Viñales vence em Jerez em prova encerrada com bandeira vermelha por conta de acidente com Techer

Maverick Viñales venceu o GP da Espanha de Moto3, com Luis Salom em segundo e Jonas Folger em terceiro. Prova foi encerrada na 17ª das 23 voltas previstas por conta de um forte acidente com Alan Techer

As imagens do domingo no Mundial de Motovelocidade em Jerez
Acompanhe a cobertura do GP da Espanha no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Terminou mais cedo o GP da Espanha de Moto3. A prova deste domingo (5) foi encerrada na 17ª das 23 voltas previstas por conta de um forte acidente com Alan Techer. Ainda não há informações detalhadas sobre o estado do piloto da TSR, que ficou deitado na brita, recebendo atendimento da equipe médica da categoria. Techer logo foi transferido para o centro médico de Jerez, mas a informação passada pela organização da prova é que o piloto estava consciente.

Como 2/3 da prova já tinham sido completados, a direção de prova deu a corrida por encerrada, confirmando a vitória de Maverick Viñales. Luis Salom e Jonas Folger completam o pódio andaluz.
Salom Viñales e Folger formaram o pódio deste domingo (Foto: MotoGP)

Partindo da segunda colocação, Maverick fez uma boa largada e pressionou o Álex Rins, o ponteiro, desde o início. Não demorou, o piloto da LaGlisse tomou a ponta e logo viu o rival da Estrella Galicia 0,0 abandonar a disputa após uma inesperada queda.
 
Salom passou a ser então o rival de Viñales pela vitória em Jerez, mas o fim antecipado da prova abreviou a disputa entre os dois. Com o resultado da 15ª volta validado, Maverick fechou o GP da Espanha com 0s263 de vantagem para Luis. Com Folger completando a etapa 4s475 atrás do líder. 

Depois de uma intensa briga no segundo pelotão, Brad Binder conseguiu se isolar na quarta colocação e permaneceu assim até o final. Jakub Kornfeil ficou em quinto, à frente de ZulFahmi Khairuddin e Éfren Vázquez. Romano Fenati ficou em nono, com Alexis Masbou completando o top-10.

Eric Granado completou o GP da Espanha na 19ª colocação. O piloto brasileiro acabou isolado na disputa, com 1s344 de atraso em relação a Alessandro Tonucci, o 18º colocado. 

A alta temperatura do asfalto fez várias vítimas neste domingo. Além de Rins e Techer, Florian Alt, Ana Carrasco, Jack Miller, Niccolò Antonelli, Toni Finsterbusch, Juanfran Guevara e Jorge Navarro abandonaram a prova após quedas.

Pelo campeonato, Viñales assumiu a liderança do Mundial com 65 pontos, quatro a mais que Salom, o segundo colocado. Álex Rins aparece em terceiro, com 41 pontos, um a mais que Jonas Folger, o quarto colocado.

Saiba como foi o GP da Espanha de Moto3:
 
A prova da Moto3 começou com a temperatura na casa dos 23°C e com o asfalto em 34°C. Álex Rins saiu na pole, com Maverick Viñales e Luis Salom completando a primeira fila. Na largada, o piloto da Estrella Galicia 0,0 saiu bem e manteve a frente, com Maverick e Salom também mantendo duas posições.
 
Folger saiu bem e saltou de oitavo para quarto. Binder vinha na sequência, à frente de Miller, Antoneli, Ajom Vázquez e Kornfeil. Granado também começou bem a prova, ganhando três postos ainda na primeira volta.
 
Na curva final de Jerez, Álex Márquez sofreu uma queda antes de abrir o segundo giro. Francesco Bagnaia também teve problemas no início e abandonou.
Rins foi um dos muitos pilotos que abandonaram após queda (Foto: MotoGP)
No fim da reta oposta, Viñales colocou por dentro na curva 6 e assumiu a liderança. Rins seguiu pressionando, seguido por Salom e Folger, que já se afastavam dos demais pilotos, formando um primeiro pelotão. 
 
Apesar da proximidade entre Viñales e Rins, o piloto da LaGlisse seguia firme na ponta, 0s152 à frente do rival da Estrella Galicia 0,0. Em terceiro, Salom ainda não se apresentava como um grande problema para Álex.
 
Com 17 voltas para o fim, Jorge Navarro foi tocado por trás e não conseguiu evitar a queda. O wild-card ainda tentou voltar para a pista, mas não conseguiu fazer a moto funcionar. 
 
Mais atrás, Granado vinha em 19º, pressionado por Loi. O estreante da Marc VDS conseguiu passar o brasileiro no miolo de Jerez, mas Eric logo conseguiu retomar a posição. 
 
Na ponta, Rins tentou atacar Viñales no fim da reta andaluz, mas Maverick conseguiu manter frente. Um pouco atrás, Binder vinha na quarta posição, puxando um pelotão que contava com Ajo, Miller e Antonelli. 
 
