Bagnaia detona recorde de Assen e crava pole na MotoGP. Martín é 2º e Marc Márquez cai
Francesco Bagnaia massacrou o recorde da pista de Assen, não deu chances para a concorrência e cravou a pole para o GP da Holanda. Jorge Martín e Maverick Viñales fecham a primeira fila do grid
A classificação da MotoGP para o GP da Holanda viu mais uma vez o domínio de Francesco Bagnaia. Com uma grande volta e recorde da pista de Assen, em 1min30s540, o atual bicampeão confirmou o favoritismo do fim de semana e segue na frente em todas as atividades de pista.
Jorge Martín bem que tentou fazer frente ao rival e liderou brevemente a sessão, mas não foi capaz de manter o ritmo na sequência. Mesmo assim, ficou com a segunda posição, apenas 0s081 atrás do italiano da Ducati. Maverick Viñales ficou em terceiro e fecha a primeira fila do grid.
Relacionadas
A quarta colocação ficou com Álex Márquez, seguido por Aleix Espargaró e Fabio Di Giannantonio, formando assim a segunda fila do grid. Marc Márquez caiu na última tentativa, a dois minutos para o fim e ficou somente no sétimo lugar em Assen.
Franco Morbidelli, Brad Binder e Pedro Acosta completam o top-10 do grid. Enea Bastianini e Raúl Fernández também participaram do Q2 na Holanda.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A largada para a corrida sprint do GP da Holanda de MotoGP, em Assen, está marcada para este sábado (29), às 10h (de Brasília) O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Bagnaia domina último treino livre da MotoGP em Assen
O sábado em Assen amanheceu com temperaturas baixas e algumas nuvens no céu. Antes do início do último treino livre, os termômetros marcavam 19°C, com o asfalto chegando a 32°C. A umidade relativa do ar estava em 57%, com o vento soprando a 1 km/h.
Quando o cronômetro passou a contar os 30 minutos de sessão, os pilotos deixaram os boxes logo de cara, focados nos últimos acertos antes da formação do grid. Marc Márquez, porém, teve de voltar aos boxes de imediato, já que tinha esquecido de colocar as raspadeiras nos joelhos.
Enquanto isso, Maverick Viñales anotou 1min33s144 e se colocou na ponta da tabela, 0s303 melhor do que Francesco Bagnaia. Enea Bastianini era o terceiro, diante de Jorge Martín e Raúl Fernández.
Pecco respondeu com 1min32s295 e passou o piloto da Aprilia por 0s185 para liderar. Martín evoluiu para terceiro, com Franco Morbidelli avançando para a quinta colocação.
Antes mesmo de completar dez minutos de sessão, Bagnaia baixou para a casa de 1min31s, abrindo 0s718 de margem para Martín, que tinha tomado o segundo posto. Viñales era o terceiro, à frente de Pedro Acosta e Morbidelli.
Com cerca de 9 minutos de treino, Bezzecchi, que já tinha dado uma escapada da pista, caiu na 7 e fez uma série de rolamentos na brita. Apesar dos muitos impactos, o italiano deixou o locar de carona em uma scooter, seguindo em direção à garagem da VR46.
Martín reduziu o atraso em relação a Bagnaia para 0s504, enquanto Fabio Di Giannantonio avançou para a terceira colocação.Viñales era quarto, diante de Raúl, Acosta e Marc Márquez.
Minutos depois, Raúl Fernández caiu também na 7 e, assim como Bezzecchi, levou uma série de pancadas ao rolar na brita. Em um curto trecho de asfalto, o espanhol ainda deu uma forte batida com a cabeça.
Antes de voltar aos boxes, Marc Márquez foi a 1min32s050 e se colocou em segundo, 0s380 atrás de Bagnaia. Martín desceu para terceiro.
Com pouco mais de 12 minutos para o fim, a sessão foi interrompida em bandeira vermelha para que os fiscais pudessem limpar as muitas pedras que ficaram no asfalto após os tombos de Bezzecchi e Fernández.
Completada a limpeza da pista, a sessão foi retomada, com Jack Miller melhorando, mas apenas para ser 10º, 0c874 atrás de Bagnaia.
Quem melhorou para valer foi Acosta, que cravou 1min32s040 e avançou para segundo, tirando mais 0s010 de margem da vantagem de Bagnaia, que caiu para 0s370.
Morbidelli também conseguiu melhorar e subiu para quinto, logo atrás do companheiro de Pramac. Di Giannantonio era o sexto, à frente de Viñales e Álex Márquez.
Viñales também conseguiu ser melhor, saltando para o terceiro posto, 0s374 atrás do ponteiro. O #12 melhorou mais ainda, mas também sem conseguir passar o titular da Ducati.
Já com o cronômetro zerado, ninguém conseguiu bater a marca de Bagnaia, que assegurou a liderança com 0s073 de Viñales. Acosta ficou em terceiro, com Marc Márquez, Martín, Morbidelli, Di Giannantonio, Álex Márquez, Raúl Fernández e Aleix Espargaró completando o rol dos dez melhores.
Q1: Acosta vai ao Q2 acompanhado de Di Giannantonio
A primeira fase da classificação contou com Johann Zarco, Luca Marini, Fabio Quartararo, Takaaki Nakagami, Pedro Acosta, Lorenzo Savadori, Joan Mir, Augusto Fernández, Alex Rins, Jack Miller, Di Giannantonio, Bezzecchi e Miguel Oliveira buscando as duas vagas finais no Q2.
