Marcos Ramírez conquistou seu segundo triunfo na temporada 2019 da Moto3. O piloto da Snipers venceu uma disputa com Tony Arbolino e Lorenzo Dalla Porta neste domingo (25) e recebeu a bandeirada com 0s240 de frente em Silverstone.
Dono da pole, Arbolino fez uma bela saída e manteve a ponta, mas sem sempre seguido de perto pelo pelotão. Ao longo das 20 voltas da prova, foram muitas as trocas na ponta, mas, como sempre, a decisão na classe menor do Mundial de Motovelocidade ficou para o giro final.
Marco Ramirez (Foto: Reprodução)
Em meados da penúltima volta, Dalla Porta conseguiu voltar ao comando e se afastou ligeiramente, abrindo o giro final com 0s2 de margem para Arbolino. Pouco depois, porém, Ramírez tomou a ponta num erro de Lorenzo, que acabou ultrapassado por Tony metros mais tarde.
Nos metros finais, a posições foram mantidas, com o top-3 recebendo a bandeirada separados por só 0s240. Niccolò Antonelli ficou com o quarto posto, à frente de Tatsuki Suzuki.
0s816 atrás do vencedor, Ayumu Sasaki ficou com o sexto posto, seguido por John McPhee, que chegou a lutar pela vitória, mas acabou pelo caminho. Dennis Foggia foi o oitavo, seguido por Celestino Vietti e Ai Ogura.
Vice-líder do Mundial, Arón Canet sofreu um revés ainda na terceira volta. O #44 foi coletado em uma queda de Albert Arenas na Village, a curva 13 de Silverstone. O piloto do time de Max Biaggi levantou rapidamente e voltou para a pista para se recuperar e receber a bandeirada na 13ª colocação, 12s318 atrás do vencedor.
Com o resultado, Dalla Porta chegou a 171 pontos e abriu 14 de vantagem para Canet na liderança do Mundial. Arbolino é o terceiro na tabela, com Antonelli e Ramírez fechando o top-5.
Saiba como foi o GP da Grã-Bretanha de Moto3:
Assim como aconteceu nos dias anteriores, o domingo em Northamptonshire amanheceu com sol entre nuvens. Na hora da largada da Moto3, os termômetros marcavam 28°C, com o asfalto chegando a 36°C. A velocidade do vento era de 10 km/h.
Pela quinta vez na carreira ― terceira só neste ano ―, Tony Arbolino tinha a pole-position, a terceira seguida da Honda em Silverstone.
Líder do Mundial, Lorenzo Dalla Porta vinha na segunda colocação, à frente de Raúl Fernández, que passou pelo Q1 da classificação.
Ayumu Sasaki abria a segunda fila, à frente de Niccolò Antonelli e John McPhee. Vice-líder da Moto3, Arón Canet vinha apenas em 12º.
Largada autorizada em Silverstone e Arbolino faz largada espetacular para já disparar na frente. Atrás, Fernández conseguiu superar Dalla Porta, que deu o troco logo na curva seguinte para voltar para a segunda posição.
Enquanto isso, McPhee vinha no terceiro posto, com Sasaki logo na cola, com Raul agora caindo para a quinta colocação.
Então, ainda no primeiro giro, o italiano da Leopard conseguiu dar o bote em cima do titular da Snipers para assumir a primeira posição do pelotão. McPhee, Sasaki e Fernández completavam o top-5.
O pelotão da ponta estava bastante colado, com o #48 não conseguindo abrir uma diferença para o restante dos adversários. Os dez primeiros pilotos da prova estavam separados por apenas 0s829.
Com 15 giros para a bandeira quadriculada, Dalla Porta, McPhee e Arbolino protagonizavam uma emocionante briga pela liderança do pelotão. John conseguiu dar o bote em cima do #14, que logo depois deu o troco para seguir em segundo. O trio estava separado por 0s076.
Então, um verdadeiro golpe de má sorte para o campeonato de Canet. O espanhol acabou se envolvendo em um incidente com Albert Arenas, que acabou perdendo o controle e o acertando na curva. Sua moto, inclusive, acabou ficando em cima da do adversário.
Faltando 14 voltas para o encerramento da corrida, a ordem na pista era Dalla Porta, Arbolino, McPhee, Ogura, Antonelli, Sasaki, Ramírez, Masià, Vietti e Binder completando o top-10.
Os seis primeiros colocados do pelotão estavam separados por apenas 0s4, o que garantia uma emocionante batalha pelas primeiras colocações. Dalla Porta seguia liderando, mas precisando lidar com a aproximação de Arbolino.
Até que, com 11 voltas para o final, o titular da Snipers usou o vácuo do piloto da Leopard para conseguir avançar e assumir a primeira colocação. Ainda era McPhee quem completava o pódio no momento.
A liderança do italiano não demorou muito, pois o #48 logo tratou de dar o troco e reassumir a primeira colocação.
Então, em uma total reviravolta, Ogura deu um belo salto no pelotão para assumir a liderança do GP da Grã-Bretanha. Arbolino era o segundo, com Dalla Porta, McPhee e Antonelli completando os cinco primeiros.