Pressionando Viñales pela ponta, Rins acabou escorregando e caiu, abandonando a disputa. Na curva 11, Miller e Oliveira se tocaram e caíram. Miguel conseguiu voltar para a pista, mas Jack abandonou, em seguida, Niccolò Antonelli foi mais uma vítima do asfalto quente de Jerez, caindo na curva 13. Mais adiante, Ana Carrasco também sofreu uma forte queda e deixou a pista um pouco zonza. A piloto da LaGlisse, aliás, acabou tirando Florian Alt da prova.
 
Com nove voltas para o fim, Viñales mantinha a ponta, mas seguia pressionado por Salom. Perdendo rendimento com o desgaste de pneus, Folger perdeu contato com os ponteiros e se isolou no terceiro posto. Binder vinha sozinho na quarta posição, com Kornfeil, Ajo, Khairuddin e Vázquez brigando no pelotão seguinte.
 
Mais para trás, Granado aparecia no 19º posto, liderando o pelotão formado por Alan Techer e Phillip Oettl. O brasileiro, porém, tinha 1s344 de atraso para Alessandro Tonucci, que vinha em 18º.
Viñales assumiu liderança do Mundial (Foto: MotoGP)
No 17º giro, um acidente com Alan Techer forçou a interrupção da prova com bandeira vermelha. O piloto da TSR ficou deitado na brita, recebendo atendimento médico.
 
Com 2/3 da prova completado, a direção de prova confirmou a vitória de Viñales, com Salom em segundo e Jonas Folger em terceiro.

Moto3, GP da Espanha, Jerez, Final:
 
1
Maverick VIÑALES
ESP
LaGlisse
KTM
26.57.338
15 voltas
2
Luis SALOM
ESP
Red Bull KTM Ajo
+0.263
 
3
Jonas FOLGER
ALE
Aspar
Kalex KTM
+4.475
 
4
Brad BINDER
RSA
Ambrogio Racing
Suter Honda
+15.104
 
5
Jakub KORNFEIL
TCH
RW
Kalex KTM
+18.412
 
6
Niklas AJO
FIN
AVANT TECNOLOGY
KTM
+19.064
 
7
ZulFahmi KHAIRUDDIN
MAL
Red Bull KTM Ajo
+19.204
 
8
Éfren VÁZQUEZ
ESP
Mahindra
+19.680
 
9
Romano FENATI
ITA
Team Italia FMI
FTR Honda 
+22.763
 
10
Alexis MASBOU
FRA
Ongetta
FTR Honda
+23.138
 
11
John McPHEE
ING
Team Germany
FTR Honda
+23.189
 
12
Arthur SISSIS
AUS
Red Bull KTM Ajo
+23.796
 
13
Danny WEBB
ING
Ambrogio Racing
Suter Honda
+27.897
 
14
Jasper IWEMA
HOL
RW
Kalex KTM
+29.586
 
15
Livio LOI
BEL
Marc VDS
Kalex KTM
+29.776
 
16
Miguel OLIVEIRA
POR
Mahindra
+33.158
 
17
Isaac VIÑALES
ESP
Ongetta-Centro Seta
FTR Honda
+33.425
 
18
Alessandro TONUCCI
ITA
Caretta Technology
Honda
+33.660
 
19
Eric GRANADO
BRA
Aspar
Kalex KTM
+35.004
 
20
Phillipp OETTL
ALE
Paddock TT Motion
Kalex KTM
+40.403
 
21
Matteo FERRARI
ITA
Ongetta-Centro Seta
FTR Honda
+44.533
 
22
Lorenzo BALDASSARRI
ITA
Gresini
FTR Honda
+44.657
 
23
Álex MÁRQUEZ
ESP
Estrella Galicia 0'0
KTM
+50.055
 
24
Hyuga WATANABE
JAP
Caretta Technology
Honda
+1:02.153
 
25
Kevin HANUS
ALE
Thomas Sabo GP Team
Honda
+1:22.197
 
26
Francesco BAGNAIA
ITA
Team Italia FMI
FTR Honda
+1 volta
 
 
Alan TECHER
FRA
CIP
TRS Honda
NC
 
 
Florian ALT
ALE
Kiefer Racing
Kalex KTM
NC
 
 
Ana CARRASCO
ESP
LaGlisse
KTM
NC
 
 
Jack MILLER
AUS
Team Germany
FTR Honda
NC
 
 
Niccolò ANTONELLI
ITA
Gresini
FTR Honda
NC
 
 
Álex RINS
ESP
Estrella Galicia 0'0 
KTM
NC
 
 
Toni FINSTERBUSCH
ALE
Kiefer Racing
Kalex KTM
NC
 
 
Juanfran GUEVARA
ESP
CIP
 TRS Honda
NC
 
 
Jorge NAVARRO
BEL
MIR Racing
MIR
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 23°C | pista: 33ºC
 
 
 
 
 
 
 
 
MV
Álex RINS
ESP
Estrella Galicia 0,0
KTM
 
1:46.600
149.2 km/h
REC
Romano FENATI
ITA
Team Italia FMI
Honda
 
1:52.774
141.1 km/h
VMR
Luis SALOM
ESP
Red Bull KTM Ajo
KTM
 
1:46.660
149.2 km/h

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.