Johann Zarco conseguiu sua esperada revanche após o problema que lhe tirou uma vitória fácil no Catar. Neste domingo (19), o francês não teve muito trabalho para se livrar da concorrência e aproveitou um erro de Tito Rabat ainda na primeira volta para tomar a ponta e disparar rumo à bandeira quadriculada.
Exibindo um ritmo forte ao longo de todas as 23 voltas, o francês conseguiu controlar bem as tentativas de aproximação dos rivais e acabou recebendo a bandeirada com 2s715 de vantagem.
Johann Zarco conquistou sua primeira vitória na Moto2 (Foto: Ajo)
Segundo colocado em boa parte da disputa, Sam Lowes bem que tentou baixar a diferença de Zarco, mas o francês simplesmente não teve dificuldades para controlar a aproximação da concorrência.
Já nas voltas finais da disputa e depois de muito resistir aos ataques de Alex Rins, Lowes acabou entregando o segundo posto, com o titular da Pons escapando do britânico quase que imediatamente. O piloto da Speed Up sofreu com problemas de aderência.
Mika Kallio ficou com o quarto posto, à frente de brilhante Franco Morbidelli, que saiu de 22º apara conquistar seu terceiro quinto lugar no ano. Sandro Cortese ficou com a sétima colocação, com Lorenzo Baldassarri, Jonas Folger e Hafizh Syahrin completando o top-10.
Tito Rabat tomou a liderança da corrida ainda na largada, para um erro na primeira volta o tirou, inclusive, do top-20. O piloto da Marc VDS foi escalando o pelotão, mas não conseguiu nada melhor do que um 12º posto.
Após a bandeirada, Zarco parou na frente de uma das tribunas de Termas de Río Hondo, encostou a moto, escalou uma barreira de pneus e deu um mortal para celebrar seu primeiro triunfo na divisão intermediária.
Com o resultado, Zarco chegou aos 53 pontos e assumiu a liderança do Mundial, abrindo quatro de vantagem para Rins. Lowes, Morbidelli e Folger completam o top-5.
Saiba como foi o GP da Argentina de Moto2:
Ao contrário do que aconteceu no sábado, quando o sol apareceu para esquentar Termas de Río Hondo, o domingo na província de Santiago Del Estero amanheceu nublado. No início da tarde, no entanto, o sol vinha furando as nuvens e elevando as temperaturas, que chegaram a 24°C, com o asfalto atingindo 32°C. Os ventos eram de 6 km/h.
Pela segunda vez na Moto2, Johann Zarco sai na pole-position — a primeira foi ano passado em Silverstone —, à frente de Tito Rabat, que esteve na primeira fila em todas as três provas do ano.
De volta a primeira fila pela primeira vez desde o GP do Japão do ano passado, Tom Lüthi aparece em terceiro, seguido por Sam Lowes, que pela primeira vez no ano não inicia a disputa no top-3. Líder do Mundial, Álex Rins vem na sequência, com Jonas Folger fechando a segunda fila.
Simone Corsi abriu a linha seguinte, com Sandro Cortese, Xavier Siméon e Mika Kallio fechando o rol dos dez primeiros. Debutante e campeão da Moto3 no ano passado, Álex Márquez ficou com o 20º posto.
Para este fim de semana, a Dunlop, fornecedora dos pneus da Moto2, levou a mesma alocação de compostos de Austin: dianteiros médios e duros, e traseiros duros e duros especiais.
Álex Rins segue melhorando em sua temporada de estreia (Foto: Pons)
Com a temperatura um pouquinho mais alta, todos os pilotos do grid optaram por uma combinação de pneus médio na frente e duro atrás. Assim, os compostos certamente não teriam influência no resultado.
Na largada, Rabat saiu melhor e tomou a ponta à frente de Zarco. Lowes escapou da linha e acabou em sexto. Na terceira curva, Tito escapou da pista e despencou para 29º na classificação.
Siméon passou por dentro para assumir a ponta, com Lowes aparecendo em segundo, à frente de Zarco, Kallio, Cortese, Lüthi, Rins, Baldassarri, Syahrin e Krummenacher.
