Rabat some na primeira volta, não nota presença de Redding e vence fácil na etapa de Jerez da Moto2

Com ritmo alucinante, Tito Rabat disparou na ponta praticamente desde a primeira curva e seguiu firme rumo a primeira vitória de sua carreira. Sem ser notado pelo líder, Scott Redding ficou em segundo, à frente de Pol Espargaró, que venceu um duelo com Takaaki Nakagami

As imagens do domingo no Mundial de Motovelocidade em Jerez
Acompanhe a cobertura do GP da Espanha no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Tito Rabat conquistou a primeira vitória de sua carreira neste domingo (5). Correndo em casa, o piloto da Pons exibiu um ritmo alucinante desde a largada, disparando na ponta. Com volta rápida após volta rápida, o espanhol nem notou a concorrência e venceu em Jerez de la Frontera com 4s261 de vantagem para Scott Redding.
Partindo da pole, Rabat imprimiu um ritmo alucinante desde o início e bateu o recorde da pista ainda nos primeiros giros. Redding, apesar do ritmo consistente, não teve chances de se aproximar e acabou isolando no segundo posto.
Rabat conquistou o primeiro triunfo neste domingo (Foto: MotoGP)

Com as duas primeiras posições definidas praticamente desde o início, a melhor disputa da prova foi entre Takaaki Nakagami e Pol Espargaró. O piloto nipônico largou em terceiro e manteve a frente na maior parte da corrida. O representante da Pons, entretanto, foi reduzindo a diferença, até chegar definitivamente com oito giros para fim.
 
Além de Nakagami, entretanto, Espargaró encontrou um outro adversário na disputa: Rafid Topan Sucipto. Retardatário, o indonésio não dificultou a passagem de Takaaki, mas fechou a porta para Pol e segurou o espanhol por alguns longos segundos. 
 
Quando conseguiu passar, Espargaró precisou tirar a diferença outra vez, até que ultrapassou e manteve o terceiro posto até a receber a bandeirada. Nakagami cruzou na quarta posição, 7s721 atrás do líder. .
 
Nico Terol conquistou a quinta colocação, à frente de Xavier Simeon, que venceu uma intensa disputa com Jordi Torres. Dominique Aegerter foi o oitavo, seguido por Toni Elías e Marcel Schrotter.

Com o resultado em Jerez de la Frontera, Rabat assumiu a liderança do Mundial. O piloto da Pons soma 52 pontos, um a mais que Redding, o segundo colocado. Espargaró tem o terceiro posto, 11 pontos atrás de seu companheiro de Pons.
Saiba como foi a corrida da Moto2:
 
Com a temperatura do asfalto na casa dos 41°C, a prova da Moto2 começou no horário previsto com Rabat, Redding e Nakagami na primeira fila. Tito saiu bem e manteve a ponta, seguido por Scott e Nakagami. Espargaró também conseguiu manter o quarto posto.
 
Ainda na primeira volta, um acidente entre o wild-card Alex Mariñelarena e Axel Pons provocou um duplo abandono. Alex foi para o centro médico com uma possível lesão no pé. Ratthapark Wilairot também se acidentou e foi ser examinado por conta de dores no joelho.
 
Na ponta, Rabat tentava disparar e se afastar de Redding, conseguindo abrir 0s939 de vantagem para o britânico. Nakagami mantinha o terceiro posto, seguido por Espargaró, Terol, Torres, Simeon, Aegerter, Kallio e Elías.
 
Liderando, Rabat seguia cravando uma volta rápida após a outra, estabelecendo um novo recorde para a pista em sua quinta volt ao registrar 1min43s233. A marca anterior era de Toni Elías, com 1min44s710.
 
Faltando 20 voltas para o fim, o piloto da Pons já sustentava 1s922 de vantagem para Redding. Nakagami seguia em terceiro, com Espargaró isolado no quarto lugar. Apesar da vantagem, que já chegava a 2s4 com 17 voltas para o fim, Tito seguia em um ritmo alucinante. 
 
Mais atrás, Danny Kent caiu na curva 6 de Jerez, mas conseguiu retornar para a pista. O wild-card Dani Rivas também se acidentou na curva 2, mas assim como o britânico, conseguiu voltar.
 
Com 13 voltas para o fim, Kyle Smith foi mais uma vitima das condições da pista e caiu na curva 6, abandonando a prova. No giro seguinte, Mika Kallio foi ao chão no mesmo ponto ao perder o ponto de frenagem. O finlandês levantou a Kalex e voltou para a pista.
 
Se a vitória para Rabat parecia garantida, já que ele sustentava 2s776 de vantagem para Redding, Espargaró se esforçava para alcançar Nakagami e entrar na briga pelo pódio. Terol tinha o quinto posto, seguido por Torres, Simeon, Aegerter, Schrotter e Elías. 
 
