window.uolads.push({ id: “banner-300×250-area” });
Não foi um sábado (25) fácil para a MotoGP em Silverstone. A típica instabilidade climática inglesa apareceu para brincar e, além de deixar vítimas pelo caminho, também causou ― mesmo que indiretamente ― um enorme atraso na programação. Alheio aos problemas, Jorge Lorenzo foi irrepreensível na classificação e assegurou a pole-position para esta 12ª etapa da temporada.
Depois de um Q1 realizado em pista molhada, o Q2 precisou ser adiado por um longo período, já que o helicóptero médico tinha deixado o traçado e a ação só poderia continuar na presença do resgate aéreo. Com a demora, a pista começou a secar, o que criou a expectativa de um treino com pneus slicks.
Quando o pit-lane foi, enfim, aberto, os pneus de chuva entraram em cena. A reta do hangar ainda tinha muito spray, assim como as curvas sete, oito e nove. Apesar das condições traiçoeiras, Lorenzo lançou mão de uma performance impecável para bater Andrea Dovizioso em sua última tentativa por 0s159 e faturar a posição de honra. Reagindo após uma fase negativa, Johann Zarco ficou a 0s284 do #99 e vai fechar a primeira fila.
Jorge Lorenzo lidera dobradinha da Ducati no grid de Silverstone (Foto: Michelin)
Melhor Honda, Cal Crutchlow foi 0s460 mais lento mais lento que Jorge e abre a segunda fila, 0s468 mais lento que Marc Márquez, apenas o quinto. Danilo Petrucci vem na sequência.
Com 2min11s495, Andrea Iannone sai em sétimo, seguido por Bradley Smith. Único a se aventurar com os slicks nesta tarde, Jack Miller ficou a 2s018 do ponteiro e vai sair em nono, à frente de Álex Rins.
A Yamaha, por outro lado, só tem a lamentar. Depois de se mostrar bem ao longo dos treinos, o time de Iwata pecou na estratégia, com Maverick Viñales e Valentino Rossi se classificando apenas em 11º e 12º, respectivamente.
Franco Morbidelli chegou perto de avançar para o Q2, mas acabou destronado por Álex Rins no instante final e vai largar em 13º. Scott Redding aparece na sequência, seguido por Tom Lüthi, Dani Pedrosa, Aleix Espargaró, Loris Baz, Takaaki Nakagami, Karel Abraham, Álvaro Bautista, Xavier Siméon e Hafizh Syahrin.
Tito Rabat não pôde participar da classificação. O piloto da Avintia sofreu um feio acidente nos instantes finais do TL4, que viu uma enorme confusão na Stowe. Por conta da chuva, Rins aquaplanou e acabou se atirando da GSX-RR quando rodava a 160 km/h. O espanhol, então, passou a sinalizar para os demais pilotos que tinha um problema com a pista, enquanto a direção de prova acionou a bandeira vermelha.
Viñales lidera quarto treino marcado por forte chuva e encerrado por bandeira vermelha
A MotoGP foi para a pista em seu último treino livre com céu bastante encoberto e ameaça de chuva. No termômetro, a temperatura indicada era de 15ºC, enquanto o asfalto atingia os 23ºC.
Logo que os pilotos foram liberados para os 30 minutos de ensaio, não demoraram a deixarem os boxes de suas equipes. Apesar da chuva de mais cedo, todos os competidores optaram por usar pneu de pista seca. Quem foi o primeiro a liderar era Jorge Lorenzo, com 2min02s584.
Quem vinha logo atrás do titular da Ducati era Maverick Viñales, com uma desvantagem de 0s113. Cal Crutchlow, Franco Morbidelli e Danilo Petrucci eram os nomes que completavam o rol dos cinco mais rápidos do momento. Marc Márquez aparecia em sétimo.
Após cinco giros, o espanhol da Ducati foi para os boxes. O #99 anotou seu melhor tempo calçando pneu médio dianteiro e traseiro. O #93 tentou tomar a ponta da tabela, sem sucesso, ficando 0s020 atrás.
Com 15 minutos para o zerar do cronômetro, Viñales foi quem pulou para a ponta ao anotar 2min01s571. Enquanto isso, a maior parte do pelotão estava nos boxes e Loris Baz registrava o primeiro tombo do treino.
A chuva então chegou de vez em Silverstone. Com pouco menos de dez minutos para o encerramento da sessão, a água se fez presente em grandes quantidades no circuito inglês, e os pilotos voltaram aos boxes de suas equipes.
Com menos de dois minutos para o fim, então, a sessão acabou paralisada por bandeira vermelha por conta das condições climáticas. Diversos pilotos acabaram indo ao chão na curva Stowe, com Álex Rins sendo o primeiro. Tito Rabat acabou machucando o joelho, sendo tratado ainda no traçado.
Alguns minutos após a interrupção, a direção de prova informou que o quarto treino não seria retomado. Viñales terminou como o mais veloz da sessão.
Com o último ensaio encerrado, os pilotos estavam se preparando para a primeira parte da classificação. Quem ia para a pista no momento era Franco Morbidelli, Álvaro Bautista, Takaaki Nakagami, Bradley Smith, Tito Rabat, Dani Pedrosa, Aleix Espargaró, Álex Rins, Hafizh Syahrin, Karel Abraham, Scott Redding, Thom Lüthi, Loris Baz e Xavier Simeón.
Entretanto, as condições da pista acabaram tumultuando todo o cronograma da classe rainha do Mundial. O Q1 teve o início autorizado com 25 minutos de atraso.
