Márquez acaba com festa das equipes menores e fatura pole do GP do Catar de MotoGP. Rossi é 10º

Mesmo sem o pneu macio da Bridgestone, Marc Márquez voou em Losail e garantiu a pole para o GP do Catar. Álvaro Bautista e Bradley Smith completam primeira fila

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Acabou a revolução das nanicas. Depois de muito brilharem ao longo do fim de semana, os pilotos das equipes menores tiveram sua festa interrompida pela chegada de Marc Márquez. Campeão vigente, o espanhol tratou de fazer valer a reconhecida força da RC213V e garantiu a pole com 0s057 de vantagem para Álvaro Bautista, o segundo colocado. Melhor Yamaha, Bradley Smith completa a primeira fila.

De olho na pole, Aleix Espargaró, que vinha dominando o fim de semana em Losail, cometeu dois erros fatais neste sábado (22), caindo – duas vezes – e mudando o foco da sessão para seus rivais.

Marc Márquez faturou a pole para o GP do Catar de MotoGP (Foto: Honda)

Mesmo sem o pneu macio, levado para o Catar exclusivamente para atender as equipes que obedecem ao regulamento Aberto – com centralina e software padrão –, Márquez colocou a goma média para funcionar e teve em Bautista seu maior adversário.

O piloto da Gresini chegou a figurar na ponta, mas Marc usou sua última volta no longo circuito de Losail para cravar 1min54s507 e garantir o lugar de honra do grid do Catar com 0s057 de vantagem.

Alheio aos problemas do time oficial da casa de Iwata, que segue sem conseguir um bom rendimento, Bradley Smith calçou sua M1 satélite com a borracha média e partiu para a pista para arrematar uma posição no top-3 pela primeira vez na carreira na elite do motociclismo. Com 1min54s601, o britânico foi 0s094 mais lento que Márquez e vai fechar a primeira fila.

Se beneficiando do pneu macio, um direito adquirido pela Ducati com a ausência de pódios em 2013, Andrea Dovizioso anotou 1min54s644 e vai partir na quarta colocação, abrindo a segunda linha da grelha.

Claramente insatisfeito com o ritmo da YZR-M1 com a nova borracha fornecida pela fabricante japonesa, Jorge Lorenzo conseguiu conquistar o quinto posto, 0s154 mais lento que Márquez.

Também sem exibir seu tradicional ritmo, Dani Pedrosa foi 0s196 mais lento que seu companheiro de Honda e vai sair em sexto, logo à frente de Stefan Bradl.

Álvaro Bautista foi o único a ameaçar a pole de Márquez (Foto: Gresini)

Em sua prova de estreia pela Ducati, Cal Crutchlow anotou 1min54s888 na melhor de suas sete voltas no Q2, a fase final da classificação, e ficou com o oitavo posto do grid.

Vítima de duas quedas – uma com cada uma das duas motos que tem disponíveis nos boxes da Forward – Aleix Espargaró decepcionou e vai sair em nono, tendo completado apenas quatro voltas nos 15 minutos de sessão.

Completando o top-10 aparece Valentino Rossi. Também sofrendo com o conjunto M1-pneus Bridgestone, o italiano foi 0s589 mais lento que Márquez.

Ao menos nesta primeira prova, a Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, parece ter conquistado a meta de aproximar os times. Ao contrário do ano passado, quando a diferença foi de 2s350, os 12 pilotos que participaram do Q2 ficaram separados por 0s645.

Smith encerra domínio de Aleix Espargaró e lidera FP4 em Losail
Antes do treino classificatório, os pilotos da MotoGP entraram na pista para uma última sessão de treinos livres. Cientes da mudança nas condições do asfalto – reflexo da chuva e dos fortes ventos que atingiram a região de Losail na última noite –, os pilotos partiram para a pista tão logo o cronômetro foi disparado para marcar os 30 minutos de exercícios.

Andrea Iannone começou na ponta, à frente de Marc Márquez e Valentino Rossi. Stefan Bradl vinha em quarto, seguido por Jorge Lorenzo, Bradley Smith, Nicky Hayden, Andrea Dovizioso, Cal Crutchlow e Pol Espargaró. Aleix Espargaró vinha em 11º.