Faltando nove giros para o fim da disputa, Pol chegou em Takaaki e começou a pressionar o nipônico. Nakagami, entretanto, contou com uma pequena ajuda de Rafid Topan Sucipto. Retardatário, o indonésio não atrapalhou a passagem do piloto da Italtrans, mas fechou a porta para Pol. O piloto da Pons ficou alguns instantes atrás de Sucipto, até que conseguiu livrar do retardatário.
 
Mais atrás, Simeon perseguia Torres pelo sexto posto, com o piloto da Aspar conseguindo manter a frente. Jordi chegou a perder a traseira, mas conseguiu evitar a queda e permanecer em sexto.
 
Mesmo sobrando na ponta, Rabat não aliviou, virando mais rápido do que todos os outros. Redding aparecia 3s723 atrás e tinha 3s953 de folga para Nakagami, que era pressionado por Espargaró. 
 
Com três voltas para o fim, Pol levantou a torcida espanhola ao passar o japonês, mas levou o troco na sequência. Espargaró insistiu e passou Nakagami aproveitando um erro do adversário. Com os pneus desgastados, o piloto da moto 40 também errou, saindo da trajetória, mas conseguiu se recuperar e abriu o último giro no terceiro posto. 
 
Moto2, GP da Espanha, Jerez, Final:
 
1
Esteve RABAT
ESP
Pons 40 HP Tuenti
Pons Kalex
45:04.450
26 voltas
2
Scott REDDING
ING
Marc VDS
Kalex
+4.261
 
3
Pol ESPARGARÓ
ESP
Pons 40 HP Tuenti
Pons Kalex
+7.517
 
4
Takaaki NAKAGAMI
JAP
Italtrans
Kalex
+7.721
 
5
Nicolas TEROL
ESP
Aspar
Suter
+11.535
 
6
Xavier SIMEON
BEL
SAG
Kalex
+13.264
 
7
Jordi TORRES
ESP
Aspar
Suter
+13.762
 
8
Dominique AEGERTER
SUI
Technomag
Suter
+21.105
 
9
Toni ELÍAS
ESP
Avintia
Kalex
+24.221
 
10
Marcel SCHROTTER
ALE
SAG
Kalex
+24.419
 
11
Thomas LÜTHI
SUI
Interwetten                                   Suter
+26.526
 
12
Anthony WEST
AUS
QMMF
Speed Up
+27.005
 
13
Johann ZARCO
FRA
Ioda
Suter
+35.559
 
14
Simone CORSI
ITA
NGM Mobile                 
Speed Up
+35.656
 
15
Alex De ANGELIS
RSM
Forward
Speed Up
+35.833
 
16
Mattia PASINI
ITA
NGM Mobile Racing
Speed Up
+44.877
 
17
Julián SIMÓN
ESP
Italtrans
Kalex
+44.944
 
18
Randy KRUMMENACHER
SUI
Technomag
Suter
+50.024
 
19
Sandro CORTESE
ALE
IntactGP
Kalex
+50.327
 
20
Mike DI MEGLIO
FRA
JiR
MotoBI
+51.861
 
21
Ricard CARDÚS
ESP
Forward
Speed Up
+52.312
 
22
Steven ODENDAAL
RSA
Arginano y Gines
Motobost
+52.405
 
23
Yuki TAKAHASHI
JAP
Team Asia
Moriwaki
+1:03.376
 
24
Alberto MONCAYO
ESP
Arginano y Gines
Motobost
+1:08.546
 
25
Louis ROSSI
FRA
Tech 3
+1:10.022
 
26
Doni Tata PRANDITA
IDN
Gresini
Suter
+1:19.177
 
27
Danny KENT
ING
Tech 3
+1:36.027
 
28
Rafid Topan SUCIPTO
IDN
QMMF
Speed Up
+1 volta
 
 
Mika KALLIO
FIN
Marc VDS
Kalex
NC
 
 
Kyle SMITH
ING
Avintia
Kalex
NC
 
 
Dani RIVAS
ESP
TSR Motorsport
Kalex
NC
 
 
Ratthapark WILAIROT
TAI
Gresini
Suter
NC
 
 
Axel PONS
ESP
Pons 40 HP Tuenti
Pons Kalex
NC
 
 
Alex MARIÑELARENA
ESP
TargoBank Motorsport
Suter
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
Pista Seca
 
ar: 26°C | pista: 45ºC
 
 
 
 
 
 
 
 
MV
Stefan BRADL
ALE
Viessmann Kiefer
Kalex
 
1:42.706
155.0 km/h
REC
Toni ELÍAS
ESP
Aspar
Suter
 
1:44.710
152.0 km/h
VMR
Esteve RABAT
ESP
Pons 40 HP Tuenti
Pons Kalex
 
1:43.251
154.2 km/h

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.