Bastianini assume que escolha da Ducati é “muito difícil”, mas diz: “Sabe meu potencial”

Enea Bastianini avaliou que, mesmo sendo rápido, tem lhe faltado sorte na temporada 2024 da MotoGP. Italiano reconheceu que Ducati vive uma escolha difícil para definir quem será o companheiro de Francesco Bagnaia em 2025

Enea Bastianini reconheceu que a decisão da Ducati em relação ao futuro companheiro de Francesco Bagnaia na MotoGP “é muito difícil”. O italiano avaliou que a casa de Bolonha sabe do potencial dele, mas “também sabe o que Jorge [Martín] pode fazer”.

Bastianini é o atual titular da vaga, no último ano de um contrato de duas temporadas. Destaque durante a passagem pela Gresini, o italiano sofreu no ano de estreia com a equipe de fábrica, principalmente por causa de lesões. Apesar do enorme revés, o #23 escapou da substituição, mas abriu 2024 pressionado por resultados. Até agora, a vitória não veio, mas o italiano está no mesmo nível de Bagnaia e ocupa a quarta colocação no Mundial de Pilotos, com só dois pontos a menos do que o companheiro de Ducati.

Relacionadas


A situação de Martín é um tanto mais complexa. O espanhol já foi preterido outras duas vezes: primeiro quando Bastianini foi escolhido para a vaga de 2023 e, depois, quando não foi trocado pelo italiano apesar do vice-campeonato do ano passado. Insatisfeito com a posição de satélite, Jorge já deixou claro que, se não for para o time principal, vai deixar a casa de Borgo Panigale. A performance é o principal argumento para justificar uma promoção, uma vez que o #89 lidera o campeonato com 129 pontos, 38 a mais do que Bagnaia, o segundo na tabela.

Marc Márquez, por sua vez, corre por fora. Depois de 11 temporadas com a Honda, o espanhol abandonou a RC213V para tentar reencontrar performance na Gresini. Usando uma das melhores motos do grid, a campeã de 2023, o hexacampeão da MotoGP cresceu pouco a pouco e foi um dos destaques das últimas duas corridas da temporada.

Enea Bastianini ainda não sabe onde vai correr em 2024 (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A questão é que Márquez é mais do que só os resultados atuais. Dall’Igna já deixou claro que o desempenho de 2024 não será o único quesito analisado e apontou que a “história” também será levada em conta. Além disso, patrocinadores também terão influência na decisão, o impacto do #93 no campo do marketing é significativo.

Questionado sobre como se sente em um momento em que muitas pessoas já o consideram fora da Ducati, Bastianini respondeu: “Diria que me sinto estranho. Sei que sou rápido, mas, às vezes, você também precisa ter sorte e, no momento, isso não está acontecendo”.

“Estou irritado com isso, mas acho que a Ducati sabe do meu potencial, o que eu posso fazer na moto”, apontou. “Mas eles também sabem o que Jorge pode fazer, quem venceu a corrida hoje e é muito rápido. Sei que a decisão da Ducati é muito difícil”, reconheceu.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 24 e 26 de maio, para o GP da Catalunha, em Barcelona, com a 6ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.