Pouco depois, Simone Corsi caiu e abandonou a disputa, mas não se feriu com gravidade.
Na abertura do terceiro giro, Zarco passou Siméon por dentro e assumiu a liderança da prova, à frente de Lowes, Kallio, Rins, Cortese, Baldassarri, Morbidelli e Lüthi.
Rodando na ponta, Zarco foi tentado escapar do pelotão e, aproveitando a disputa entre Siméon, Lowes e Kallio pelo segundo, abriu 0s893 já na quarta volta.
Na curva 5, Lowes conseguiu passar por Siméon por dentro e assumiu o segundo posto. Xavier tentou responder, mas Sam conseguiu fechar a porta. Quarto colocado, Kallio partiu para o ataque, pressionando o piloto da Gresini.
Sozinho na ponta, Zarco ia virando as melhores marcas da corrida abrindo mais de 1s5 já na quinta das 23 voltas da disputa. Segundo, Lowes também ia tentando escapar, com Siméon seguia colado, trazendo Kallio e Rins junto.
Campeão vigente, Rabat vinha em 19º após escapar da pista ainda na primeira volta. O piloto da Marc VDS tinha 0s174 de atraso para Marcel Schotter, que vinha logo à frente.
Enquanto Zarco seguia fugindo e Lowes tinha se afastado ligeiramente, Siméon perdeu o segundo posto para Kallio, mas conseguiu dar o troco na sequência e manteve a terceira posição. Rins vinha logo atrás, com mais de 1s4 de vantagem para Cortse, o sexto colocado.
Empenhado em buscar Zarco, Lowes aumentou o passo, mas não ia conseguindo descontar muito da diferença.
Na décima volta, Siméon errou na curva 9 e permitiu que Kallio e Rins ultrapassassem, caindo para quinto. Pouco depois, o novato Álex atacou o experiente finlandês e se instalou na terceira colocação, 0s928 atrás de Lowes, que tinha reduzido a vantagem de Zarco para 1s713.
Sam Lowes ficou com o terceiro posto (Foto: Speed Up)
Um pouquinho atrás, Morbidelli continuava sua excelente escalada. 22º no grid, o italiano aparecia em décimo na 11ª volta, 2s408 atrás de Siméon, que vinha à frente.
Sempre mostrando bom ritmo com os pneus gastos, Lowes passou a virar mais rápido que Zarco, reduzindo seguidamente a diferença. Com 11 voltas para o fim, os ponteiros estavam separados por 1s584.
Quem também ia escalando o pelotão era Tito Rabat. O dono do #1 assumiu o 14º posto após passar Alex Márquez, seu companheiro de Marc VDS, e tinha Anthony West 0s191 à frente.
Vendo a aproximação de Sam, Johann voltou a aumentar o ritmo, controlando sua margem na liderança da corrida. Enquanto isso, Álex Rins ia chegando no titular da Speed Up enquanto se afastava de Kallio.
Na parte intermediária da tabela, Rabat passou West e subiu para 13º. Na sequência, Folger também superou o australiano e se instalou logo atrás de Tito.
Lá na frente, Zarco voltou a subir a vantagem em relação a Lowes, que agora já tinha Rins colado atrás. O piloto da Pons estava 0s218 atrás do britânico. Mais atrás, Siméon passou Kallio na freada da curva 5 e assumiu a quarta colocação.
No 16º giro da disputa, Xavier Siméon caiu na freada da curva 5 e teve trabalho para religar a moto, mas conseguiu voltar. Assim, Morbidelli herdou o quinto posto, 2s123 atrás de Kallio.
Mais para a frente, Lowes voltou a aumentar a diferença em relação a Rins, mas sem conseguir chegar em Zarco, que ia controlando a vantagem em 1s7, 1s8.
Atrás, Rabat passou Aegerter por dentro e assumiu a 11ª colocação. Na sequência, o #1 passou Salom e subiu para décimo.