Bradley Smith foi a melhor Yamaha neste sábado (Foto: Tech3)

Não demorou, Aleix assumiu o terceiro posto, 0s305 atrás de Iannone. Na sequência, o espanhol baixou sua marca para 1min55s460 e tomou a ponta, melhorando seu tempo em 0s001 pouco depois.

Com 1min55s738, Smith saltou para o terceiro lugar, agora seguido por Bautista, Márquez, Lorenzo, Rossi, Dovizioso, Crutchlow, Bradl e Pedrosa.

Calçando a RC213V com os pneus duros, identificados pela cor vermelha, Dani baixou para 1min55s719 na sequência e assumiu o terceiro posto, 0s260 mais lento que Espargaró e sua Yamaha na configuração Aberta. Na sequência, o espanhol foi ainda mais rápido e saltou para a segunda colocação.

O piloto da Honda ainda abriu mais uma boa volta, mas perdeu tempo nas parciais finais e não conseguiu bater Aleix. Se Dani não conseguiu, Márquez teve uma chance de tentar. O campeão de 2013 cravou 1min55s432 e tirou a ponta do piloto da Forward por uma diferença de 0s027.

Nos últimos segundos da sessão, Smith baixou seu tempo para 1min55s427 e tirou de Márquez o comando do exercício. Já com o cronômetro zerado, Bradley tentou melhorar seu registro, mas não conseguiu. Ainda assim, segurou Márquez, que vinha em boa volta, e garantiu o comando do exercício.

Jorge Lorenzo segue irritado com o desempenho da M1 (Foto: Yamaha)

Pol Espargaró lidera Q1 e avança à fase final ao lado de Crutchlow
Conforme estabelecido pelo resultado combinado das três primeiras sessões de treinos livres da MotoGP em Losail, participaram do Q1: Pol Espargaró, Cal Crutchlow, Colin Edwards, Nicky Hayden, Yonny Hernández, Hiroshi Aoyama, Scott Redding, Karel Abraham, Broc Parkes, Mike di Meglio, Héctor Barberá, Michael Laverty e Danilo Petrucci.

Pontualmente às 14h37 (de Brasília), os pilotos partiram para a pista para os 15 minutos que definem os dois pilotos que avançam ao Q2, fase que determina os 12 primeiros colocados no grid de Losail.

Ainda nos primeiros minutos da sessão, Yonny Hernández despencou na curva dois e foi direto para a brita. O colombiano não se machucou, mas teve de voltar aos boxes para buscar a moto número dois.

Pol Espargaró foi o primeiro a assumir a ponta da tabela, 0s097 à frente de Cal Cruthclow. Colin Edwards vinha em terceiro, seguido por Hayden.

Ao contrário dos demais, Scott Redding só deixou os boxes da Gresini nos minutos finais e se instalou na sétima colocação, 1s506 atrás de Pol Espargaró, que seguia no comando.

Com pneus macios, Hayden vinha bem, mas não conseguiu tirar de Crutchlow, que já estava parado nos boxes, a vaga no Q1. Nicky não desistiu e seguiu na pista, mas sem conseguir registrar as boas parciais da volta anterior.

Com o cronômetro zerado, Pol Espargaró e Cal Crutchlow garantiram vaga na fase seguinte. Assim, Hayden larga em 13º, seguido por Edwards, Aoyama, Redding, Hernández, Abraham, Barberá, Petrucci, Parkes, Di Meglio e Laverty.

Favorito à pole, Aleix Espargaró sofreu duas quedas no treino classificatório (Foto: Mirco Lazzari/Forward)

Márquez apaga brilho das nanicas e fatura pole em Losail
Depois de dominar as primeiras três sessões de treinos livres, Aleix Espargaró foi para a pista no Q2 em busca da primeira pole de sua carreira na elite do Mundial de Motovelocidade.

Para auxiliá-lo na tarefa, o mais velho dos irmãos Espargaró tinha disponível o pneu macio fornecido pela Bridgestone, fabricante única da categoria, aos pilotos que obedecem ao regulamento Aberto – com centralina e software produzidos pela Magneti Marelli sob encomenda da Dorna. Além do piloto da moto #41, apenas Andrea Dovizioso, Andrea Iannone e Cal Crutchlow podem utilizar a borracha mais mole. Para as fábricas e suas equipes satélites, estão disponíveis os compostos médios e duros.

