Lorenzo bate Dovizioso na pista úmida de Silverstone e coloca Ducati na pole. Márquez sai em quinto

Jorge Lorenzo foi impecável no asfalto misto de Silverstone e bateu Andrea Dovizioso para assegurar a pole-position. Johann Zarco completa a primeira fila, com Marc Márquez largando em quinto

Não foi um sábado (25) fácil para a MotoGP em Silverstone. A típica instabilidade climática inglesa apareceu para brincar e, além de deixar vítimas pelo caminho, também causou ― mesmo que indiretamente ― um enorme atraso na programação. Alheio aos problemas, Jorge Lorenzo foi irrepreensível na classificação e assegurou a pole-position para esta 12ª etapa da temporada.
 
Depois de um Q1 realizado em pista molhada, o Q2 precisou ser adiado por um longo período, já que o helicóptero médico tinha deixado o traçado e a ação só poderia continuar na presença do resgate aéreo. Com a demora, a pista começou a secar, o que criou a expectativa de um treino com pneus slicks.
 
Quando o pit-lane foi, enfim, aberto, os pneus de chuva entraram em cena. A reta do hangar ainda tinha muito spray, assim como as curvas sete, oito e nove. Apesar das condições traiçoeiras, Lorenzo lançou mão de uma performance impecável para bater Andrea Dovizioso em sua última tentativa por 0s159 e faturar a posição de honra. Reagindo após uma fase negativa, Johann Zarco ficou a 0s284 do #99 e vai fechar a primeira fila.
Jorge Lorenzo lidera dobradinha da Ducati no grid de Silverstone (Foto: Michelin)
Melhor Honda, Cal Crutchlow foi 0s460 mais lento mais lento que Jorge e abre a segunda fila, 0s468 mais lento que Marc Márquez, apenas o quinto. Danilo Petrucci vem na sequência.
 
Com 2min11s495, Andrea Iannone sai em sétimo, seguido por Bradley Smith. Único a se aventurar com os slicks nesta tarde, Jack Miller ficou a 2s018 do ponteiro e vai sair em nono, à frente de Álex Rins.
 
A Yamaha, por outro lado, só tem a lamentar. Depois de se mostrar bem ao longo dos treinos, o time de Iwata pecou na estratégia, com Maverick Viñales e Valentino Rossi se classificando apenas em 11º e 12º, respectivamente.
 

Franco Morbidelli chegou perto de avançar para o Q2, mas acabou destronado por Álex Rins no instante final e vai largar em 13º. Scott Redding aparece na sequência, seguido por Tom Lüthi, Dani Pedrosa, Aleix Espargaró, Loris Baz, Takaaki Nakagami, Karel Abraham, Álvaro Bautista, Xavier Siméon e Hafizh Syahrin.

Tito Rabat não pôde participar da classificação. O piloto da Avintia sofreu um feio acidente nos instantes finais do TL4, que viu uma enorme confusão na Stowe. Por conta da chuva, Rins aquaplanou e acabou se atirando da GSX-RR quando rodava a 160 km/h. O espanhol, então, passou a sinalizar para os demais pilotos que tinha um problema com a pista, enquanto a direção de prova acionou a bandeira vermelha.

 
Rabat, porém, também foi ao chão e, alguns instantes mais tarde, acabou atingido pela Honda de Morbidelli, que se acidentou no mesmo ponto. Tito recebeu atendimento médico ainda na área de escape da curva 7 e foi levado consciente ao centro médico.  Depois, o espanhol foi transferido para um hospital local com “vários traumas”.
 

Viñales lidera quarto treino marcado por forte chuva e encerrado por bandeira vermelha

A MotoGP foi para a pista em seu último treino livre com céu bastante encoberto e ameaça de chuva. No termômetro, a temperatura indicada era de 15ºC, enquanto o asfalto atingia os 23ºC.
 

Logo que os pilotos foram liberados para os 30 minutos de ensaio, não demoraram a deixarem os boxes de suas equipes. Apesar da chuva de mais cedo, todos os competidores optaram por usar pneu de pista seca. Quem foi o primeiro a liderar era Jorge Lorenzo, com 2min02s584.
 
Quem vinha logo atrás do titular da Ducati era Maverick Viñales, com uma desvantagem de 0s113. Cal Crutchlow, Franco Morbidelli e Danilo Petrucci eram os nomes que completavam o rol dos cinco mais rápidos do momento. Marc Márquez aparecia em sétimo.
 
Após cinco giros, o espanhol da Ducati foi para os boxes. O #99 anotou seu melhor tempo calçando pneu médio dianteiro e traseiro. O #93 tentou tomar a ponta da tabela, sem sucesso, ficando 0s020 atrás.
 
Com 15 minutos para o zerar do cronômetro, Viñales foi quem pulou para a ponta ao anotar 2min01s571. Enquanto isso, a maior parte do pelotão estava nos boxes e Loris Baz registrava o primeiro tombo do treino.
 
A chuva então chegou de vez em Silverstone. Com pouco menos de dez minutos para o encerramento da sessão, a água se fez presente em grandes quantidades no circuito inglês, e os pilotos voltaram aos boxes de suas equipes.
 
Com menos de dois minutos para o fim, então, a sessão acabou paralisada por bandeira vermelha por conta das condições climáticas. Diversos pilotos acabaram indo ao chão na curva Stowe, com Álex Rins sendo o primeiro. Tito Rabat acabou machucando o joelho, sendo tratado ainda no traçado.

Alguns minutos após a interrupção, a direção de prova informou que o quarto treino não seria retomado. Viñales terminou como o mais veloz da sessão.