Exibindo um ritmo mais forte, Zarco voltou a aumentar a vantagem, enquanto Lowes ia conseguindo escapar de Rins, que seguia empenhado em passar.
Com três voltas para o fim, Lowes olhou para trás na saída da curva 5 e acabou perdendo o segundo posto para Rins na sequência. Assim que o piloto da Pons passou, a diferença entre os dois aumentou consideravelmente, chegando a 0s629 em poucos metros.
#GALERIA(5282)
Moto2, GP da Argentina, Termas de Río Hondo, corrida:
1 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
AJO Kalex |
39:44.497 |
2 |
40 |
ÁLEX RINS |
ESP |
PONS Kalex |
+2.715 |
3 |
22 |
SAM LOWES |
ING |
SPEED UP |
+4.161 |
4 |
36 |
MIKA KALLIO |
FIN |
ITALTRANS Kalex |
+5.310 |
5 |
21 |
FRANCO MORBIDELLI |
ITA |
ITALTRANS Kalex |
+7.958 |
6 |
12 |
THOMAS LÜTHI |
SUI |
INTERWETTEN Kalex |
+9.408 |
7 |
11 |
SANDRO CORTESE |
ALE |
INTACT Kalex |
+9.926 |
8 |
7 |
LORENZO BALDASSARRI |
ITA |
FORWARD Kalex |
+10.028 |
9 |
94 |
JONAS FOLGER |
ALE |
ARGIÑANO & GINÉS Kalex |
+10.152 |
10 |
55 |
HAFIZH SYAHRIN |
MAS |
RACELINE Kalex |
+11.316 |
11 |
39 |
LUIS SALOM |
ESP |
PONS Kalex |
+11.764 |
12 |
1 |
ESTEVE RABAT |
ESP |
MARC VDS Kalex |
+11.872 |
13 |
77 |
DOMINIQUE AEGERTER |
SUI |
INTERWETTEN Kalex |
+14.005 |
14 |
95 |
ANTHONY WEST |
AUS |
QMMF Speed Up |
+20.788 |
15 |
73 |
ÁLEX MÁRQUEZ |
ESP |
MARC VDS Kalex |
+21.321 |
16 |
23 |
MARCEL SCHROTTER |
ALE |
TECH3 Mistral 610 |
+25.693 |
17 |
25 |
AZLAN SHAH |
MAS |
TEAM TADY Kalex |
+26.537 |
18 |
88 |
RICKY CARDÚS |
ESP |
TECH3 Mistral 610 |
+26.686 |
19 |
44 |
STEVEN ODENDAAL |
RSA |
ARGIÑANO & GINÉS Kalex |
+27.397 |
20 |
30 |
TAKAAKI NAKAGAMI |
JAP |
TEAM TADY Kalex |
+27.779 |
21 |
4 |
RANDY KRUMMENACHER |
SUI |
JIR KALEX |
+28.559 |
22 |
19 |
XAVIER SIMÉON |
BEL |
GRESINI Kalex |
+35.988 |
23 |
70 |
ROBIN MULHAUSER |
SUI |
INTERWETTEN Kalex |
+36.457 |
24 |
10 |
THITIPONG WAROKORN |
TAI |
SAG Kalex |
+46.710 |
25 |
66 |
FLORIAN ALT |
ALE |
IODA Suter |
+47.522 |
26 |
60 |
JULIÁN SIMÓN |
ESP |
QMMF Speed Up |
+1:02.910 |
27 |
51 |
ZAQHWAN ZAIDI |
MAL |
JPMOTO MALAYSIA Suter |
+1:06.741 |
28 |
2 |
JESKO RAFFIN |
SUI |
SAG Kalex |
+1:06.839 |
29 |
96 |
LOUIS ROSSI |
FRA |
TASCA Tech3 |
+5 voltas |
30 |
3 |
SIMONE CORSI |
ITA |
FORWARD Kalex |
+22 voltas |
VIU ESSA? HAMILTON E RÄIKKÖNEN DÃO UMA DE 'PLAYBOY DE ACOSTAMENTO' E FURAM FILA NOS PITS EM TREINO NO BAHREIN
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