Rossi lamenta pódio perdido e diz que manobra de Dovizioso em Assen “não foi estrategicamente muito inteligente”

Valentino Rossi lamentou o pódio perdido por conta da disputa com Andrea Dovizioso já nas voltas finais do GP da Holanda. O #46 considerou que a tentativa de ultrapassagem do piloto da Ducati “não foi estrategicamente muito inteligente”

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Valentino Rossi não ficou lá muito satisfeito com a disputa com Andrea Dovizioso na reta final do GP da Holanda de domingo (1). Os dois travaram um duelo pelo segundo lugar na Haarbocht, a primeira curva de Assen, mas acabaram fora do pódio.
 
Com três voltas para o fim, Rossi passou Dovizioso pela segunda colocação na Geert Timmer, a última chicane da pista holandesa. Andrea, então, usou o vácuo e a potência do motor Ducati para se manter colado no #46. Lado a lado na freada da curva um, Rossi, que vinha por fora, foi forçado para fora na primeira curva, com Dovizioso obrigado a diminuir um pouco o ritmo.
Valentino Rossi e Andrea Dovizioso duelaram nas voltas finais (Foto: Yamaha)
O piloto da Yamaha voltou para a pista em sexto, mas conseguiu passar Cal Crutchlow para ficar com a quinta colocação. Dovizioso, por sua vez, foi superado por Maverick Viñales e Álex Rins e acabou em quarto.
 
“Com duas voltas para o fim, eu estava em posição de pódio, porque estava em segundo e acho que tinha potencial para o pódio, mas Dovizioso tentou me ultrapassar na primeira curva”, disse Rossi. “Eu era muito forte na freada da primeira curva e, infelizmente, ele chegou atrasado, rápido demais, e eu tive de sair da pista”, relatou.
 
“Para mim, foi uma manobra agressiva. Mas nós vimos muitas dessas hoje, no mínimo umas 25 manobras agressivas!”, comentou. “Mas, para mim, não foi estrategicamente muito inteligente, pois eu acho que nós dois tínhamos potencial para chegar ao pódio, segundo e terceiro, e, deste jeito, nós perdemos muito e chegamos só em quarto e quinto. É uma pena, mas é assim”, lamentou.
 
Dovizioso, por sua vez, entende que não fez nada irregular na tentativa de ultrapassagem e acredita que Rossi “tomou a decisão errada”.
 
“Naquele momento, os dois pilotos queriam sair na frente da curva um. Mas ele estava por forma, então eu controlei a freada. Ele soltou os freios duas vezes e, então, eu soltei duas vezes os freios e escapamos um pouco”, relatou Dovizioso. “Mas eu não fiz nenhuma loucura, e eu fiquei na pista”, alegou.
 
“Por exemplo, com Marc e Maverick, eles fizeram a mesma coisa, mas forçaram um pouco mais e saíram da pista”, comparou. “Então, se eu me colocar na posição do Valentino, eu posso entender, pois ele, com certeza, perdeu algumas posições. Mas eu não fiz nada acima do limite e acho que ele tomou a decisão errada”, opinou.
 
“Pois, quando você está por fora, soltar os freios duas vezes, quando você tem por dentro alguém que é dos freia mais forte ― acho que é uma má ideia no fim da corrida…”, considerou. “Foi isso que aconteceu. Eu lamento por ele, mas esta é a realidade”, concluiu.

LISTRAS LISÉRGICAS

COM CHICANE E CORES POLÊMICAS, PAUL RICARD DIVIDE OPINIÕES

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.