Aldeguer supera Ogura e lidera primeiro dia da Moto2 em Assen. Roberts sofre queda

Fermín Aldeguer mostrou força no primeiro dia de treinos da Moto2 na Holanda e liderou com folga a sessão desta sexta-feira. Joe Roberts caiu, mas mesmo assim garantiu o terceiro posto

O primeiro dia de treinos da Moto2 na Holanda terminou com Fermín Aldeguer em busca de redenção. O espanhol fez 1min35s698 e liderou a sexta-feira (28) em Assen depois de acidentes impressionantes marcarem a sessão.

Ai Ogura bem que tentou, mas ficou na segunda posição, a 0s286 de Aldeguer. Joe Roberts, líder do campeonato, chegou a tomar o primeiro lugar, mas sofreu forte queda e ficou no terceiro lugar. Sergio García e Tony Arbolino completaram o top-5.

Arón Canet, Alonso López, Manuel González, Somkiat Chantra e Albert Arenas fecharam o top-10 em Assen. Diogo Moreira não andou bem e ficou apenas no 21º posto.

O dia ainda foi marcado por um forte acidente de Filip Salac logo no início do treino da tarde. Ejetado da moto, o piloto da Marc VDS caiu com força no chão e ainda sujou a pista com brita, causando bandeira vermelha por aproximadamente 10 minutos.

Fermín Aldeguer (Foto: Pirelli)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Moto2 volta a acelerar neste sábado (29), a partir de 8h45 (de Brasília), com a definição do grid para o GP da Holanda, em Assen. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Confira como foi o primeiro dia de treinos da Moto2 em Assen:

O céu estava bem nublado no início da tarde neerlandesa, com o sol escondido. Os termômetros marcavam 19ºC no ar e 34ºC na pista, além de ventos de apenas 3 km/h. Assim que a luz verde pintou, os pilotos começaram a sair para a pista.

O treino começou com um grande susto. Filip Salac perdeu o controle na curva 7, caiu com força e ainda sujou a pista. Por conta disso, a direção de prova acionou a bandeira vermelha com apenas dois minutos de atividade. O piloto felizmente saiu caminhando sozinho, mas com dores.

Após dez minutos de interrupção, a sessão voltou a rolar em Assen, novamente com os pilotos saindo para a pista em busca das melhores voltas. Salac, porém, foi a única ausência no treino.

O reinício da sessão em Assen (Vídeo: MotoGP)

Somkiat Chantra tomou a liderança após as primeiras tentativas. Sergio García, no entanto, rapidamente colocou ordem na casa e fez 1min36s450 para assumir a primeira colocação. Arón Canet também começou forte, em terceiro, seguido por Fermín Aldeguer e Alonso López.

Ai Ogura, então, decidiu entrar na disputa. O japonês marcou 1min36s378 e superou o companheiro de equipe para assumir a primeira posição em Assen.

No meio do treino, as coisas se acalmaram e boa parte do pelotão voltou para os boxes. Diogo Moreira foi um deles, mas subiu para o 14º lugar na última tentativa, logo atrás do companheiro Dennis Foggia.

García seguiu na pista de Assen e deu o troco no companheiro. O espanhol fez 1min36s195 e retomou a liderança da sessão por 0s183.

Outro que continuou acelerando foi Joe Roberts. O líder do campeonato, até o momento, aproveitou a pista vazia para marcar 1min36s183 e tomou a ponta do treino por apenas 0s012. Logo depois, o americano caiu na curva 7 após ser ejetado da moto e bater com violência no solo.

García andou forte e ficou em segundo em Assen (Vídeo: MotoGP)

Nos últimos dez minutos, os pilotos começaram a sair dos boxes para novas tentativas. Xavi Cardelus não teve tanta sorte e caiu na curva 1, precisando de apoio dos fiscais para sair do local.

Jake Dixon achou boa volta e saltou para o décimo lugar. Os tempos começaram a baixar e Arón Canet foi para terceiro, mas logo depois Fermín Aldeguer assumiu a liderança da sessão ao fazer 1min35s906.

Albert Arenas não teve a mesma sorte e caiu na curva 5, precisando de ajuda dos fiscais para deixar o local, além de causar bandeira amarela no primeiro setor.

Ogura ainda saltou para segundo, com 1min35s984, mas não foi suficiente. A sexta-feira da Moto2 na Holanda terminou com liderança de Aldeguer, que melhorou a volta no fim. Roberts ficou em terceiro, seguido por García e Arbolino. O brasileiro Diogo Moreira não passou do 21º posto.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.