Conforme o pit-lane foi aberto para os 15 minutos do Q2, os competidores partiram imediatamente para a pista, como de costume puxados por Jorge Lorenzo, que deixou os pits com compostos médios.

Jorge foi o primeiro a marcar tempo, mas logo ficou para trás de Bautista, que assumiu a ponta da tabela. Márquez, também com pneus médios, tomou a ponta. Bradl vinha em quarto, seguido por Iannone, Crutchlow e Rossi.

Aleix, que já saiu dos pits com a borracha macia, se instalou no terceiro posto. Pouco após, entretanto, o catalão perdeu a frente da M1 e caiu enquanto tentava marcar um tempo melhor. Espargaró saiu correndo em direção aos boxes para buscar a moto reserva.

Na pista de Losial, Smith baixou seu tempo para 1min55s601 e se instalou no segundo posto, 0s002 atrás de Márquez.

Na metade do exercício, todos os pilotos partiram para os boxes para novos conjuntos de pneus. Lorenzo colocou um novo par de compostos médios e logo voltou para a pista.

De volta ao circuito, Dovizioso, de pneus macios, vinha baixando todas as parciais, mas errou no terceiro setor e só conseguiu subir para a quarta colocação. Pedrosa também melhorou e assumiu o sexto tempo.

Com 1min54s564, Bautista assumiu a ponta, se instalando a 0s035 de Márquez. De novo tentando brigar pela ponta, Aleix sofreu uma nova queda, destruindo a segunda moto. O catalão aparecia em oitavo.

Com o cronômetro zerado, Jorge Lorenzo não conseguiu passar da quinta colocação. Rossi fechou em décimo. Já em sua última volta, Marc estabeleceu 1min54s507 como melhor tempo da sessão e ficou com a pole.

MotoGP, GP do Catar, Losail, Grid de largada:

 
1
93
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:54.507
 
2
19
ÁLVARO BAUTISTA
ESP
GRESINI HONDA
1:54.564
+0.057
3
38
BRADLEY SMITH
ING
TECH3 YAMAHA
1:54.601
+0.094
4
4
ANDREA DOVIZIOSO
ITA
DUCATI
1:54.644
+0.137
5
99
JORGE LORENZO
ESP
YAMAHA
1:54.661
+0.154
6
26
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
1:54.703
+0.196
7
6
STEFAN BRADL
ALE
LCR HONDA
1:54.871
+0.364
8
35
CAL CRUTCHLOW
ING
DUCATI
1:54.888
+0.381
9
41
ALEIX ESPARGARÓ
ESP
FORWARD
1:54.986
+0.479
10
46
VALENTINO ROSSI
ITA
YAMAHA
1:55.096
+0.589
11
29
ANDREA IANNONE
ITA
PRAMAC DUCATI
1:55.127
+0.620
12
44
POL ESPARGARÓ
ESP
TECH3 YAMAHA
1:55.152
+0.645
13
69
NICKY HAYDEN
EUA
ASPAR HONDA
1:55.894
+1.387
14
5
COLIN EDWARDS
EUA
FORWARD
1:56.042
+1.535
15
7
HIROSHI AOYAMA
JAP
ASPAR HONDA
1:56.479
+1.972
16
45
SCOTT REDDING
ING
GRESINI HONDA
1:56.555
+2.048
17
68
YONNY HERNÁNDEZ
COL
PRAMAC DUCATI
1:56.648
+2.141
18
17
KAREL ABRAHAM
TCH
AB
1:56.715
+2.208
19
8
HECTOR BARBERÁ
ESP
AVINTIA
1:57.006
+2.499
20
9
DANILO PETRUCCI
ITA
IODA
1:57.513
+3.006
21
23
BROC PARKES
AUS
PAUL BIRD
1:57.574
+3.067
22
63
MIKE DI MEGLIO
FRA
AVINTIA
1:57.667
+3.160
23
70
MICHAEL LAVERTY
ING
PAUL BIRD
1:58.254
+3.747
 
 
 
 
 
 
 
RECORDE
CASEY STONER
AUS
DUCATI
1:55.153
168.1 km/h
MELHOR VOLTA
JORGE LORENZO
ESP
YAMAHA
1:53.927
170.0 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
ar: 21ºC | pista: 18ºC

 

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