Mas as coisas rapidamente mudariam em Silverstone. O #14 não deixaria o #79 liderando por muito tempo, logo reassumindo a ponta. O atual líder da classificação vinha logo na sequência, precisando segurar Fernández, o novo terceiro colocado.
Perto da reta final, a corrida tinha Dalla Porta na ponta, com Arbolino, McPhee, Ogura, Sasaki, Masià, Ramírez, Binder, Suzuki e Antonelli completando os dez primeiros colocados. 1s separada o primeiro do décimo.
Restavam seis voltas para a bandeira quadriculada e Dalla Porta tentava se desgrudar do pelotão. Entretanto, os primeiros pilotos estavam bastante próximos – apenas 0s420 o separavam de Arbolino, o segundo.
Então, após escalar o pelotão, Ramírez aparecia na segunda colocação, seguindo de perto o companheiro de Leopard. Mas não por muito tempo, pois o adversário da Snipers logo o superaria e ainda assumiria a primeira posição.
Mesmo restando apenas quatro voltas para o encerramento da corrida, os nove primeiros competidores estavam bastante próximos e batalhando pelas posições da ponta. Na ponteira, Dalla Porta reassumia a primeira posição, mas logo viu Ramírez superá-lo, com Arbolino se intrometendo entre os companheiros.
Na reta final, a ordem na pista era Arbolino, Dalla Porta, Ramírez, Foggia, Suzuki, McPhee, Ogura, Sasaki, Antonelli e Masià.
Na última volta, tudo ainda estava aberto em Silverstone. Dalla Porta era o líder, mas tinha que lidar com as investidas de Ramírez, além da aproximação perigosa de Arbolino. Até que, o #42 conseguiu se adiantar e superar o #48.
Então, o italiano da Snipers conseguiu tomar a segunda colocação do compatriota da Leopard, que vinha em terceiro.
Ramírez conseguiu a segunda vitória da temporada, com Arbolino vindo em segundo. Após liderar grande parte da prova, Dalla Porta ficou com o terceiro degrau do pódio. Antonelli e Suzuki fecharam o top-5 do dia.
Moto3 2019, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Final:
1 |
M RAMÍREZ |
Leopard Honda |
37:50.443 |
17 voltas |
2 |
T ARBOLINO |
Snipers Honda |
+0.240 |
|
3 |
L DALLA PORTA |
Leopard Honda |
+0.374 |
|
4 |
N ANTONELLI |
SIC58 Honda |
+0.425 |
|
5 |
T SUZUKI |
SIC58 Honda |
+0.495 |
|
6 |
A SASAKI |
SIC HONDA |
+0.816 |
|
7 |
J MCPHEE |
SIC HONDA |
+1.045 |
|
8 |
D FOGGIA |
VR46 KTM |
+1.210 |
|
9 |
C VIETTI |
VR46 KTM |
+1.235 |
|
10 |
A OGURA |
Asia Honda |
+1.300 |
|
11 |
J MASIÀ |
Worldwide KTM |
+1.921 |
|
12 |
D BINDER |
Avintia KTM |
+7.341 |
|
13 |
A CANET |
MAX KTM |
+12.318 |
|
14 |
J ALCOBA |
Gresini Honda |
+12.620 |
|
15 |
A LÓPEZ |
Estrella Galicia 0,0 Honda |
+12.861 |
|
16 |
J KORNFEIL |
Prüstel KTM |
+13.034 |
|
17 |
A MIGNO |
Worldwide KTM |
+13.114 |
|
18 |
R FERNANDEZ |
Ángel Nieto KTM |
+13.531 |
|
19 |
S GARCIA |
Estrella Galicia 0,0 Honda |
+13.752 |
|
20 |
K TOBA |
Asia Honda |
+13.934 |
|
21 |
F SALAC |
Prüstel KTM |
+14.028 |
|
22 |
S NEPA |
CIP KTM |
+14.086 |
|
23 |
M YURCHENKO |
RBA KTM |
+14.362 |
|
24 |
C ÖNCÜ |
Red Bull KTM Ajo |
+27.836 |
|
25 |
T BOOTH-AMOS |
CIP KTM |
+30.556 |
|
26 |
K MASAKI |
RBA KTM |
+30.706 |
|
27 |
R ROSSI |
Gresini Honda |
+30.746 |
|
28 |
M KOFLER |
Asia Talent Team Honda |
+53.880 |
|
29 |
B PAASCH |
FPW KTM |
+1:03.928 |
|
|
R FENATI |
Snipers Honda |
NC |
|
|
A ARENAS |
Ángel Nieto KTM |
NC |
|
|
|
|
|
|
VMR |
T SUZUKI |
SIC58 Honda |
2:12.140 |
160.7 km/h |
REC |
J MARTÍN |
Gresini Honda |
2:13.025 |
159.6 km/h |
MV |
T ARBOLINO |
Snipers Honda |
2:11.631 |
161.3 km/h |
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
PISTA SECA |
|
ar: 28ºC | pista: 36ºC |
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