Com maior vantagem da história da Moto3, Kent vence segunda seguida em 2015. Vázquez bate Viñales e é 2º na Argentina

Com 10s334 de vantagem, Danny Kent chegou ao seu segundo triunfo na temporada 2015 da Moto3. Éfren Vázquez venceu um duelo com Isaac Viñales para ficar com a segunda posição

A cobertura completa do GP da Argentina no GRANDE PRÊMIO

Danny Kent voltou a mostrar sua força neste domingo (19). Rodando mais rápido que os demais nas 21 voltas do GP da Argentina, o britânico ignorou a concorrência para disparar na ponta e vencer com a maior margem já registrada na história da Moto3.
 
Largando na segunda colocação, o britânico não tardou em tomar a ponta de Miguel Oliveira e tratou de impor seu ritmo. Aproveitando um acidente entre Niccolò Antonelli e Jorge Navarro, Danny conseguiu abrir uma boa margem em relação ao segundo colocado, se afastando cada vez mais.
Danny Kent lidera o Mundial de Moto3 (Foto: Divulgação/MotoGP)
A classificação da Moto3 após o GP da Argentina

Ao final das 21 voltas, Kent recebeu a bandeirada com 10s334 de vantagem para Éfren Vázquez, naquela que é a maior margem já registrada na história da Moto3.

 
Para garantir a dobradinha da Kiefer, entretanto, Vázquez teve de trabalhar duro, uma vez que a disputa pela segunda colocação foi o mais atrativo da prova em Termas de Río Hondo. Nos metros finais, Éfren conseguiu superar Isaac Viñales, que teve de se conformar com o terceiro posto.
 
Miguel Oliveira fez uma boa prova, mas ficou a 0s371 do pódio, em quarto. Brad Binder aparece na sequência, à frente de Fabio Quartararo. O francês brigou pelo pódio até os metros finais, mas não conseguiu repetir o resultado de Austin.
 
Karel Hanika recebeu a bandeirada na sétima colocação, à frente de Romano Fenati. O italiano conseguiu minimizar os efeitos de uma punição recebida por um ato de indisciplina no warm-up e somou bons pontos. Ênea Bastianini e Niklas Ajo completam a lista dos dez primeiros na Argentina.

Com o resultado, Kent chegou aos 66 pontos, 17 a mais que Vázquez, o segundo colocado. Enea Bastianini aparece em terceiro, com Fabio Quartararo e Isaac Viñales fechando o top-5.

VIU ESSA? FENATI CHUTA AJO DURANTE TREINO DA MOTO3 NA ARGENTINA

determinarTipoPlayer(“15446214”, “2”, “0”);

Saiba como foi o GP da Argentina de Moto3:

Depois de um sábado de sol, Termas de Río Hondo voltou a exibir um céu nublado. Pouco antes da largada deste domingo, os termômetros marcavam 23°C, com o asfalto atingindo 29°C. Os ventos sopravam a uma velocidade de 10 km/h.

Pela segunda vez na carreira no Mundial de Motovelocidade, Miguel Oliveira tinha a pole-position — a primeira foi no GP da Holanda de 2013. Além de ainda brigar para ser o primeiro piloto de Portugal a vencer no campeonato da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), o #44 ainda tenta somar seus primeiros pontos na temporada 2015.

Vindo de uma vitória em Austin, Danny Kent tinha o segundo posto do grid, à frente de Niccolò Antonelli, que segue em busca de seu primeiro pódio. Éfren Vázquez abre a segunda fila, seguido por Isaac Viñales. Karel Hanika aparece para fechar a segunda linha da grelha, à frente do estreante Jorge Navarro.

Vencedor do GP da Argentina do ano passado, Romano Fenati foi 0s830 mais lento que Oliveira na classificação e conquistou o oitavo posto no grid de Termas de Río Hondo, mas vai largar em último por conta de uma punição imposta pela FIM.

Durante o warm-up desta manhã, Fenati se desentendeu com Niklas Ajo e, além de chutar o rival — quando o finlandês ainda estava rodando —, aproveitou o momento em que os pilotos treinavam largada para desligar a moto do piloto da RBA.
 

A Direção de Prova ouviu o italiano e decidiu aplicar três pontos de punição ao carnê do piloto do Team Sky VR46. Esses pontos, somados ao que Fenati recebeu no ano passado também na Argentina, obrigam o #5 a largar na última colocação do grid.
Isaac Viñales foi um dos protagonistas da prova deste domingo (Foto: LaGlisse)
Sexto piloto mais jovem da história a subir no pódio do Mundial de Motovelocidade, Fabio Quartararo ficou com o 15º posto no grid argentino.
 
Para este fim de semana, a Dunlop, fornecedora única dos pneus da categoria, levou uma alocação parecida com aquela da prova de Austin, com exceção do traseiro macio. Na Argentina, os pilotos terão a disposição as borrachas médias e duras. 
Quando os pilotos saíram para a volta de aquecimento, Alexis Masbou teve problemas com a moto, mas logo conseguiu colocar a Honda em funcionamento e se juntar ao pelotão. 
 