Ainda no início da sessão, um coelho cruzou a pista, mas não causou acidentes e nem tampouco a paralisação da sessão.
Enquanto isso, Di Giannantonio anotou 1min31s872 e se instalou na ponta, 0s067 melhor do que Acosta. Pedro, porém, reagiu com 1min31s713 e pegou a liderança, mas apenas brevemente, já que Fabio virou o jogo por 0s034. Quartararo vinha em terceiro, 0s144 abaixo da linha de corte.
Depois de uma rodada de paradas, os pilotos voltaram para o ataque final, mas Bezzecchi não foi muito longe. O italiano caiu e não participou da reta final da atividade.
Enquanto isso, Quartararo foi a 1min31s620 e assumiu a liderança, mas logo foi superado por um Acosta 0s248 melhor. Di Giannantonio caiu para terceiro, 0s059 abaixo da linha de corte.
Di Giannantonio, então, virou 1min31s390 e pulou para segundo, barrando Quartararo da fase seguinte por 0s230. Pouco depois, Acosta caiu, mas escapou de lesões mais sérias.
Com o fim dos 15 minutos de sessão, Acosta e Di Giannantonio não para o Q2, enquanto Quartararo larga em 13º, à frente de Miller, Bezzecchi, Rins, Oliveira, Savadori, Zarco, Mir, Marini, Augusto Fernández e Nakagami.
Q2: Bagnaia massacra recorde e crava pole em Assen
Aprovados no Q1, Acosta e Di Giannantonio se juntaram a Bagnaia, Viñales, Morbidelli, Bastianini, Raúl Fernández, Brad Binder, Aleix Espargaró, Álex Márquez, Martín e Marc Márquez na briga pela pole.
Quando a primeira volta rápida foi computada, Martín foi o primeiro a baixar de 1min31s. O #89 cravou 1min30s877 e se instalou na primeira posição, 0s171 melhor do que Bagnaia. Marc vinha em terceiro.
Na passagem seguinte, os dois ponteiros não conseguiram melhorar, diferente de Álex Márquez, que pulou para terceiro com 1min31s325. Marc vinha atrás, acompanhado por Morbidelli e Aleix.
Viñales, que tinha tido a primeira volta cancelada por exceder os limites de pista, cravou 1min31s421 e subiu para quinto, 0s544 mais lento que o tempo da pole.
Bagnaia parou antes de todo mundo e voltou para a pista quando os demais estavam entrando nos boxes. Assim, o titular da Ducati garantiu pista quase livre para poder tentar buscar a pole, já que Di Giannantonio, que não tinha feito a primeira metade da sessão, veio logo atrás para tentar usar o vácuo.
Pecco cravou 1min30s540 e tomou a pole provisória, 0s337 melhor do que Martín. Di Giannantonio ficou em terceiro, 0s734 atrás do #1. Álex e Marc Márquez fechavam o top-3.
Com uma volta voadora, Bagnaia retornou cedo aos boxes e, com 3 minutos para o fim, já estava parado na garagem, apenas acompanhando o empenho dos demais. A volta do bicampeão era 0s800 melhor do que o recorde estabelecido por ele mesmo no dia anterior.
Tentando desviar dos rivais para buscar tempo, Marc Márquez foi passar Aleix Espargaró, mas caiu na curva 7. Enquanto isso, Martín subiu para a segunda colocação, 0s337 atrás de Pecco.
Já com a bandeira quadriculada tremulando, Martín vinha baixando as parciais, mas não o bastante para superar Bagnaia. Com 1min30s621, o #89 ficou a 0s081 da posição de honra. Viñales ficou em terceiro, diante de Álex Márquez, Aleix Espargaró e Di Giannantonio. Marc Márquez ficou apenas em sétimo.
MotoGP 2024, GP da Holanda, Assen, Grid de largada:
1 | F BAGNAIA | Ducati | 1:30.540 | |
2 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:30.621 | +0.081 |
3 | M VIÑALES | Aprilia | 1:30.951 | +0.411 |
4 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:30.979 | +0.439 |
5 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:31.077 | +0.537 |
6 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | 1:31.274 | +0.734 |
7 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:31.378 | +0.838 |
8 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | 1:31.405 | +0.865 |
9 | B BINDER | KTM | 1:31.479 | +0.939 |
10 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | 1:31.482 | +0.942 |
11 | E BASTIANINI | Ducati | 1:31.628 | +1.088 |
12 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 1:31.928 | +1.388 |
13 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:31.620 | +1.080 |
14 | J MILLER | KTM | 1:31.903 | +1.363 |
15 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:31.997 | +1.457 |
16 | A RINS | Yamaha | 1:32.108 | +1.568 |
17 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | 1:32.123 | +1.583 |
18 | L SAVADORI | Aprilia | 1:32.243 | +1.703 |
19 | J ZARCO | LCR Honda | 1:32.260 | +1.720 |
20 | J MIR | Honda | 1:32.497 | +1.957 |
21 | L MARINI | Honda | 1:32.627 | +2.087 |
22 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | 1:32.669 | +2.129 |
23 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:33.030 | +2.490 |