Diretor-médico diz que “vida de Rabat não corre perigo”, mas revela “lesão muito importante”

Diretor-médico da MotoGP, Dr. Ángel Charte confirmou que Tito Rabat sofreu uma “lesão muito importante” no acidente desta tarde em Silverstone. Espanhol foi levado ao hospital com fraturas na perna direita e sedado por conta das dores

Diretor-médico da MotoGP, Dr. Ángel Charte afirmou que Tito Rabat sofreu “lesões bastante importantes” no acidente deste sábado (25). O piloto da Avintia foi atingido pela moto de Franco Morbidelli instantes após sofrer uma queda na curva 7 de Silverstone durante o quarto treino livre.
 
Já nos minutos finais do TL4, Álex Rins aquaplanou na sétima curva do circuito inglês e acabou se atirando da GSX-RR quando rodava a 160 km/h. O espanhol, então, passou a sinalizar para os demais pilotos que tinha um problema com a pista, enquanto a direção de prova acionou a bandeira vermelha.
Tito Rabat recebeu atendimento médico ainda na área de escape (Foto: Reprodução)
Rabat, porém, também foi ao chão e, alguns instantes mais tarde, acabou atingido pela Honda de Franco Morbidelli, que se acidentou no mesmo ponto. Tito recebeu atendimento médico ainda na área de escape da Stowe e foi levado consciente ao centro médico.
 
Depois do primeiro atendimento, Rabat foi levado de helicóptero para o Hospital Universitário de Coventry, onde vai passar por exames mais detalhados para avaliar a extensão das lesões.
 
Falando à emissora espanhola Movistar, Dr. Charte contou que Rabat precisou ser sedado por conta da dor, mas frisou que, embora as lesões sejam sérias, a vida do #53 não está ameaçada.
 
“Tito está sedado, nós o evacuamos de helicóptero”, contou Charte. “Ele teve um acidente de alta energia, foi atingido pela moto de outro piloto. Inicialmente, a exploração neurológica é normal, mas havia uma dificuldade importante na perna direita que afetava a zona femoral e tíbio-peroneal, possivelmente aberta. Uma pequena abertura”, seguiu.
 
“Agora temos de acabar a exploração completa com as tomografias pertinentes e avaliar o alcance da gravidade da lesão. São lesões bastante importantes”, frisou. “Sua vida não corre, em absoluto, perigo, mas é verdade que é uma lesão preocupante”, reconheceu.
 
“Os próximos passos são fazer todo o estudo radiológico, uma tomografia tridimensional se possível e proceder a descoagulação por conta do risco de tromboembolismo”, detalhou. “É uma lesão muito importante. A vida dele não corre perigo. Insisto, ele está sedado porque a dor é insuportável, mas vamos ver”, completou.

#GALERIA(9515)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.