Marc Márquez vê “decisão arriscada” da Ducati ao rejeitar Martín para 2025: “Grande piloto”

Marc Márquez falou pela primeira vez como piloto contratado pela Ducati para a temporada 2025 e destacou a escolha da equipe por conta da boa performance no atual campeonato. Mesmo assim, disse que o time se arriscou ao não assinar com Jorge Martín, que vai correr na Aprilia

Marc Márquez vai ganhar nova casa na próxima temporada da MotoGP. O octacampeão mundial foi anunciado como novo piloto da Ducati para 2025, após intensa batalha nos bastidores com o compatriota Jorge Martín. Na última quinta-feira (27), a dupla esteve lado a lado na coletiva de imprensa às vésperas do GP da Holanda, em Assen, e analisou a situação.

Atualmente na terceira colocação do campeonato, Márquez vai para a Ducati após mais de uma década na Honda e apenas uma única temporada na Gresini, satélite da montadora italiana. Martín, por outro lado, está na Pramac desde que subiu para a MotoGP em 2021 e lidera o campeonato após as primeiras sete etapas — e já acertou com a Aprilia para 2025.

“O plano terminou. Este era um ano de reconstrução, de voltar a ter confiança. Em 2025, estarei em uma equipe de fábrica e o objetivo é lutar pelo título”, declarou Márquez.

“Tive que perguntar na Ducati quem tomou a decisão de me escolher. Falei com o Gigi [Dall’Igna, diretor da Ducati] depois da corrida em Mugello e ali ele me disse que viu meu rendimento com a GP24 e optava pela minha promoção. Toda a cúpula da Ducati tomou uma decisão arriscada porque rejeitou um grande piloto como o Martín para me escolher”, completou.

Jorge Martín e Marc Márquez brigaram por vaga na Ducati (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“O primeiro objetivo de qualquer piloto é estar em uma equipe oficial. Havia outro caminho, como ter uma GP25 na Gresini, que me deixaria encantado. Mas eu buscava a melhor moto com a melhor equipe, é o que todo o grid espera. Quem não está no meu lugar é porque não foi escolhido”, concluiu.

O acordo entre Marc Márquez e a Ducati é bianual e vale para as temporadas 2025 e 2026. Com isso, então, o atual time mais poderoso da MotoGP terá em seus quadros uma dupla com mais de uma dezena de títulos mundiais, já que Francesco Bagnaia também vai seguir na equipe no mesmo período.

MotoGP faz um treino para o GP da Holanda, em Assen, nesta sexta-feira, às 10h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.