 

Com o último ensaio encerrado, os pilotos estavam se preparando para a primeira parte da classificação. Quem ia para a pista no momento era Franco Morbidelli, Álvaro Bautista, Takaaki Nakagami, Bradley Smith, Tito Rabat, Dani Pedrosa, Aleix Espargaró, Álex Rins, Hafizh Syahrin, Karel Abraham, Scott Redding, Thom Lüthi, Loris Baz e Xavier Simeón.

Entretanto, as condições da pista acabaram tumultuando todo o cronograma da classe rainha do Mundial. O Q1 teve o início autorizado com 25 minutos de atraso.

Bradley Smith (Foto: michelin)
Smith controla Q1 com a KTM
 
O começo do Q1 do treino classificatório aconteceu com 25 minutos de atraso e com uma pista espantosamente seca em alguns trechos – realmente uma pegadinha para os pneus, que precisavam atuar entre partes encharcadas e outras de puro sol.
 
Primeiro na pista para marcar volta foi Bradley Smith, ainda muito alta. Mas o inglês foi melhorando progressivamente nos minutos seguintes e conseguiu cravar 2min14s939 para sobrar na dianteira.
 
A segunda colocação variou bastante. Loriz Baz chegou a ficar lá, mas Aleix Espargaró e Tom Lüthi foram se desbancando. Álex Rins tentava entrar nessa lista, mas, com menos de dois minutos de relógio, Dani Pedrosa apareceu. O piloto espanhol fez 2min14s866 e tomou a ponta.
 
Mas Smith respondeu no minuto seguinte. Cravou um excelente 2min13s340 para pontear por mais de 1s5.
 
Pedrosa não conseguiu abrir a última volta em tempo e ficou sem melhorar o giro. Franco Morbidelli, por outro lado, pulou para o segundo posto: 1min13s945. Seria ótimo caso Rins não fizesse ótima volta com o cronômetro zerado, 2min13s713.

Desta forma, Smith e Rins foram os dois pilotos classificados para o Q2.

Jorge Lorenzo (Foto: Michelin)

Ducati attack: Lorenzo em primeiro, Dovizioso em segundo

Depois de uma paralisação de quase 50 minutos, clima ruim e sem helicóptero – que levara Rabat ao hospital e tinha dificuldades para voltar -, a hora da decisão da pole-position na MotoGP enfim começou. 
 
Com o começo da pista ainda bem molhado, vários pilotos optaram por sair de pneu dianteiro médio e traseiro para pista molhada. Quem partiu para a liderança foi Smith. Depois de pontear no Q1, liderou o Q2.
 
Não por muito tempo, porque Jack Miller colocou dois pneus para pista seca e voltou como sensação. O australiano da Pramac pulou para a dianteira, mas logo um trenzinho de motos mais rápidas deixaram Miller para trás.
 
Jorge Lorenzo levou a Ducati para a ponta na sequência, mas logo Johann Zarco desbancou. Um minuto antes do fim, Zarco tinha a ponta com Crutchlow, Lorenzo, Márquez, Miller e Dovizioso na sequência. 
Valentino Rossi apareceu, mas tarde demais. Deu uma volta somente, bom apenas para o 11º lugar. E Maverick Viñales estava em 12º, para total decepção da Yamaha.
 
Com todas as manobras nos instantes finais, Lorenzo segurou a ponta com 2min10s555 e confirmou a pole-position. Dovizioso, somente 0s159 atrás, fechou o 1-2 da Ducati.
 
Zarco ainda pegou o vácuo de Márquez na reta final para superar Crutchlow e ficar com o terceiro posto. O inglês foi o quarto, com Márquez apenas na quinta colocação. Danilo Petrucci, Andrea Iannone, Bradley Smith, Jack Miller e Álex Rins fecharam o top-10.

MotoGP 2018, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Grid de largada:

1 J LORENZO Ducati 2:10.155  
2 A DOVIZIOSO Ducati 2:10.314 +0.159
3 J ZARCO Tech3 Yamaha 2:10.439 +0.284
4 C CRUTCHLOW LCR Honda 2:10.615 +0.460
5 M MÁRQUEZ Honda 2:11.083 +0.928
6 D PETRUCCI Pramac Ducati 2:11.317 +1.162
7 A IANNONE Suzuki 2:11.495 +1.340
8 B SMITH KTM 2:11.514 +1.359
9 J MILLER Pramac Ducati 2:12.173 +2.018
10 A RINS Suzuki 2:12.504 +2.349
11 M VIÑALES Yamaha 2:12.514 +2.359
12 V ROSSI Yamaha 2:13.504 +3.349
13 F MORBDELLI Marc VDS Honda 2:13.945 +3.790
14 S REDDING Aprilia Gresini 2:14.171 +4.016
15 T LÜTHI Marc VDS Honda 2:14.198 +4.043
16 D PEDROSA Honda 2:14.866 +4.711
17 A ESPARGARÓ Aprilia Gresini 2:15.141 +4.986
18 L BAZ KTM 2:15.299 +5.144
19 T NAKAGAMI LCR Honda 2:15.377 +5.222
20 K ABRAHAM Ángel Nieto Ducati 2:15.721 +5.566
21 A BAUTISTA Ángel Nieto Ducati 2:16.106 +5.951
22 X SIMEÓN Avintia Ducati 2:16.451 +6.296
23 H SYAHRIN Tech3 Yamaha 2:16.483 +6.328
  T RABAT Avintia Ducati    
         
REC M MÁRQUEZ Honda 2:01.560 174.7 km/h
MV M MÁRQUEZ Honda 1:59.941 177.0 km/h
         
  Condições do tempo PISTA MOLHADA   ar: 16ºC | pista: 24ºC

#GALERIA(9515)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.