Márquez se afasta da briga, comanda Moto3 de ponta a ponta e conquista em casa 1ª vitória da Honda em 2014

Absoluto neste domingo (15), Álex Márquez se isolou na liderança da corrida e não deu chances aos rivais. Enea Bastianini e Éfren Vázquez completam o pódio catalão

A cobertura completa do GP da Catalunha no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
Imagens exclusivas do sábado de Mundial de Motovelocidade na Catalunha

Álex Márquez teve uma performance irretocável neste domingo (15). Largando na pole pela primeira vez na carreira, o jovem de Cervera fez uma ótima saída e tratou de se afastar do pelotão para garantir a segunda vitória da carreira – a primeira aconteceu no GP do Japão em 2013.
 
O triunfo de Márquez fez a alegria da Honda, que depois de ser massacrada pela KTM no ano passado, viu a NSF250RW interromper a sequência vitoriosa da marca austríaca pela primeira vez em 2014.
A classificação do Mundial de Moto3 após o GP da Catalunha
Álex Márquez conquistou sua segunda vitória na Moto3 (Foto: Repsol)
Além de marcar o primeiro triunfo da Honda no ano, o pódio de Montmeló também viu a estreia de Enea Bastianini no top-3. Vindo da Red Bull Rookies Cup, o piloto da Gresini teve uma ótima performance neste domingo e superou rivais mais experientes para garantir o segundo posto.
 
Éfren Vázquez também se apresentou bem na Catalunha e assegurou a última vaga do pódio depois de largar um pouco atrás por conta de um problema mecânico na sessão classificatória. 
 
A quarta colocação ficou com Jack Miller. O líder do Mundial teve uma atuação apagada neste domingo, mas ressurgiu no final para bater Romano Fenati e manter a liderança do campeonato.
 
Brad Binder confirmou a boa performance do fim de semana e garantiu a sexta colocação, à frente de Isaac Viñales. Niklas Ajo chegou a rodar entre os ponteiros, mas deu uma bela escorregada na curva sete e precisou se empenhar para evitar o acidente. Após salvar a queda, o finlandês ficou com o oitavo posto. John McPhee e Francesco Bagnaia completam a lista dos dez primeiros.
 
Eric Granado esteve envolvido em um pelotão durante toda a corrida e depois de chegar até 20º lugar, acabou recebendo a bandeirada em 23º.
Enea Bastianini foi ao pódio do Mundial pela primeira vez (Foto: Gresini)
Grandes Entrevistas: Eric Granado
Superfinal: Guidão umbilical

Em uma comemoração típica do irmão, Álex desceu da moto em frente ao fã clube e foi comemorar com os fãs. De volta ao parque fechado, o piloto da moto #12 foi recebido com festa pelos mecânicos da Estrella Galicia 0,0, pelo pai, Julià, pelo irmão mais velho, Marc, e também por Shuhei Nakamoto. O vice-presidente executivo exibia uma daqueles grandes sorrisos que têm sido frequentes no final das provas da MotoGP.

Saiba como foi o GP da Catalunha de Moto3:
 
O clima preparou uma surpresa para os pilotos do Mundial de Motovelocidade neste domingo (15). Durante a noite, choveu na região de Montmeló, molhando bastante o circuito.
 
O sol, entretanto, apareceu nesta manhã e secou a maior parte do asfalto, mas ainda tinham alguns pontos úmidos no asfalto na hora da largada da Moto3, especialmente no grid.  A temperatura estava em 23°C, com 35°C no asfalto. A velocidade do vento era de 10 km/h.
 
Pela primeira vez, Álex Márquez tinha a pole, à frente de Enea Bastianini e Álex Rins, que sofreu microfraturas no pé por conta de um forte acidente durante a classificação. Eric Granado saiu em 26º. Todos os pilotos optaram por um par de pneus médios, com exceção de Miguel Oliveira, que apostou nos compostos mais duros.
 
Quando as luzes se apagaram, Márquez conseguiu manter a ponta, assim como Bastianini, que também se manteve na posição. Binder subiu para terceiro, seguido por Rins, Ajo, Viñales, Vázquez, Miller, Antonelli e Fenati. Granado caiu para 29º.
 
No final da primeira volta, Niccolò Antonelli sofreu uma queda e abandonou a disputa. O italiano, um dos pilotos que mais caem no Mundial, recebeu a atenção dos médicos na curva 12.
Jack Miller bateu Romano Fenati para manter a liderança do Mundial (Foto: Gold & Goose/Ajo)
Na pista, Márquez seguia puxando o pelotão, com 1s035 de vantagem para Vázquez, que vinha em um ótimo inicio de prova. Rins era o terceiro, à frente de Viñales, Fenati, Bastianini, Binder, Ajo, Miller e McPhee.
 
