Lorenzo é operado na Catalunha, e médicos introduzem placa de titânio para estabilizar fratura

Jorge Lorenzo foi operado nesta madrugada em um hospital na Catalunha e passa bem. Médicos introduziram uma placa de titânio e oito parafusos para estabilizar a fratura na clavícula esquerda. Ainda não há previsão sobre o tempo de recuperação

Acompanhe a cobertura do GP da Holanda no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens da quinta-feira em Assen no Mundial de Motovelocidade

Jorge Lorenzo foi operado na madrugada desta sexta-feira (28) por conta da fratura sofrida em seu ombro esquerdo em um forte acidente na segunda sessão de treinos livres para o GP da Holanda. O bicampeão perdeu o controle da M1 em um dos pontos mais rápidos do circuito de Assen e caiu em uma velocidade superior aos 200 km/h.
 
Lorenzo foi para a Espanha na noite de quinta-feira e foi operado no Hospital Geral da Catalunha. O procedimento, que durou cerca de duas horas, foi realizado pelo Dr. Joaquin Rodríguez, que foi assistido pela Dra. Ana Carreras, pelo Dr. Marcos Cots e pelo Dr. Michele Zasa, da Clínica Móvel da MotoGP.
Lorenzo foi operado nesta madrugada na Catalunha (Foto: Yamaha)
“A duração da cirurgia foi de aproximadamente duas horas e a evolução pós-operatória tem sido regular”, falou Zasa. “Jorge sofreu uma fratura deslocada e complexa, no terço médio da clavícula esquerda”, continuou.
 
“Foi uma operação desafiadora, aparentemente bem sucedida. Nós inserimos uma placa de titânio e oito parafusos para fixar os fragmentos da clavícula”, contou. “Jorge acabou de acordar da anestesia. Nas próximas horas nós vamos avaliar o progresso do paciente e aí seremos capazes de estimar quanto tempo a reabilitação pós-cirúrgica vai levar”, completou o médico. 
 
Wilco Zeelenberg, gerente da Yamaha, explicou que Lorenzo teve de ser levado à Espanha uma vez que não havia centro cirúrgico disponível no hospital holandês.
 
“Depois de exames primeiro no centro médico do circuito e depois no Hospital de Assen, ontem Jorge decidiu ser operado o mais rápido possível” contou. “Infelizmente, nenhum centro cirúrgico estava disponível em Assen por conta de outras operações urgentes com risco de morte que tinham muito mais prioridade do que a clavícula de Jorge.”
 
“Por isso, nós voamos para Barcelona, onde um centro cirúrgico foi disponibilizado no Hospital Geral da Catalunha”, explicou. “A cirurgia, que começou às 2h e terminou às 4h, teve bons resultados, e agora Jorge está dormindo, exausto após um dia tão longo e difícil. Nós temos de esperar até que ele acorde antes de qualquer avaliação da condição física de Jorge e de quanto tempo a recuperação vai levar”, completou. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.