Viñales perde três posições no grid por bloquear Quartararo na classificação em Barcelona

Maverick Viñales foi acertado por um grande golpe de má sorte neste sábado (15) de classificação. Em Barcelona, o piloto perdeu três posições do grid de largada por ter bloqueado Fabio Quartararo no final do Q2. Com isso, o espanhol vai largar em sexto

Maverick Viñales teve de lidar com um grande revés no sábado (15) de classificação para o GP da Catalunha. O espanhol acabou punido poucas horas após a tomada de tempos, perdendo três postos no grid de largada.
 
Já no final da sessão em Barcelona, o titular da Yamaha havia completado sua volta rápida e começou a andar lento na pista – inclusive acenando para o público. Entretanto, Fabio Quartararo estava em mais uma tentativa de giro rápido, sua última, mas acabou bloqueado pelo adversário na curva 9.
 
No momento da ocorrência, o francês ficou bastante insatisfeito, inclusive reclamando com o #12. Entretanto, pouco importou, pois o piloto da SIC ficou com a pole-position, enquanto Maverick sairia em terceiro.
O momento do incidente (Foto: Reprodução)

A cena chegou a ser assunto comentado durante a coletiva de imprensa, com Viñales dizendo que “honestamente, não sei o que dizer. Achei que tinha recebido a bandeira quadriculada, então estava cumprimentando as pessoas, fazendo wheelies e tudo mais, então não entendi. Aí eu vi Fabio, vi tarde demais, então não sei. Eu não esperava, pois achei que já tinha recebido a bandeirada, até chequei nos telões”.
 

Perguntado se entenderia se fosse punido pelo incidente, Maverick respondeu: “Se olhar para os tempos de volta, eles não eram rápidos, não era a melhor volta dele. Com certeza, eu cometi um erro, é verdade, eu achei que tinha recebido a bandeirada, mas muitos pilotos cometeram erros em outras pistas. Se me penalizarem, deveriam penalizar também os outros pilotos. Normalmente, eu não sou um dos que seguem, dos que ficam no meio, sou o cara que força, mas realmente não sei. Cometi um erro, é verdade, mas ainda não falei com a direção de prova”.
 
Então, a decisão saiu algumas horas após a bandeira quadriculada da classificação. De acordo com o comunicado enviado pela Direção de Prova, a punição se deu porque o piloto estava “pilotando de uma maneira irresponsável sendo lento na linha de aceleração e atrapalhando outro competidor”.
 
Com isso, o espanhol caiu três posições do grid, largando agora na sexta colocação. Quem fechou a primeira fila ao lado de Quartararo e Marc Márquez é Franco Morbidelli.
 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.