar em dar o máximo nas últimas oito etapas e meses restantes da MotoGP 2019”, conclui.
 
Pelas redes sociais, Johann comentou sua saída e disse que quer correr “com um sorriso e lutando por pódios”.
 
“É oficial, não vou correr com a KTM na temporada 2020 da MotoGP”, começou. “Foi uma decisão difícil de tomar. Eu tenho a chance de fazer o melhor trabalho do mundo e quero fazê-lo com um sorriso e lutando por pódios”, continuou.
 
“Como profissional, manterei o foco no resto da temporada 2019, dando meu melhor e tentando melhorar minhas habilidades”, concluiu.
 
O futuro do francês, porém, é incerto, já que são poucas as vagas disponíveis na MotoGP para 2020. Apenas Pramac e LCR têm lugares vagos, mas Jack Miller deve manter o lugar no time italiano a bordo da Ducati. O Mundial de Superbike, por outro lado, ainda tem vagas em aberto.
 
A substituição na KTM também é um ponto de interrogação. A fábrica austríaca já tem Oliveira garantido para 2020, mas, inicialmente, para defender a Tech3. Brad Binder será promovido da Moto2 também para defender o time de Hervé Poncharal
 
A KTM tem entre seus pilotos de testes Dani Pedrosa, que se aposentou deixando claro que não pretendia voltar a correr, e Mika Kallio, que seria o substituto natural caso Zarco saísse ainda neste ano.
 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.