Yamaha renova cedo e ratifica Viñales como aposta para futuro

A Yamaha surpreendeu na manhã desta terça-feira (28) ao anunciar a renovação do contrato de Maverick Viñales até a temporada 2022. A decisão antecipada tira pressão do #12, mas também reitera a confiança do time com o espanhol como aposta para o futuro

LEIA TAMBÉM

A Yamaha já tem seu futuro 50% definido na MotoGP. O time dos três diapasões anunciou nesta terça-feira (28) a renovação do contrato de Maverick Viñales até a temporada 2022. Assim, resta a decisão pela segunda vaga, que deve ser definida entre Valentino Rossi e Fabio Quartararo.
 
Assim como na renovação anterior ― que foi anunciada no mesmo dia do lançamento da M1 ―, o anúncio da Yamaha veio de maneira precoce e surpreendente. Mas, mais do que isso, é um reforço da confiança da fábrica japonesa no trabalho do #12.
Maverick Viñales (Foto: Yamaha)
Paddockast
O MELHOR CONTEÚDO DO ESPORTE A MOTOR PARA OUVIR QUANDO QUISER

Ouça:

Spotify | iTunes | Android | playerFM

Num momento em que Quartararo aparece como a grande novidade da MotoGP, a renovação precoce mostra qual a grande aposta da Yamaha para o futuro. Afinal de contas, o time dos três diapasões dispõe de duas vagas para três pilotos. Assim, é justo pensar que a renovação veio mais cedo para quem a escuderia nipônica vê como prioridade.
 
Titular da Yamaha desde 2017, o espanhol de Figueres soma seis vitórias, 19 pódios e nove poles com a M1. Nesses três anos, o melhor resultado de Maverick foi o terceiro lugar na tabela, obtido no primeiro ano e também na temporada passada. Em 2018, o campeão de 2013 da Moto3 ficou com o quarto posto. 
 
Badalado substituto de Jorge Lorenzo na Yamaha, Viñales nunca cumpriu exatamente com a promessa, mas a ‘culpa’ não é única e exclusivamente dele. A YZR-M1 está longe de seu melhor e, assim, pelo menos divide essa responsabilidade.
 
Apesar de ter tido momentos ruins ao longo desses três anos, Viñales tinha o passe valorizado e era cotado para vagas em Ducati e Suzuki. A esquadra japonesa, aliás, deu à Maverick a primeira chance na classe rainha e tem doces lembranças do espanhol que venceu uma vez e conquistou quatro pódios com a GSX-RR.
 
Com uma decisão tão antecipada ― até por que a primeira bateria de testes da pré-temporada começa apenas no início de fevereiro ―, a Yamaha dá a Viñales a tranquilidade necessária para focar apenas na performance. Depois da reforma que executou no time no ano passado ― com a troca de Ramón Forcada por Esteban Garcia ―, Maverick agora tem a chance de seguir adiante com a equipe que escolheu. Resta saber se o protótipo azul vai colaborar.
 
Embora a renovação de Viñales não signifique que Rossi está fora da Yamaha, o acordo do espanhol joga pressão no italiano. O #46 já deixou claro que quer, primeiro, ver a performance da M1, mas Valentino vai precisar de resultados logo para provar seu ponto. Com Fabio atraindo o interesse da concorrência, a marca dos diapasões deve precisar de uma decisão mais rápida do multicampeão. 
 
Se seguir com o desempenho mostrado no ano passado, o #20 terá condições ainda mais favoráveis para negociar, o que pode dificultar as coisas em Iwata.
 
A decisão de Rossi é o próximo passo. Só quando o #46 se decidir é que o futuro de Quartararo vai ganhar forma. Até lá, os dois vão ter de lidar com o brilho dos holofotes.
 

LEIA TAMBÉM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.