Com negativa de Folger, KTM não sabe a quem chamar caso Espargaró fique fora do GP da Inglaterra

A KTM está numa situação complicada para os próximos dias. Provavelmente ainda sem Pol Espargaró e certamente sem o piloto de testes Mika Kallio, a equipe austríaca buscou Jonas Folger para ocupar o espaço em aberto na Inglaterra. E ouviu um 'não'. Agora não sabe bem o que fazer

A situação para a KTM é problemática. Sem Pol Espargaró, que sofreu uma fratura na clavícula durante o warm-up em Brno, a equipe austríaca ficou sem uma das motos na corrida por lá e também para a etapa deste fim de semana, na corrida de casa, na Áustria. Mas há uma pressão para que haja uma segunda moto no GP da Inglaterra, em duas semanas.

 
O substituto natural para Espargaró seria o piloto de testes Mika Kallio, mas ele também está fora por conta de uma lesão nos ligamentos do joelho após uma queda em Sachsenring. E o regulamento técnico da MotoGP pede que um substituto seja definido em no máximo dez dias após a lesão do titular – que aconteceu no domingo, 5 de julho.
 
"As equipes precisam fazer todo esforço possível para contratar um substituto qualificado e preencher as obrigatoriedades até no máximo dez dias após a retirada do piloto", é o que aponta a regra.
 
Espargaró, que deixou a pista após o acidente sem sentir os braços, agora já deixou o hospital e ainda é a escolha da KTM, que torce para que ele esteja disponível. Entretanto, o mais provável é que Pol não esteja em condições de ser confirmado até a próxima. Nesse caso, como o diretor-esportivo Pit Beirer deixou, claro, a KTM não tem um nome. 
Jonas Folger (Foto: Divulgação/MotoGP)

"Primeiro, esperamos que Pol esteja em condições. Se não estiver, temos um problema. Não tem muitos caras sentados no sofá de casa esperando uma ligação para pilotar uma KTM", disse.

 
"Hoje em dia o último colocado [na MotoGP] anda no mesmo segundo que o líder. Certamente poderíamos encontrar alguém para andar, muita gente ficaria feliz com a chance. Mas se você mandar alguém na moto que seja 3s ou 4s mais lento, talvez 5s, acho que é até uma questão de segurança para os outros pilotos na pista", seguiu. 
 
"Então realmente temos dificuldade, posso dizer, porque o cara que substitui um dos nossos pilotos não está disponível no momento, então temos que esperar e avaliar algumas listas. Se alguém tiver uma ideia muito esperta, mande um e-mail para mim", brincou.
 
Um nome que ocorreu a Beirer foi o de Jonas Folger, que se destacou e foi ao pódio em 2017, no que foi o ano de estreia dele na classe rainha. Mas Folger está fora do grid neste ano por decisão própria, tratando da saúde. A chance de aparecer na KTM não fez com que o alemão mudasse de ideia.
 
"Ligamos para ele, mas a decisão dele é não correr esse ano, e isso não mudou. Não esperávamos uma resposta diferente. Tirando isso, não vejo ninguém em casa que possa realmente correr. Jonas poderia subir na moto e ser daquele nível, mas qualquer outro cara eu não sei", encerrou. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.