Na hora em que as luzes se apagaram em Termas de Río Hondo, Oliveira teve uma ótima saída e manteve a ponta, seguido por Kent e Antonelli. Poucos metros adiante, na reta oposta, Danny e Niccolò usaram o vácuo para pular para as duas primeiras posições.
 
Pouco depois, Viñales tomou a liderança, mas logo perdeu a ponta para Antonelli. De novo na reta oposta, Isaac retomou a liderança, com Kent em segundo, à frente de Oliveira, Antonelli, Vázquez, Quartararo, Hanika, Navarro, Ono e Masbou.
 
Ainda no primeiro giro, Gabriel Rodrigo caiu e levou María Herrera junto. Os dois não se machucaram.
 
Ainda na segunda volta, Quartararo passou Kent para assumir o terceiro posto, atrás de Oliveira. Na passagem seguinte, Miguel pulou para a ponta na curva 1, mas pouco depois foi engolido pelos rivais.
 
Kent assumiu a liderança, à frente de Quartararo, Viñales, Navarro, Antonelli, Vázquez, Ono, Oliveira, Bastianini e Masbou. 
 
Vindo de uma vitória dominante em Austin, Kent passou a tentar escapar na ponta. Com a intensa briga pela segunda colocação, o britânico tinha a oportunidade perfeita para construir uma grande vantagem.
 
De novo na reta oposta, os pilotos usaram o vácuo para alterar suas posições. Antonelli subiu para segundo, à frente de Viñales, Quartararo, Navarro, Vázquez e Bastianini. 
 
Viñales foi dentro de Antonelli na curva 12 e conseguiu assumir o segundo posto. Na quarta volta, Kent já tinha 0s970 de vantagem na liderança do GP da Argentina.
 
Antonelli não tardou em reagir e conseguiu recuperar a segunda colocação. Pouco depois, na freada da curva 7, Navarro caiu e acabou tirando Antonelli da disputa. Jorge conseguiu voltar, mas Niccolò deixou a pista mancando.
Fabio Quartararo completa 16 anos nesta segunda-feira (Foto: Repsol)
Com a confusão na briga pelo segundo posto, Kent abiu 1s862 na quinta volta. Viñales vinha em segundo, à frente de Quartararo, Bastianini, Ono, Vázquez, Brad Binder, Kornfeil e Masbou.
 
Rodando sozinho na ponta, o #52 ia impondo se ritmo, cravando a melhor marca da corrida — 1min49s318. 
 
Se a queda de Navarro e Antonelli ajudou Kent a escapar, o acidente na curva 7 também serviu para aproximar o pelotão, com os pilotos entre o segundo e o 17º lugar andando colados.
 
Na sétima volta, Kent já tinha 3s832 de vantagem para Bastianini, que era quem ocupava o segundo lugar. Instantes mais tarde, Vázquez superou a concorrência na freada da curva 5 e assumiu o segundo posto, à frente de Ono, Quartararo e Viñales.
 
Depois de vencer a prova de abertura da temporada, Alexis Masbou engatou numa fase ruim e abandonou a prova da Argentina após um tombo,
 
Na curva 7, Viñales colocou por dentro para assumiu a segunda colocação, à frente de Quartararo, Vázquez, Ono, Binder, Bastianini, Kornfeil, Oliveira e Loi. 
 
Na reta de Termas, Ono aproveitou o vácuo para assumir a segunda colocação, mas foi superado por Vázquez e Quartararo pouco depois. Hiroki reagiu e deixou o francês para trás. Viñales também passou o piloto da Estrella Galicia 0,0 e subiu para a quarta colocação. Mais atrás, Fenati passou Ajo — de maneira limpa — e assumiu o 12º.
 
Na freada da curva 5, Oliveira engoliu três de uma só vez para assumir a segunda colocação, à frente de Vázquez, Viñales, Quartararo, Binder, Bastianini, Fenati e Ono.
 
Mantendo um ritmo forte, Kent ia abrindo mais e mais e caminhando para registrar ela segunda vez consecutiva a maior diferença entre o primeiro e o segundo colocado em uma prova da Moto3. Na 12ª volta, o britânico tinha 7s740 de margem para Oliveira.
 
Com o português rodando em segundo, aliás, as trocas de posição deram uma ligeira acalmada, com Vázquez ficando com o terceiro posto, à frente de Viñales e Binder.
 
Pouco depois, Viñales conseguiu passar Vázquez e assumiu o terceiro posto, mas perdeu a posição para Éfren com uma manobra por dentro no fim da volta.
 
Na freada da curva 5, Isaac voltou a assumir a segunda colocação, mas não conseguiu segurar por muito tempo. Vázquez passou a frente, com Oliveira passando para assumir o terceiro posto. Bastianini vinha em quinto, à frente de Brad Binder e Fabio Quartararo.
 
