Em prova marcada por quedas de Rossi e Márquez, Lorenzo bate Pedrosa na Itália e vence com folga
Jorge Lorenzo assumiu a ponta na primeira curva, segurou as Honda e disparou na liderança para vencer o GP da Itália com facilidade. Marc Márquez caiu nas voltas finais, com Dani Pedrosa e Cal Crutchlow completando pódio. Valentino Rossi abandonou a prova na terceira curva após ser tirado da corrida por Álvaro Bautista
As imagens do domingo no Mundial de Motovelocidade em Mugello | |
Acompanhe a cobertura do GP da Itália no GRANDE PRÊMIO | |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana |
Confirmando o bom ritmo exibido pela Yamaha no circuito de Mugello, Jorge Lorenzo fez uma prova inteligente na Itália e garantiu o triunfo neste domingo (2) com 5s400 de margem para os demais pilotos. Beneficiados por um tombo de Marc Márquez nas voltas finais, Dani Pedrosa e Cal Crutchlow herdaram o segundo e o terceiro posto, respectivamente.
Com as quedas de Márquez e Rossi, a classificação do Mundial sofreu alterações significativas. Pedrosa mantém a ponta, chegando aos 103 pontos, mas agora é Lorenzo quem tem o segundo lugar, com 12 pontos a menos. Márquez vem em terceiro, com Crutchlow em quarto, Dovizioso em quinto e Rossi em sexto.
MotoGP, GP da Itália, Mugello, Final:
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
O público italiano que lotou o circuito de Mugello ansioso por um bom desempenho de Valentino Rossi, teve suas expectativas frustradas ainda na terceira curva, quando Álvaro Bautista caiu, levando o piloto da casa junto. O multicampeão bateu com força na barreira de proteção, mas não se feriu com gravidade.
Confira a classificação da MotoGP após a etapa de Mugello |
Relacionadas
Ainda nos primeiros minutos, Lorenzo, Pedrosa e Márquez se isolaram na ponta, andando no mesmo ritmo. Lançando mão de uma estratégia inteligente, Jorge poupou a M1 o quanto pôde e a partir da metade da prova começou a aumentar o ritmo, se afastando mais e mais de Pedrosa, que liderava a dupla da Honda.
Com o piloto da Yamaha escapando, Pedrosa e Márquez se tornaram o centro das atenções. Mais cauteloso depois do forte tombo que levou na sexta-feira, Marc demorou a atacar, mas quando o fez, foi com uma manobra espetacular.
Na frente, o jovem piloto começou a abrir, mas com três voltas para o fim, perdeu a traseira da RC213V na curva sete e caiu, entregando o segundo posto do pódio para Pedrosa. Isolado no terceiro lugar durante toda a corrida, Cal Crutchlow ganhou de brinde o último lugar do top-3.
Depois de ultrapassar os pilotos da Ducati, Stefan Bradl garantiu o quarto lugar, recebendo a bandeirada 19s321 depois de Lorenzo. Andrea Dovizioso ficou com o quinto lugar, seguido por Nicky Hayden.
Correndo com uma Desmosedici de testes, Michele Pirro ficou com o sétimo lugar, à frente de Aleix Espargaró, de novo o melhor CRT. Bradley Smith e Héctor Barberá completam o rol dos dez primeiros em Mugello.
Com as quedas de Márquez e Rossi, a classificação do Mundial sofreu alterações significativas. Pedrosa mantém a ponta, chegando aos 103 pontos, mas agora é Lorenzo quem tem o segundo lugar, com 12 pontos a menos. Márquez vem em terceiro, com Crutchlow em quarto, Dovizioso em quinto e Rossi em sexto.
Saiba como foi o GP da Itália de MotoGP:
A previsão do tempo indicava chuva para o GP da Itália, mas o clima permaneceu firme, com temperaturas amenas e a pista na casa dos 42°C. Dani Pedrosa tinha a pole-position, com Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso completando a primeira fila. Cal Crutchlow, Stefan Bradl e Marc Márquez vinham na sequência, à frente de Valentino Rossi, Nicky Hayden e Álvaro Bautista.
Tradicionalmente ótimo largador, Pedrosa fez valer a fama e manteve a ponta, mas perdeu para Lorenzo alguns metros depois, na primeira curva. Ainda nos primeiros metros, na curva 3, Bautista caiu, levando Rossi junto. Márquez saiu bem e assumiu o terceiro posto, à frente de Dovizioso, Crutchlow, Hayden, Bradl, Iannone, Espargaró e Pirro.
Na queda, Valentino Rossi se machucou e recebeu a atenção dos comissários. Pouco depois, o italiano voltou caminhando para os boxes da Yamaha.
Na ponta, Lorenzo tentava fugir, mas era seguido de perto por Pedrosa e Márquez. Crutchlow conseguiu passar Dovizioso e subiu para quarto.
Márquez atacou Pedrosa, que reagiu indo para cima de Lorenzo. Pouco atrás, Bradl conseguiu passar Dovizioso, subindo para a quinta colocação. Hayden vinha em sétimo, à frente de Espargaró, Iannone e Pirro.
