Rossi é punido por toque com Márquez na Malásia e vai largar em último na final da MotoGP em Valência

Valentino Rossi foi considerado culpado pela queda de Marc Márquez na Malásia e punido com três pontos de advertência. Como já tinha um ponto no carnê, o italiano caiu para a última colocação do grid de Valência, prova final da temporada

A cobertura completa do GP da Malásia no GRANDE PRÊMIO

A pretensão de Valentino Rossi de conquistar o título de 2015 da MotoGP sofreu um duro golpe neste domingo (25). O italiano foi considerado culpado pelo acidente de Marc Márquez na sétima volta do GP da Malásia e recebeu três pontos de punição. Como já tinha um ponto por uma infração anterior, o italiano vai largar em último na Comunidade Valenciana.
 
Rossi e Márquez travaram um duro embate nas voltas iniciais da prova de Sepang, mas o duelo terminou na 7ª volta, quando o espanhol tentou passar o italiano e caiu após um toque.
Acidente entre Rossi e Márquez (Foto: Reprodução/Twitter)
Imediatamente, a direção de prova anunciou que iria avaliar acidente após a corrida, ouvindo os dois pilotos. Após a cerimônia do pódio, que contou com Rossi no terceiro lugar, o italiano e representantes da Yamaha se reuniram com Márquez e integrantes da Honda para avaliar o choque.
 
A direção de prova, que é composta por representantes da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da IRTA, a associação das equipes, e um representante da Dorna, ouviu os dois e decidiu pela sanção ao italiano. 
De acordo com a direção de prova, Valentino “deliberadamente abriu a trajetória na curva 14 para forçar outro piloto para fora da linha, resultando em um contato que causou a queda de outro piloto”.
 
“Isso é considerado direção irresponsável, colocando em perigo outros competidores e, portanto, uma infração do artigo 1.21.2 do regulamento da FIM”, explicou.
 
A Yamaha recorreu a FIM, mas não teve sucesso. Agora, o time de Iwata pode acionar a Corte Disciplinar Internacional da entidade, o que envolveria os advogados do órgão máximo do esporte.
 
De acordo com a imprensa inglesa, Jorge Lorenzo, rival de Rossi na luta pelo título, entrou na sala da direção de prova exigindo uma punição ao companheiro de equipe. Falando à imprensa após o anuncio da punição, o espanhol negou que tenha ido cobrar uma sanção ao rival, mas reiterou várias vezes que o multicampeão deveria perder pontos no Mundial por sua ação.
 
                                   
determinarTipoPlayer(“15655524”, “2”, “0”);
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.