Bagnaia segura Marc Márquez por 0s06 e lidera TL1 da MotoGP em Assen. Martín é 10º
Francesco Bagnaia cravou 1min32s401 e liderou o primeiro treino da MotoGP para o GP da Holanda com 0s065 de margem para Marc Márquez. Raúl Fernández fecha o top-3. Líder do Mundial de Pilotos, Jorge Martín ficou só em décimo
Foi por um triz, mas Francesco Bagnaia liderou o primeiro treino livre para o GP da Holanda de MotoGP. Quando a bandeira quadriculada marcou o fim dos 45 minutos de sessão em Assen, era Fabio Di Giannantonio quem ocupava o topo da tabela, mas a volta acabou cancelada, o que devolveu o #1 ao topo.
Com 1min32s401, Bagnaia assegurou o melhor tempo desta manhã de sexta-feira (28), 0s065 melhor do que Marc Márquez, que ficou em segundo. A surpresa ficou por conta de Raúl Fernández, que colocou a Trackhouse na terceira posição.
Relacionadas
Fabio Quartararo ficou com o quarto posto, só 0s193 atrás do líder. Maverick Viñales surge em quinto, diante de Aleix Espargaró, Di Giannantonio e Álex Márquez. Melhor KTM, Brad Binder foi nono.
Líder do Mundial de Pilotos, Jorge Martín fez a melhor de 21 voltas em 1min32s927. 0s526 mais lento do que Bagnaia, o titular da Pramac ficou apenas na décima colocação.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A MotoGP faz um treino para o GP da Holanda, em Assen, nesta sexta-feira, às 10h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi o primeiro treino livre da MotoGP em Assen:
A MotoGP encontrou céu parcialmente nublado na manhã desta sexta-feira (28), em Assen. Quando os pilotos foram para a pista para o primeiro treino do fim de semana, os termômetros mediam 19°C, com o asfalto chegando a 35°C. A umidade relativa do ar era de 57%, com o vento soprando a 2 km/h.
Tão logo o cronômetro passou a contar os 45 minutos do TL1, os pilotos entraram na pista e deram início aos trabalhos. A sessão, porém, não começou bem para Aleix Espargaró, que fez apenas duas curvas antes de parar. Antes, o catalão já tinha dado uma ligeira tombada na saída do pit-lane.
Álex Márquez abriu os trabalhos na ponta da tabela, mas logo foi substituído por Francesco Bagnaia. O campeão vigente, contudo, também não se firmou na ponta, já que Marc Márquez passou em 1min33s693 para formar um 1-2 da Gresini com o irmão. Sem muita demora, Maverick Viñales tomou a primeira posição, mas foi quase imediatamente superado por um Raúl Fernández 0s002 melhor.
Com 1min33s004, Marc voltou ao comando, 0s559 melhor do que o irmão. Raúl caiu para terceiro, à frente de Viñales. Bagnaia, então, virou em 1min32s820 e assumiu a liderança, 0s184 melhor que o futuro parceiro de Ducati. Pouco depois, porém, o tempo do #1 foi cancelado por causa de uma infração aos limites de pista.
Enquanto isso, Márquez aproveitou para baixar para 1min32s980, 0s240 melhor do que Viñales, que tinha tomado o segundo lugar.
Antes de uma primeira rodada de pit-stops, Martín saltou para a segunda colocação, cortando para 0s166 a margem de Márquez. Viñales era o terceiro, com Bastianini, Álex Márquez, Marco Bezzecchi, Fabio Quartararo, Raúl Fernández, Bagnaia e Pedro Acosta fechando o top-10.
De volta dos boxes, Bezzecchi deu uma escapada da pista no trecho entre as curvas 14 e 15, mas evitou a queda. Logo depois, Raúl Fernández foi a 1min32s962 e assumiu a liderança, abrindo 0s018 de margem para Marc.
A liderança da Trackhouse durou pouco, já que Álex Márquez foi 0s150 mais rápido. O caçula dos pilotos da Gresini, entretanto, também não ficou na ponta, pois Bagnaia virou 1min32s625 e se instalou na primeira posição. Martín subiu para terceiro.
Marc foi melhor em seguida, mas não o bastante para passar Pecco. Com 1min32s557, o espanhol ficou a 0s156 do ponteiro. Viñales vinha em terceiro, diante de Álex Márquez e Martín.
Os pilotos foram, então, para mais uma rodada de paradas. Bagnaia ainda tinha a liderança, com só 0s692 separando os dez mais rápidos.
De volta à pista, ainda com pneus usados, Bagnaia ensaiou duas melhoras de tempo, mas não conseguiu baixar de 1min32s401. Raúl, por outro lado, avançou bastante e pulou de 11º para quarto, 0s282 atrás do líder.
Quartararo também conseguiu ser mais rápido e se instalou em sexto, a 0s518 de Pecco. Fabio Di Giannantonio e Brad Binder foram melhores em seguida, se colocando logo à frente do francês da Yamaha.
Na 16ª volta nesta sexta, Raúl foi a 1min32s501 e avançou para o segundo posto, cortando para só 0s100 a margem de Bagnaia na liderança. Marc, contudo, foi melhor logo depois, tomando a posição para deixar Pecco só 0s065 em vantagem.
Usando um pneu macio atrás, Di Giannantonio cravou 1min32s314 e tomou a liderança de Bagnaia por 0s087.
Já com a bandeira quadriculada tremulando em Assen, Quartararo melhorou para 1min32s594 e ficou com o quinto posto, a 0s280 do xará da VR46.
Já com o treino encerrado, a volta de Di Giannantonio foi cancelada por exceder os limites da pista na curva 17, devolvendo a liderança para Bagnaia.
MotoGP 2024, GP da Holanda, Assen, Treino Livre 1:
1 | F BAGNAIA | Ducati | 1:32.401 | |
2 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:32.466 | +0.065 |
3 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 1:32.501 | +0.100 |
4 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:32.594 | +0.193 |
5 | M VIÑALES | Aprilia | 1:32.678 | +0.277 |
6 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:32.688 | +0.287 |
7 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | 1:32.753 | +0.352 |
8 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:32.674 | +0.273 |
9 | B BINDER | KTM | 1:32.863 | +0.462 |
10 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:32.927 | +0.526 |
11 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 11:32.979 | +0.578 |
12 | E BASTIANINI | Ducati | 1:33.029 | +0.628 |
13 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | 1:33.094 | +0.693 |
14 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | 1:33.283 | +0.882 |
15 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | 1:33.403 | +1.002 |
16 | A RINS | Yamaha | 1:33.688 | +1.287 |
17 | J MILLER | KTM | 1:33.794 | +1.393 |
18 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:33.960 | +1.559 |
19 | L MARINI | Honda | 1:34.096 | +1.695 |
20 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | 1:34.120 | +1.719 |
21 | J ZARCO | LCR Honda | 1:34.236 | +1.835 |
22 | J MIR | Honda | 1:34.244 | +1.843 |
23 | L SAVADORI | Aprilia | 1:34.555 | +2.154 |