Márquez é punido por atrapalhar Viñales na classificação e perde três posições no grid do Circuito das Américas

No primeiro dia de vigência de uma nova era na MotoGP, Marc Márquez não escapou impune por ter atrapalhado Maverick Viñales no treino classificatório do GP das Américas. Por conta do incidente em Austin, o #93 perdeu três posições no grid e vai descobrir pela primeira vez qual a sensação de largar fora do posto de honra no traçado texano

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A MotoGP prometeu sanções mais duras após o imbróglio da Argentina e começou esta nova era justamente por Marc Márquez, o protagonista de boa parte das confusões de em Termas de Río Hondo. O Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Automobilismo) puniu o espanhol com três posições no grid por ter atrapalhado Maverick Viñales no treino classificatório deste sábado (21).

 
No treino classificatório desta tarde, Márquez acabou atrapalhando uma das melhores voltas do piloto da Yamaha ao voltar para a pista pouco após sofrer uma queda na curva 13. Viñales se mostrou bastante irritado no momento do ‘encontro’, mas depois, já no parque fechado, evitou reclamações mais expressivas.
Maverick Viñales foi atrapalhado por Marc Márquez na classificação (Foto: Reprodução)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Na última sexta-feira, durante um encontro da Comissão de Segurança, ficou decidido que os comissários vão aplicar punições mais severas para conter a agressividade dos pilotos. O primeiro efeito prático desta decisão, portanto, não tardou nada em chegar.
De acordo com o Painel de Comissários, Márquez foi flagrado “pilotando de maneira irresponsável, sendo lento na linha de corrida e atrapalhando outro piloto”.
 
“Isso é uma infração do Artigo 1.21.2 do regulamento da FIM: ‘Os pilotos devem pilotar de maneira responsável que não cause perigo a outros competidores ou participantes, seja na pista ou no pit-lane”.
 
Com a sanção aplicada pela FIM, a pole passa para Maverick Viñales, que terá a companhia de Andrea Iannone e Johann Zarco na primeira fila. Márquez, por sua vez, sai em quarto.
Além de Márquez, Pol Espargaró também foi sancionado por ter atrapalhado a volta rápida da Tom Lüthi durante o Q1. O piloto da KTM vai perder três posições e vai largar em 15º.
Os comissários da FIM julgaram que a infração de Pol na curva dois foi a mesma de Márquez e, assim, aplicaram uma sanção idêntica por “pilotar de maneira irresponsável”.
 
SURPRESA AGRADÁVEL APESAR DOS PORQUÊS

TEMPORADA 2018 COMEÇA COM F1 DEPENDENTE DO IMPONDERADO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.