Acosta assina acordo multianual e integra time principal da KTM a partir de 2025

A KTM seguiu o caminho mais esperado desde o início do ano e anunciou a contratação de Pedro Acosta para a próxima temporada da MotoGP. A montadora não revelou a duração exata do contrato

A KTM partiu para o caminho mais óbvio e esperado para a temporada 2025. Na manhã deste sábado (1), a montadora austríaca anunciou a contratação de Pedro Acosta para integrar o time de fábrica a partir do próximo ano, deixando a GasGas — time satélite da KTM — após apenas um certame disputado.

Acosta está, atualmente, em sua primeira temporada na MotoGP e no quinto ano consecutivo no Mundial de Motovelocidade. O jovem espanhol já conquistou títulos da Moto3 em 2021 e da Moto2 em 2023, se consolidando como uma das maiores promessas do grid nos últimos anos, carregado de expectativas.

Pedro chegou ao Mundial em 2021, logo após vencer a Red Bull Rookies Cup. Em seu primeiro ano, conseguiu a primeira vitória, no Catar, e embalou até a conquista do título. Promovido para a Moto2, sofreu com lesões no primeiro ano, mas levou a melhor na temporada seguinte.

“Não foi fácil conter as expectativas de imprensa, patrocinadores e todo mundo envolvido, mas as pessoas ao meu redor me disseram que [2024] não é uma temporada de pressão. Ainda, não tem sido fácil a primeira vez na MotoGP, mesmo com os resultados até agora”, disse.

Pedro Acosta estreou na MotoGP em 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Francesco Guidotti, chefe da KTM na MotoGP afirmou que Acosta “é um dos raros” e rasgou elogios ao piloto de apenas 20 anos.

“Podemos chamá-lo de talento geracional por tudo que alcançou até agora. É claramente um dos melhores nomes da MotoGP e, para 2025, será interessante trabalhar com ele de maneira mais próxima”, comentou o dirigente.

Diretor-esportivo da marca austríaca, Pit Beirer também falou sobre o novo acordo. “É um grande prazer anunciar essa notícia. Estamos empolgados como todos pela velocidade e personalidade do Pedro na pista. Desde os primeiros dias, vimos que era um piloto especial, alguém que faz coisas diferentes e possui uma mentalidade vencedora. Ele tem muito futuro na MotoGP e estamos ansiosos para esse novo capítulo”, destacou.

No próximo ano, Acosta vai formar dupla com Brad Binder. O sul-africano recentemente renovou contrato com a KTM até a temporada 2026. O time, porém, ainda não anunciou qual o futuro de Jack Miller, que está em seu segundo campeonato defendendo a fábrica.

MotoGP volta a acelerar ainda neste sábado (1), a partir de 10h (de Brasília), para a corrida sprint do GP da Itália, em Mugello. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.