Rins vence duelo caseiro em Indianápolis e chega ao terceiro triunfo na Moto3. Granado abandona

Álex Rins venceu o duelo interno da Estrella Galicia 0,0 e conquistou sua terceira vitória na temporada 2013 da Moto3. Maverick Viñales completa o pódio

Acompanhe a cobertura do GP de Indianápolis no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens do Mundial de Motovelocidade neste sábado em Indianápolis

O circuito de Indianápolis testemunhou mais uma das já tradicionais bem disputadas provas da Moto3. Neste domingo (18), Álex Rins e Álex Márquez duelaram durante as 23 voltas da corrida, com o piloto da Moto3 assegurando seu triunfo na penúltima volta da disputa.
 
Por uma diferença de 0s177, Rins chegou ao seu terceiro triunfo na Moto3, com Márquez chegando ao pódio pela primeira vez na carreira na classe inicial do Mundial de Motovelocidade. 
Rins conquistou em Indianápolis seu terceiro triunfo na Moto3 (Foto: Repsol)

Maverick Viñales também esteve envolvido na briga dos pilotos da Estrella Galicia 0,0 durante a maior parte da corrida, tendo chances de sair dos Estados Unidos com a liderança do Mundial. O piloto da LaGlisse, entretanto, perdeu rendimento depois de uma escorregada e não conseguiu acompanhar Rins e Márquez nos metros finais, conquistando o terceiro posto.

O triunfo de Rins, aliás, chegou após o espanhol escapar da pista ainda nos primeiros metros da corrida. Com um bom ritmo, Álex voltou já entre os cinco primeiros e foi escalando o pelotão até se firmar entre os três mais ponteiros.
 
Constantemente atacado por Márquez e Viñales, Rins conseguiu se garantir a vitória com 0s177 de vantagem para o companheiro de Estrella Galicia 0,0. A dobradinha do time, aliás, foi dedicada às vítimas do acidente de trem em Galícia, que aconteceu no último dia 23 de julho. 
O quarto posto em Indianápolis ficou com Jonas Folger. O germânico ainda lutou para se aproximar dos ponteiros, mas não conseguiu o mesmo rendimento. Depois de um início de prova bastante apagado, Luis Salom conquistou o quinto lugar, à frente de Arthur Sissis.
 
ZulFahmi Khairuddin assegurou a sétima colocação nos Estados Unidos, com Miguel Oliveira em oitavo. O piloto da Mahindra, aliás, foi o melhor colocado entre os pilotos que não usam equipamento KTM. Romano Fenati aparece na sequência, com Jakub Kornfeil completando a lista dos dez primeiros.
 
Eric Granado vinha fazendo uma boa prova, mas abandonou a disputa após sofrer uma forte queda. O brasileiro, entretanto, não se feriu com gravidade.
Márquez foi ao pódio pela primeira vez na Moto3 (Foto: Repsol)
Com o resultado, Salom mantém a liderança do Mundial, agora com nove pontos de vantagem para Viñales. Com 167 pontos, Rins aparece na terceira colocação, 16 pontos atrás do líder.
Saiba como foi o GP de Indianápolis de Moto3:
 
O GP de Indianápolis começou com a temperatura nas alturas. Com sol, os termômetros marcavam 23°C no ambiente, com o asfalto batendo a casa dos 37°C. A largada nos Estados Unidos, entretanto, foi adiada por conta de problemas técnicos com o semáforo do circuito.
 
Com três minutos de atraso, o GP de Indianápolis de Moto3 começou com Álex Rins na ponta, seguido por Álex Márquez e Maverick Viñales. Líder do Mundial, Luis Salom tinha o décimo posto do grid, com Eric Granado partindo em 18º.
 
Saindo na posição de honra pela segunda vez na temporada, Rins fez uma boa saída e conseguiu se defender do ataque de Arthur Sissis. Ainda nos primeiros metros, dois pilotos escaparam da pista, com Jasper Iwema abandonando a disputa.
 
Luis Salom também fez uma grande largada, saltando de décimo para terceiro. Jack Miller assumiu o segundo posto. Aproveitando uma escapada de Rins, Sissis e Miller passaram, com o piloto da Red Bull KTM Ajo assumindo a ponta.
 
Márquez atacou Miller e assumiu o segundo posto, seguindo Sissis de perto, O jovem espanhol passou a pressionar, mas o australiano conseguia defender a posição. Mais atrás, Viñales passou Miller e subiu para terceiro. Rins vinha em quinto, à frente de Salom, Vázquez, Khairuddin, Oliveira e Folger. Granado tinha o 17º posto.
 
Com uma bela manobra, Viñales engoliu Sissis e Márquez e assumiu a ponta da disputa. Mais atrás, Salom aproveitou a queda no rendimento de Miller e subiu para a quinta posição. 
Salom não teve um bom desempenho, mas segue líder do Mundial (Foto: Gold & Goose/ KTM)
Rins também conseguiu passar Sissis e pulou para terceiro, cravando o melhor giro da disputa. No terceiro giro, Miller sofreu um forte high-side recebeu atendimento médico na lateral da pista, sendo retirado do traçado de maca. Mais tarde, o piloto foi diagnosticado com uma fratura na clavícula direita.
 
Na ponta, Viñales tentava escapar, mas era seguido de perto pela dupla da Estrella Galicia 0,0, que brigava entre si. Rins conseguiu deixar Márquez para trás e iniciou o ataque a Maverick. Na sequência, Niccolò Antonelli caiu, mas conseguiu voltar.
 