Na segunda volta, María Herrera e Hafiq Azmi caíram e abandonaram a disputa. O acidente aconteceu na La Caixa.
 
Abrindo a terceira volta, Rins saltou para o segundo posto, logo atrás de seu companheiro de Estrella Galicia 0,0. Pouco depois, o espanhol teve um problema na traseira da NSF250RW e foi lento pela pista até chegar nos boxes. A decepção era clara para o piloto que corria lesionado.
 
Assim, Vázquez recuperou o segundo posto, mas logo foi batido por Fenati, que começou a etapa muitíssimo bem. Viñales tinha o quarto posto, à frente de Brad Binder, que já tinha estabelecido um novo recorde para Montmeló. Lá atrás, Eric Granado ocupava a 24ª colocação.
 
No quinto giro, Márquez seguia lutando para se manter afastado do pelotão e abriu a volta com 1s5 de vantagem para Viñales. Vázquez aparecia na sequência, acompanhado por Fenati, Binder, Bastianini e Ajo.
 
Não demorou, Éfren deixou Isaac para trás, mas logo foi ultrapassado por Fenati, que deixou os dois rivais para trás. No meio do pelotão, Romano escapou da linha e caiu para sétimo.
 
Fenati tentou atacar por dentro na sétima volta, mas não conseguiu passar e ficou em quinto, atrás de Márquez, Bastianini, Vázquez e Ajo. 
 
Sempre na ponta, Márquez fazia uma prova bastante atípica para os padrões da Moto3. O espanhol abriu a oitava volta com 3s020 de vantagem para Vázquez, que ocupava o segundo posto.
Eric Granado brigou dentro do pelotão durante toda a prova (Foto: LaGlisse)
No início da volta seguinte, Fenati atacou e assumiu o segundo posto, seguido por Bastianini, que também conseguiu deixar o piloto do Team Germany para trás. Enquanto isso, Miller aparecia em quinto, à frente de Ajo, Viñales, Binder, Bagnaia e McPhee.
 
De novo na reta de Montmeló, Vázquez reassumiu o segundo posto, mas foi ultrapassado por Bastianini na sequência. Fenati vinha em quarto, mas logo assumiu a posição da frente, que estava com Éfren após uma ultrapassagem do estreante da Gresini.
 
Enquanto a briga pelo segundo posto pegava fogo, Álex Márquez seguia seu passeio pela pista. Na 11ª volta, o irmão mais novo de Marc sustentava 3s203 de vantagem para o segundo colocado.
 
Isaac Viñales pressionou e assumiu a segunda colocação, seguido por Fenati, Vázquez, Bastianini, Viñales, Binder, Ajo, Miller, McPhee e Bagnaia.
 
Mais atrás, Granado estava envolvido em uma disputa de pelotão. O brasileiro tinha o 25º posto e tinha que se defender de Arthur Sissis.
 
Antes de abrir da 12ª volta, Márquez teve um grande momento na curva 12, mas se manteve na moto e com uma grande vantagem para o segundo colocado: 3s499.
 
Enquanto Márquez seguia impondo seu ritmo, Fenati deixou os rivais para trás para se instalar no segundo posto, mas vinha bastante pressionado por Vázquez. Bastianini aparecia em quarto, à frente de Ajo, Binder, Viñales, Miller, McPhee e Bagnaia. Atrás, Granado tinha a 24ª colocação.
 
No fundo do pelotão, Granado começou a se mexer e assumiu a 22ª colocação, à frente de Ferrari, Oettl e Loi. Luca Grünwald vinha à frente do brasileiro.
 
Márquez, por sua vez, seguia feliz da vida com sua liderança. Faltando seis voltas para a bandeira quadriculada, o espanhol exibia 3s416 de vantagem para Fenati, o segundo colocado.
 
Granado subiu mais um pouco na sequência, assumindo o 20º posto.
 
Já nas últimas voltas, Juanfran Guevara sofreu uma queda e correu para pegar a moto e voltar para a pista.
 
Na ponta, Vázquez passou três pilotos na reta e assumiu o segundo posto, derrubando Fenati para terceiro. Romano reagiu poucos metros depois e recuperou a segunda colocação. Bastianini também passou, deixando Vázquez em quarto. Éfren caiu para quinto ao ser ultrapassado por Ajo.
 