Bradley Smith (Foto: michelin)
Smith controla Q1 com a KTM
O começo do Q1 do treino classificatório aconteceu com 25 minutos de atraso e com uma pista espantosamente seca em alguns trechos – realmente uma pegadinha para os pneus, que precisavam atuar entre partes encharcadas e outras de puro sol.
Primeiro na pista para marcar volta foi Bradley Smith, ainda muito alta. Mas o inglês foi melhorando progressivamente nos minutos seguintes e conseguiu cravar 2min14s939 para sobrar na dianteira.
A segunda colocação variou bastante. Loriz Baz chegou a ficar lá, mas Aleix Espargaró e Tom Lüthi foram se desbancando. Álex Rins tentava entrar nessa lista, mas, com menos de dois minutos de relógio, Dani Pedrosa apareceu. O piloto espanhol fez 2min14s866 e tomou a ponta.
Mas Smith respondeu no minuto seguinte. Cravou um excelente 2min13s340 para pontear por mais de 1s5.
Pedrosa não conseguiu abrir a última volta em tempo e ficou sem melhorar o giro. Franco Morbidelli, por outro lado, pulou para o segundo posto: 1min13s945. Seria ótimo caso Rins não fizesse ótima volta com o cronômetro zerado, 2min13s713.
Desta forma, Smith e Rins foram os dois pilotos classificados para o Q2.
Jorge Lorenzo (Foto: Michelin)
Ducati attack: Lorenzo em primeiro, Dovizioso em segundo
Depois de uma paralisação de quase 50 minutos, clima ruim e sem helicóptero – que levara Rabat ao hospital e tinha dificuldades para voltar -, a hora da decisão da pole-position na MotoGP enfim começou.
Com o começo da pista ainda bem molhado, vários pilotos optaram por sair de pneu dianteiro médio e traseiro para pista molhada. Quem partiu para a liderança foi Smith. Depois de pontear no Q1, liderou o Q2.
Não por muito tempo, porque Jack Miller colocou dois pneus para pista seca e voltou como sensação. O australiano da Pramac pulou para a dianteira, mas logo um trenzinho de motos mais rápidas deixaram Miller para trás.
Jorge Lorenzo levou a Ducati para a ponta na sequência, mas logo Johann Zarco desbancou. Um minuto antes do fim, Zarco tinha a ponta com Crutchlow, Lorenzo, Márquez, Miller e Dovizioso na sequência.
Valentino Rossi apareceu, mas tarde demais. Deu uma volta somente, bom apenas para o 11º lugar. E Maverick Viñales estava em 12º, para total decepção da Yamaha.
Com todas as manobras nos instantes finais, Lorenzo segurou a ponta com 2min10s555 e confirmou a pole-position. Dovizioso, somente 0s159 atrás, fechou o 1-2 da Ducati.
Zarco ainda pegou o vácuo de Márquez na reta final para superar Crutchlow e ficar com o terceiro posto. O inglês foi o quarto, com Márquez apenas na quinta colocação. Danilo Petrucci, Andrea Iannone, Bradley Smith, Jack Miller e Álex Rins fecharam o top-10.
MotoGP 2018, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Grid de largada:
1 |
J LORENZO |
Ducati |
2:10.155 |
|
2 |
A DOVIZIOSO |
Ducati |
2:10.314 |
+0.159 |
3 |
J ZARCO |
Tech3 Yamaha |
2:10.439 |
+0.284 |
4 |
C CRUTCHLOW |
LCR Honda |
2:10.615 |
+0.460 |
5 |
M MÁRQUEZ |
Honda |
2:11.083 |
+0.928 |
6 |
D PETRUCCI |
Pramac Ducati |
2:11.317 |
+1.162 |
7 |
A IANNONE |
Suzuki |
2:11.495 |
+1.340 |
8 |
B SMITH |
KTM |
2:11.514 |
+1.359 |
9 |
J MILLER |
Pramac Ducati |
2:12.173 |
+2.018 |
10 |
A RINS |
Suzuki |
2:12.504 |
+2.349 |
11 |
M VIÑALES |
Yamaha |
2:12.514 |
+2.359 |
12 |
V ROSSI |
Yamaha |
2:13.504 |
+3.349 |
13 |
F MORBDELLI |
Marc VDS Honda |
2:13.945 |
+3.790 |
14 |
S REDDING |
Aprilia Gresini |
2:14.171 |
+4.016 |
15 |
T LÜTHI |
Marc VDS Honda |
2:14.198 |
+4.043 |
16 |
D PEDROSA |
Honda |
2:14.866 |
+4.711 |
17 |
A ESPARGARÓ |
Aprilia Gresini |
2:15.141 |
+4.986 |
18 |
L BAZ |
KTM |
2:15.299 |
+5.144 |
19 |
T NAKAGAMI |
LCR Honda |
2:15.377 |
+5.222 |
20 |
K ABRAHAM |
Ángel Nieto Ducati |
2:15.721 |
+5.566 |
21 |
A BAUTISTA |
Ángel Nieto Ducati |
2:16.106 |
+5.951 |
22 |
X SIMEÓN |
Avintia Ducati |
2:16.451 |
+6.296 |
23 |
H SYAHRIN |
Tech3 Yamaha |
2:16.483 |
+6.328 |
|
T RABAT |
Avintia Ducati |
|
|
|
|
|
|
|
REC |
M MÁRQUEZ |
Honda |
2:01.560 |
174.7 km/h |
MV |
M MÁRQUEZ |
Honda |
1:59.941 |
177.0 km/h |
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
PISTA MOLHADA |
|
ar: 16ºC | pista: 24ºC |
#GALERIA(9515)
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.