Na 15ª das 21 voltas do GP da Argentina, Kent já exibia 9s202 de vantagem para Viñales. Vázquez era o terceiro, seguido por Oliveira, Bastianini e Binder.
 
Na reta oposta, Vázquez tentou usar o vácuo, mas Viñales defendeu. Enquanto Isaac reagiu, Oliveira fez uma ótima manobra na curva 13 e assumiu o segundo posto, na frente de Viñales e Éfren.
 
Pouco depois de tomar uma volta de Kent, Navarro decidiu abandonar a disputa e ir para os boxes. A moto ficou muito difícil de guiar após o tombo de mais cedo.
 
Na curva 13, Quartararo tentou por fora para entrar na briga pelo pódio, mas não conseguiu passar do quinto posto, seguido por Bastianini, Binder, Ono, Fenati e Loi.
 
Com 4 voltas para o fim, Oliveira tomou a segunda colocação de Viñales, com Vázquez em quarto e Quartararo em quinto. 
 
Éfren Vázquez não tardou em atacar o rival da Husqvarna e assumir o terceiro posto, pulando para segundo na sequência. Pouco depois, Viñales recuperou o segundo posto na curva 5, mas perdeu a posição na curva seguinte. Quartararo agora vinha em quarto.
 
Na 19ª volta, Vázquez recuperou a segunda posição de Viñales, perdendo pouco depois. Quartararo aproveitou para mergulhar por dentro e subiu para terceiro.
 
Alguns metros depois, Fabio assumiu a segunda colocação, mas foi batido por Vázquez e Viñales na última curva. 
 
No giro final, Viñales conseguiu passar Vázquez usando o vácuo do rival na reta aposta. Quartararo tentou aproveitar o momento, mas Éfren fechou a porta.
 
O piloto do Team Germany reagiu de imediato e passou Viñales nos metros finais para garantir o segundo posto. Viñales ficou em terceiro, com Oliveira, Binder e Quartararo completando o top-6.

#GALERIA(5282)

Moto3, GP da Argentina, Termas de Río Hondo, corrida:

1 52 DANNY KENT ING KIEFER Honda 38:25.621 21 voltas
2 7 ÉFREN VÁZQUEZ ESP KIEFER Honda +10.334  
3 32 ISAAC VIÑALES ESP HUSQVARNA LAGLISSE +10.396  
4 44 MIGUEL OLIVEIRA POR RED BULL KTM AJO +10.767  
5 41 BRAD BINDER SAF RED BULL KTM AJO +11.117  
6 20 FABIO QUARTARARO FRA ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda +11.195  
7 98 KAREL HANIKA TCH RED BULL KTM AJO +11.388  
8 5 ROMANO FENATI ITA VR46 KTM +11.603  
9 33 ENEA BASTIANINI ITA GRESINI Honda +11.712  
10 31 NIKLAS AJO FIN RBA KTM +11.806  
11 21 FRANCESCO BAGNAIA ITA ASPAR Mahindra +11.958  
12 11 LIVIO LOI BEL RW Kalex KTM +12.355  
13 76 HIROKI ONO JAP KIEFER Honda +12.501  
14 84 JAKUB KORNFEIL TCH SEPANG KTM +12.644  
15 17 JOHN McPHEE ING RTG Honda +12.772  
16 65 PHILIPP OETTL ALE SCHEDL GP KTM +22.477  
17 16 ANDREA MIGNO ITA VR46 KTM +23.352  
18 29 STEFANO MANZI ITA TEAM ITALIA Mahindra +28.746  
19 2 REMY GARDNER AUS CIP Mahindra +30.409  
20 63 ZULFAHMI KHAIRUDDIN MAL SEPANG KTM +30.644  
21 12 MATTEO FERRARI ITA TEAM ITALIA Mahindra +30.786  
22 88 JORGE MARTÍN ESP ASPAR Mahindra +44.095  
23 55 ANDREA LOCATELLI ITA GRESINI Honda +45.153  
24 40 DARRYN BINDER RSA AMBROGIO Mahindra +49.149  
25 19 ALESSANDRO TONUCCI ITA AMBROGIO  Mahindra +51.073  
26 22 ANA CARRASCO ESP RBA KTM +56.185  
27 24 TATSUKI SUZUKI JAP CIP Mahindra +1:01.461  
28 91 GABRIEL RODRIGO ARG RBA KTM +1 volta  
29 9 JORGE NAVARRO ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda +6 voltas NC
30 58 JUANFRAN GUEVARA ESP ASPAR Mahindra +9 voltas NC
31 10 ALEXIS MASBOU FRA RTG Honda +14 voltas NC
32 23 NICCOLÒ ANTONELLI ITA ONGETTA Honda +17 voltas NC
33 95 JULES DANILO FRA ONGETTA Honda +18 voltas NC
34 6 MARÍA HERRERA ESP HUSQVARNA LAGLISSE   NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.