Viñales puxa 1-2 da Yamaha em TL1 marcado por forte queda de Márquez na Tailândia

Com 1min30s979, Maverick Viñales liderou uma dobradinha da Yamaha com Fabio Quartararo. Dono do terceiro tempo, Marc Márquez sofreu uma forte queda nos minutos finais da sessão matutina desta sexta-feira (4)

O fim de semana da MotoGP na Tailândia começou com susto. Em um treino marcado por um forte tombo de Marc Márquez na manhã desta sexta-feira (4), Maverick Viñales aproveitou para colocar a Yamaha no topo da folha de tempos em uma dobradinha com Fabio Quartararo.
 
Líder desde o início da atividade, Márquez sofreu uma forte queda na curva 7 com cerca de cinco minutos para o fim da sessão. A RC213V acabou destruída, enquanto o #93 deixou a pista mancando e foi levado ao centro médico para ser examinado.
Maverick Viñales (Foto: yamaha)
Com o líder do Mundial fora de combate, Viñales cravou 1min30s979 para ficar com a liderança, 0s191 melhor que Quartararo. Márquez, por sua vez, escorregou para terceiro, 0s208 atrás do líder.
 
Com 1min31s205, Andrea Dovizioso fez o quarto tempo, à frente de Jack Miller, que passou Valentino Rossi por 0s255 para ficar com o quinto posto. 0s590 mais lento que o #12, Franco Morbidelli ficou com o sétimo tempo.
 
Danilo Petrucci cravou 1min31s593 e ficou com o oitavo tempo, à frente de Joan Mir e Francesco Bagnaia. Álex Rins teve problemas mecânicos na sessão e acabou em 11º.
 

O GP da Tailândia de MotoGP está marcado para o domingo, às 4h (de Brasília). Acompanhe aqui a cobertura do GRANDE PRÊMIO.

Paddockast #35
NARRAÇÕES INESQUECÍVEIS E UM CURIOSO CASO DE AMOR

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Saiba como foi o treino livre 1 da MotoGP em Buriram:
 
Com o céu bastante nublado em Buriram, as temperaturas baixaram um pouco em relação ao treino da Moto3. Quando a MotoGP entrou na pista, os termômetros marcavam 28,9°C, com o asfalto chegando a 36,7°C.
 
Com a ameaça de chuva pairando no ar, os pilotos não tardaram a sair e Márquez não esperou para mostrar pelo que veio. O #93 abriu a sessão no topo da tabela e engatou uma sequência de voltas rápidas para não ser incomodado.
 
Ainda no início da atividade, Miguel Oliveira sofreu uma queda sem maiores consequências na curva 7.
 
Com um pneu macio na frente e um médio atrás, Márquez tinha 1min31s187 após cinco voltas, 0s983 melhor que Andrea Dovizioso, o segundo colocado. Jack Miller e Danilo Petrucci vinham para completar a sequência de Ducatis.
 
Alguns minutos mais tarde, Rossi furou o bloqueio das Ducati e, com 1min31s988, assumiu o segundo posto, baixando a margem de Márquez para 0s801. Na sequência, Viñales subiu para terceiro, com Quartararo ocupando o quarto posto.
 
Ainda no primeiro terço da sessão, Pol Espargaró, que volta à pista após uma cirurgia recente no punho esquerdo fraturado, levou um belo susto na curva 12, mas conseguiu evitar a queda.
Com o primeiro terço da atividade completado, os boxes ganharam em movimentação. Com 1min31s187, Márquez seguia no topo da tabela, 0s801 melhor que Rossi. Viñales vinha em terceiro, com Quartararo, Dovizioso, Miller, Morbidelli, Petrucci, Bagnaia e Pol Espargaró completando um top-10 separado por 1s379.
 
Na volta à pista, Viñales foi 0s464 mais lento que Márquez e assumiu o segundo posto, com Quartararo passando Rossi pelo terceiro. Morbidelli avançou e agora vinha em quinto, com Dovizioso melhorando para 1min32s150 para ficar em sexto.
 
Com o segundo terço do treino encaminhado, os boxes voltaram a ser o centro do agito. Na tabela, Márquez seguia no comando, com Viñales, Quartararo, Rossi, Morbidelli, Dovizioso, Miller, Rins, Petrucci e Aleix formando um top-10 separado por 1s098.
 
Com cerca de 11 minutos para o fim, Álex Rins teve de ser escoltado de volta aos boxes da Suzuki por um fiscal após ter problemas com sua GSX-RR.
 
Já com menos de 6 minutos para o fim da sessão, Joan Mir foi a 1min32s071 com um pneu traseiro macio e assumiu o sexto posto. Na sequência, Morbidelli passou Rossi pelo quarto, com Dovizioso virando 0s353 mais lento que Márquez para tomar a segunda colocação. O #4 tinha um pneu macio na traseira da Desmosedici, com um pneu duro na dianteira.
 
Morbidelli, então, virou 1min31s575 e subiu para o terceiro posto, só 0s035 mais lento que Dovizioso.
Ainda na volta de saída dos boxes, Márquez sofreu uma queda fortíssima na curva 7 de Chang. A RC213V acabou destruída e o #93 visivelmente com dores no chão. O espanhol, no entanto, deixou a pista caminhando, ainda que tenha seguido mancando para a ambulância. 
 
Enquanto isso, Quartararo tomou a ponta com 1min31s170, 0s017 melhor que Márquez. Já com a bandeira quadriculada tremulando, Viñales foi a 1min30s979 para tomar a ponta, 0s191 melhor que Fabio. Dovizioso avançou para a quarta colocação, com Miller tomando o quinto posto de Rossi.

MotoGP 2019, GP da Tailândia, Buriram, Treino livre 1:
1 M VIÑALES Yamaha 1:30.979  
2 F QUARTARARO SIC Yamaha 1:31.170 +0.191
3 M MÁRQUEZ Honda 1:31.187 +0.208
4 A DOVIZIOSO Ducati 1:31.205 +0.226
5 J MILLER Pramac Ducati 1:31.227 +0.248
6 V ROSSI Yamaha 1:31.482 +0.503
7 F MORBIDELLI SIC Yamaha 1:31.569 +0.590
8 D PETRUCCI Ducati 1:31.593 +0.614
9 J MIR Suzuki 1:31.753 +0.774
10 F BAGNAIA Pramac Ducati 1:31.799 +0.820
11 A RINS Suzuki 1:31.847 +0.868
12 A ESPARGARÓ Aprilia Gresini 1:31.865 +0.886
13 P ESPARGARÓ KTM 1:31.895 +0.916
14 T NAKAGAMI LCR Honda 1:31.947 +0.968
15 A IANNONE Aprilia Gresini 1:32.239 +1.260
16 T RABAT Avintia Ducati 1:32.280 +1.301
17 M OLIVEIRA Tech3 KTM 1:32.524 +1.545
18 C CRUTCHLOW LCR Honda 1:32.554 +1.575
19 J LORENZO Honda 1:32.838 +1.859
20 M KALLIO KTM 1:32.877 +1.898
21 H SYAHRIN Tech3 KTM 1:33.033 +2.054
22 K ABRAHAM Avintia Ducati 1:33.129 +2.150
         
MV M MÁRQUEZ Honda 1:31.471 179.2  km/h
REC M MÁRQUEZ Honda 1:30.031 182.0 km/h
         
  Condições do tempo PISTA SECA   ar: 28ºC | pista: 36ºC

Previsão do tempo para Buriram
GP da Tailândia Chang
!function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=’https://weatherwidget.io/js/widget.min.js’;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,’script’,’weatherwidget-io-js’);

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.