Na frente, Viñales, Rins e Márquez alinharam lado a lado, com Rins tomando a frente, seguido por Maverick e seu companheiro de equipe. Rodando em 15º, Granado sofreu um forte high-side, mas não se machucou.
 
Fora da briga pela ponta, Folger vinha girando rápido, anotando uma volta mais rápida após a outra e se aproximando do primeiro pelotão. 
 
Pressionando Rins pela ponta, Viñales precisou se defender de Márquez, mas conseguiu manter a frente. Mais atrás, Folger se aproximava do terceiro colocado, seguido por Sissis, Salom, Vázquez, Khairuddin, Oliveira e Kornfeil. 
 
Faltando 13 voltas para o fim, Viñales assumiu a liderança, mas errou na sequência e viu Márquez saltar para a liderança. Na curva 1, Maverick recuperou a liderança, deixando o irmão de Marc Márquez para brigar com Rins. Mais atrás, Salom perdeu a sexta colocação para Éfren Vázquez, a primeira não KTM na tabela. 
 
No giro seguinte, Viñales, Rins e Márquez ficaram lado a lado novamente, com Rins assumindo a ponta, à frente de Maverick e Márquez. Em quarto, Folger tentava buscar o primeiro grupo e trazia Sissis junto. 
 
Com dez giros para o fim, Viñales escorregou e caiu para o terceiro posto, se afastando ligeiramente dos dois primeiros. Na volta seguinte, Márquez atacou para assumir a ponta, mas Rins defendeu e manteve a frente.
 
Um pouco mais atrás, Salom começou a aumentar o ritmo e passou Sissis para assumir a quinta colocação. Na ponta, Márquez seguia acompanhando o ritmo de Rins, com Viñales com dificuldades para se aproximar.
 
Com seis giros para o fim, Viñales voltou a se aproximar dos ponteiros, entrando na briga pela ponta. Atrás, Salom passou Folger e assumiu a quarta colocação. 
 
Na passagem seguinte, Márquez tentou atacar o companheiro de equipe, mas Rins manteve a ponta. Mais atrás, Folger recuperou o quarto posto, com Sissis subindo para quinto.
 
Maverick passou, então, a apertar o ritmo, buscando a posição de Márquez e, claro, tirar a vantagem de Salom na liderança do Mundial. Mais atrás Luis passou Sissis, mas levou o troco na sequência. 
 
Com problemas na Mahindra, Vázquez precisou abandonar a disputa em Indianápolis.
 
Com dois giros para o fim, Márquez colocou por dentro e passou Rins, assumindo a ponta. O piloto da moto 12 tentou escapar, mas Rins seguia colado, acompanhado por Viñales.
 
De novo na curva 1, Rins retomou a frente. Márquez tentou defender, mas precisou recolher para evitar o choque. Márquez seguiu pressionando, buscando um novo ponto de ultrapassagem nos metros finais. O irmão de Marc não conseguiu passar e Rins conquistou seu terceiro triunfo.
 
Moto3, Indianápolis, final:
1 Álex RINS ESP Estrella Galicia 0'0 
KTM
41:37.200 23 voltas
2 Álex MÁRQUEZ ESP Estrella Galicia 0'0
KTM
+0.177  
3 Maverick VIÑALES ESP LaGlisse
KTM
+1.076  
4 Jonas FOLGER ALE Aspar
Kalex KTM
+8.638  
5 Luis SALOM ESP Red Bull KTM Ajo +9.261  
6 Arthur SISSIS AUS Red Bull KTM Ajo +14.439  
7 ZulFahmi KHAIRUDDIN MAL Red Bull KTM Ajo +18.602  
8 Miguel OLIVEIRA POR Mahindra +21.067  
9 Romano FENATI ITA Team Italia FMI
FTR Honda 
+21.132  
10 Jakub KORNFEIL TCH RW
Kalex KTM
+21.867  
11 Niklas AJO FIN AVANT TECNOLOGY
KTM
+27.018  
12 Alexis MASBOU FRA Ongetta
FTR Honda
+27.181  
13 Alan TECHER FRA CIP
TRS Honda
+27.863  
14 Livio LOI BEL Marc VDS
Kalex KTM
+32.656  
15 Matteo FERRARI ITA Ongetta-Centro Seta
FTR Honda
+41.588  
16 Niccolò ANTONELLI ITA Gresini
FTR Honda
+41.851  
17 Ana CARRASCO ESP LaGlisse
KTM
+55.272  
18 Florian ALT ALE Kiefer
Kalex KTM
+55.346  
19 Phillipp OETTL ALE Paddock TT Motion
Kalex KTM
+55.351  
20 John McPHEE ING Team Germany
FTR Honda
+55.742  
21 Jules DANILO FRA Ambrogio Racing
Suter Honda
+1:11.156  
  Éfren VÁZQUEZ ESP Mahindra NC  
  Alessandro TONUCCI ITA Caretta Technology
Honda
NC  
  Hyuga WATANABE JAP Caretta Technology
Honda
NC  
  Isaac VIÑALES ESP Ongetta-Centro Seta
FTR Honda
NC  
  Francesco BAGNAIA ITA Team Italia FMI
FTR Honda
NC  
  Brad BINDER RSA Ambrogio Racing
Suter Honda
NC  
  Juanfran GUEVARA ESP CIP
 TRS Honda
NC  
  Eric GRANADO BRA Aspar
Kalex KTM
NC  
  Toni FINSTERBUSCH ALE Kiefer Racing
Kalex KTM
NC  
  Jack MILLER AUS Team Germany
FTR Honda
NC  
  Lorenzo BALDASSARRI ITA Gresini
FTR Honda
NC  
  Jasper IWEMA HOL RW
Kalex KTM
NC  
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.