Lorenzo, Pedrosa e Márquez se isolaram na ponta, abrindo 2s379 de vantagem para Crutchlow. Jorge seguia se esforçando para manter a frente, mas não conseguia escapar de Pedrosa. Márquez acompanhava a dupla, 0s354 atrás de Dani.
Crutchlow vinha isolado na quarta posição, com Bradl, Dovizioso e Hayden formando um terceiro pelotão. Espargaró aparecia sozinho com sua ART em oitavo, com Pirro e Smith juntos na sequência.
Na frente, Lorenzo conseguia escapar um pouco, com Pedrosa se tornando alvo de Márquez. Com dez voltas para o fim, a diferença entre Jorge e Dani era de 1s259.
Mais cauteloso após o tombo que levou na sexta-feira, Márquez optou pela calma na tentativa de ultrapassar seu companheio de equipe. Mais atrás, Pirro passou Espargaró e assumiu o oitavo posto.
Depois de poupar a M1 nas primeiras voltas da corrida, Lorenzo começou a aumentar o ritmo, abrindo mais e mais, e ganhando um respiro de mais de 3s. Atrás, Hayden colocou por dentro para tomar a sexta colocação de Dovizioso.
Com a dupla da Honda embolada, Crutchlow se esforçava para tirar a diferença, que era de 3s746. Faltando seis voltas para o fim, Márquez passou a pressionar Dani com mais intensidade, buscando todos os cantos possíveis, mas Pedrosa conseguiu defender bem a posição. No giro seguinte, Marc conseguiu ganhar a posição com uma bela manobra na curva 11. Mais para trás, Hayden passou Dovizioso, mas o italiano conseguiu recuperar a frente.
Com quatro voltas para o fim, Lorenzo tinha 5s de vantagem para Márquez, que tinha se afastado um pouco de Pedrosa. Com três giros para o fim, Marc perdeu a traseira da RC213V na curva 7 e caiu. O jovem espanhol ficou inconformado com o acidente e não se preocupou em esconder a decepção.
Com o tombo de Márquez, Pedrosa recuperou o segundo posto e Crutchlow ganhou de brinde um lugar no pódio italiano.
MotoGP, GP da Itália, Mugello, Final:
1
|
Jorge LORENZO
|
ESP
|
Yamaha
|
41.39.733
|
23 voltas
|
|
2
|
Dani PEDROSA
|
ESP
|
Honda
|
+5.400
|
|
|
3
|
Cal CRUTCHLOW
|
ING
|
Tech3 Yamaha
|
+6.412
|
|
|
4
|
Stefan BRADL
|
ALE
|
LCR Honda
|
+19.321
|
|
|
5
|
Andrea DOVIZIOSO
|
ITA
|
Ducati
|
+19.540
|
|
|
6
|
Nicky HAYDEN
|
EUA
|
Ducati
|
+26.321
|
|
|
7
|
Michele PIRRO
|
ITA
|
Ducati
|
+38.144
|
|
|
8
|
Aleix ESPARGARÓ
|
ESP
|
Aspar
|
+39.802
|
|
|
9
|
Bradley SMITH
|
ING
|
Tech3 Yamaha
|
+40.243
|
|
|
10
|
Héctor BARBERÁ
|
ESP
|
Avintia
|
+48.392
|
|
|
11
|
Randy DE PUNIET
|
FRA
|
Aspar
|
+48.480
|
|
|
12
|
Danilo PETRUCCI
|
ITA
|
Ioda
|
+1:13.708
|
|
|
13
|
Andrea IANNONE
|
ITA
|
Pramac Ducati
|
+1:14.601
|
|
|
14
|
Colin EDWARDS
|
EUA
|
Forward
|
+1:21.249
|
|
|
15
|
Karel ABRAHAM
|
TCH
|
AB
|
+1:25.738
|
|
|
16
|
Yonny HERNÁNDEZ
|
COL
|
Paul Bird
|
+1:27.339
|
|
|
17
|
Michael LAVERTY
|
ING
|
Paul Bird
|
+1:27.758
|
|
|
18
|
Bryan STARING
|
AUS
|
Gresini Honda
|
+1:44.424
|
|
|
19
|
Lukas PESEK
|
TCH
|
Ioda
|
+1:45.227
|
|
|
|
Marc MÁRQUEZ
|
ESP
|
Honda
|
NC
|
|
|
|
Claudio CORTI
|
ITA
|
Forward
|
NC
|
|
|
|
Hiroshi AOYAMA
|
JAP
|
Avintia
|
NC
|
|
|
|
Valentino ROSSI
|
ITA
|
Yamaha
|
NC
|
|
|
|
Álvaro BAUTISTA
|
ESP
|
Gresini Honda
|
NC
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo
|
|
Pista seca
|
|
ar: 21°C | pista: 42ºC
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MV
|
Dani PEDROSA
|
ESP
|
Honda
|
|
1:47.157
|
176.2 km/h
|
REC
|
Dani PEDROSA
|
ESP
|
Honda
|
|
1:47.705
|
175.3 km/h
|
VMR
|
Marc MÁRQUEZ
|
ESP
|
Honda
|
|
1:47.639
|
175.4 km/h
|
POLE
|
Dani PEDROSA
|
ESP
|
Honda
|
|
1:47.157
|
176.2 km/h
|