Faltando três giros para o fim, Márquez tinha 4s005 de vantagem para Bastianini, que agora aparecia em segundo. Vázquez vinha na sequência, à frente de Ajo e Fenati.
 
Com chances de assumir a liderança do Mundial, Romano atacou e assumiu o quarto posto, atrás de Bastianini e Vázquez. 
 
Na abertura da última volta, os pilotos se colocaram lado a lado, com Ajo assumindo o segundo posto, à frente de Viñales, Bastianini, Fenati, Vázquez, Binder e Miler.
 
Vázquez reagiu e saltou para segundo. Fenati atacou Bastianini, mas acabou escapando da pista e caiu para quinto, sendo ultrapassado por Miller, o que mantinha o australiano na liderança do Mundial.
 
Alheio à disputa entre os demais pilotos, Márquez recebeu a bandeirada com 3s236 de vantagem, com Bastianini no pódio pela primeira vez na carreira. Vázquez completa o pódio. 
 
Moto3, GP da Catalunha, Montmeló, Final:
 
1
12
ÁLEX MARQUEZ
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
41:11.656
22 voltas
2
33
ENEA BASTIANINI
ITA
GRESINI KTM
+3.236
 
3
7
ÉFREN VÁZQUEZ
ESP
RTG Honda
+3.512
 
4
8
JACK MILLER
AUS
AJO KTM
+3.764
 
5
5
ROMANO FENATI
ITA
VR46 KTM
+3.862
 
6
41
BRAD BINDER
SAF
AMBROGIO Mahindra
+4.048
 
7
25
ISAAC VIÑALES
ESP
LAGLISSE KTM
+4.131
 
8
31
NIKLAS AJO
FIN
AJO Husqvarna
+9.781
 
9
17
JOHN McPHEE
ING
RTG Honda
+18.578
 
10
14
FRANCESCO BAGNAIA
ITA
VR46 KTM
+18.597
 
11
10
ALEXIS MASBOU
FRA
ONGETTA Honda
+18.982
 
12
44
MIGUEL OLIVEIRA
POR
MAHINDRA
+19.042
 
13
19
ALESSANDRO TONUCCI
ITA
CIP  Mahindra
+19.328
 
14
98
KAREL HANIKA
TCH
AJO KTM
+19.623
 
15
84
JAKUB KORNFEIL
TCH
LAGLISSE KTM
+19.983
 
16
63
ZULFAHMI KHAIRUDDIN
MAL
ONGETTA Honda
+20.394
 
17
52
DANNY KENT
ING
AJO Husqvarna
+21.011
 
18
61
ARTHUR SISSIS
AUS
MAHINDRA
+35.095
 
19
65
PHILIPP OETTL
ALE
INTERWETTEN Kalex KTM
+35.340
 
20
43
LUCA GRÜNWALD
ALE
KIEFER Kalex KTM
+35.589
 
21
3
MATTEO FERRARI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
+35.702
 
22
91
GABRIEL RODRIGO
ARG
RBA KTM
+36.232
 
23
57
ERIC GRANADO
BRA
LAGLISSE KTM
+36.300
 
24
51
BRYAN SCHOUTEN
ALE
CIP Mahindra
+38.535
 
25
11
LIVIO LOI
BEL
MARC VDS Kalex KTM
+38.536
 
26
9
SCOTT DEROUE
ALE
RW Kalex KTM
+38.606
 
27
95
JULES DANILO
FRA
AMBROGIO Mahindra
+42.593
 
28
58
JUANFRAN GUEVARA
ESP
ASPAR Kalex KTM
+56.150
 
29
55
ANDREA LOCATELLI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
+56.210
 
30
20
ANA CARRASCO
ESP
RW Kalex KTM
+1:01.152
 
31
4
GABRIEL RAMOS
VEN
KIEFER Kalex KTM
+1:01.249
 
 
42
ALEX RINS
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
NC
 
 
38
HAFIQ AZMI
MAL
SIC-AJO KTM
NC
 
 
6
MARRIA HERRERA
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
NC
 
 
23
NICCOLÒ ANTONELLI
ITA
GRESINI KTM
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
 
ALEX MÁRQUEZ
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
1:50.232
154.3 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA
 
JOHN McPHEE
ING
RTG Honda
1:51.299
152.8 km/h
RECORDE
 
MAVERICK VIÑALES
ESP
LAGLISSE KTM
1:51.475
152.6 km/h
MELHOR VOLTA
 
ALEX MÁRQUEZ
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
1:50.232
154.3 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 23ºC | pista: 34ºC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.