Bagnaia domina de ponta a ponta e vence sprint da MotoGP em Assen. Martín fica em 2º
Francesco Bagnai foi impecável na corrida sprint, liderou todas as voltas e venceu mais uma vez. Jorge Martín e Maverick Viñales completaram o pódio, mas Marc Márquez caiu no início e abandonou
Francesco Bagnaia segue no fim de semana perfeito em Assen. Depois de comandar todas as atividades e fazer a pole, o atual bicampeão da MotoGP liderou a corrida sprint de ponta a ponta e saiu com uma contundente vitória, com mais de 1s5 de vantagem para o rival Jorge Martín, mantendo a boa fase no campeonato.
O espanhol da Pramac não conseguiu alcançar o #1 da Ducati e terminou em segundo, mas segue líder do campeonato. Maverick Viñales foi novamente muito bem com a Aprilia e garantiu o pódio, na terceira colocação.
Relacionadas
Enea Bastianini ficou com o quarto lugar na Holanda, com Fabio Di Giannantonio em quinto. Brad Binder foi sexto, com Fabio Quartararo, Álex Márquez, Franco Morbidelli e Pedro Acosta no top-10.
Marc Márquez caiu logo no início da corrida, na segunda volta, e abandonou a prova de maneira precoce. Na última volta, Aleix Espargaró sofreu uma forte queda e foi ao solo, mas conseguiu se levantar sozinho apesar de muitas dores.
![](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/06/180111139_A1J3171_UC652844_High-1200x800.jpg)
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A largada do GP da Holanda de MotoGP, em Assen, está marcada para este domingo (30), às 9h (de Brasília) O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi a corrida sprint da MotoGP no GP da Holanda:
Assim como aconteceu ao longo de todo fim de semana, os pilotos encontraram céu claro com algumas nuvens na hora da sprint. Quando foram para o grid, a temperatura estava em 25°C, com o asfalto chegando a 50°C. A umidade relativa do ar era de 40%, com o vento soprando a só 1 km/h.
Na saída dos boxes, a maioria dos pilotos tinha pneu duro na dianteira e macio atrás, com exceção de Álex Rins, Joan Mir e Takaaki Nakagami, que colocaram médio na dianteira, e Johann Zarco, que usava um par de médios.
Antes da largada, a Michelin confirmou as escolhas: a maioria dos pilotos tinha duro na frente e macio atrás, mas Morbidelli, Mir, Zarco, Nakagami e Rins colocaram o médio na dianteira. Atrás, apenas Oliveira e Zarco não escolheram o macio e foram pelo médio.
Pela primeira vez desde o GP da Malásia do ano passado, Francesco Bagnaia tinha a pole-position na MotoGP, diante de Jorge Martín e Maverick Viñales. No apagar das luzes, O #1 saiu muito bem e sustentou a ponta, com o espanhol da Pramac ficando em segundo, diante de Álex Márquez. Marc subiu para quinto.
Dono de um ritmo forte ao longo de todo o fim de semana, Pecco logo começou a descolar do grupo, abrindo quase 0s3 só na primeira volta. Atrás, Bastianini passou Morbidelli para se instalar em oitavo.
Na abertura da segunda volta, Marc Márquez caiu na Madijk, a curva 2, depois de perder a dianteira ao saltar na zebra e abandonou, mas escapou de lesões maiores.
Martín até pressionou Pecco mais intensamente, mas o #1 manteve a ponta com tranquilidade. Atrás, Viñales passou Álex Márquez e assumiu o terceiro posto, com Binder aparecendo em quinto.
Na volta 4, a vantagem de Bagnaia saltou para mais de 0s6, enquanto Viñales tampouco se aproximava de Martín, que vinha 0s7 à frente. Álex Márquez, por outro lado, era intensamente pressionado por Binder. Aleix, em sexto, tinha de se defender da pressão de Bastianini.
Restando ainda nove voltas para o fim da corrida, Luca Marini sentiu um problema com a RC213V e abandonou. Lorenzo Savadori também não foi muito mais adiante na prova, mas por queda.
Firme e forte na ponta, Pecco ia ainda mais isolado, passando de 0s7 de vantagem. Martín, por outro lado, ainda não precisava se preocupar com Viñales, que não conseguia baixar de 0s7. Pressionado por Binder, Álex Márquez ia defendendo bem o quarto posto, diferente de Aleix, que perdeu o sexto para Bastianini.
Na metade da corrida, Pecco descolou de vez, abrindo mais de 1s de frente para Martín. Atrás, Bastianini pressionava Binder pela quinta colocação.
Faltando seis voltas para a bandeirada, Bagnaia entrou na lista dos advertidos, por ter excedido os limites de pista. Morbidelli, Acosta, Oliveira e Bezzecchi também tinham sido chamados a atenção.
Com 5 para o fim, Bastianini forçou para cima de Binder e tomou a quinta colocação. Atrás, Álex Rins caiu na De Strubben, a curva 5 de Assen. O espanhol da Yamaha não sofreu maiores lesões.
Antes de abrir a nona volta, Enea aproveitou a entrada da Geert Timmer Bocht, a famosa chicane de Assen, para tomar a quarta colocação de Álex Márquez. Binder, Di Giannantonio e Aleix vinham nesse bolinho, brigando juntos.
Enquanto isso, Bagnaia estava cada vez mais isolado, abrindo 1s4 de vantagem para Martín com 4 giros ainda para o fim da prova. 3º, Viñales vinha igualmente isolado, ainda que Enea estivesse chegando mais perto.
Raúl Fernández, aliás, foi o primeiro punido por desrespeitar os limites de pista e teria de cumprir uma volta longa. Depois, Álex Márquez também foi sancionado.
Antes de abrir a última volta, Binder tentou um ataque, mas desceu para sétimo, diante de Álex Márquez, que ainda tinha punição a pagar.
No giro final, Aleix Espargaró caiu forte e não conseguiu completar a corrida. O catalão ficou de joelhos na brita, claramente com dores.
Enquanto isso, Bagnaia recebeu a bandeirada com 2s355 de vantagem para Martín, com Viñales completando o pódio.
MotoGP 2024, GP da Holanda, Assen, Corrida sprint:
1 | F BAGNAIA | Ducati | 19:58.090 | 13 voltas |
2 | J MARTÍN | Pramac Ducati | +2.355 | |
3 | M VIÑALES | Aprilia | +4.103 | |
4 | E BASTIANINI | Ducati | +6.377 | |
5 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | +8.869 | |
6 | B BINDER | KTM | +9.727 | |
7 | F QUARTARARO | Yamaha | +10.828 | |
8 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +13.196 | |
9 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | +13.560 | |
10 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | +15.972 | |
11 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | +16.036 | |
12 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | +16.082 | |
13 | J MILLER | KTM | +18.739 | |
14 | J MIR | Honda | +21.791 | |
15 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | +22.450 | |
16 | J ZARCO | LCR Honda | +23.690 | |
17 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | +24.430 | |
18 | T NAKAGAMI | LCR Honda | +29.568 | |
19 | A RINS | Yamaha | +1:23.553 | |
20 | A ESPARGARÓ | Aprilia | NC | |
21 | L SAVADORI | Aprilia | NC | |
22 | L MARINI | Honda | NC | |
23 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | NC |
![Chamada Chefão GP](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/themes/grandepremio/assets/img/chefao-anuncio-desktop.png)
![Chamada Chefão GP](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/themes/grandepremio/assets/img/chefao-anuncio-mobile.png)