Chuva movimenta MotoGP na Holanda, mas não impede Márquez de vencer 8ª seguida e repetir feito de Agostini

Em corrida flag-to-flag, Marc Márquez volta a se impor e vence pela oitava vez na temporada 2014 da MotoGP. Andrea Dovizioso e Dani Pedrosa completam o pódio de prova movimentada

A cobertura completa do GP da Holanda no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens desta sexta-feira de Mundial de Motovelocidade em Assen

A Holanda escalou São Pedro para parar Marc Márquez em Assen, mas a ajuda divina não foi suficiente neste sábado (28). Superando o clima difícil e os poucos rivais que encontrou pela frente, o espanhol se tornou o primeiro piloto desde Giacomo Agostini em 1971 a vencer as oito primeiras provas da temporada.
O sábado da classe rainha começou bagunçado pela chuva, que insistia em cair antes do início de cada corrida. Como já tinha acontecido com a Moto2, a largada da MotoGP teve de ser adiada em alguns minutos para que as condições de pista pudessem ser avaliadas pela direção de prova.
Marc Márquez igualou feito de Giacomo Agostini neste sábado (Foto: Repsol Honda)
A classificação da MotoGP após o GP da Holanda

Com o piso encharcado, os pilotos alinharam no grid calçando as motos com pneus de chuva macios, com exceção de Cal Crutchlow e Yonny Hernández, que optaram pela borracha mais dura. Depois de um novo adiamento, Valentino Rossi alinhou com slicks, mas desistiu antes da largada e voltou aos boxes da Yamaha para pegar a moto reserva. A escolha do multicampeão o forçou a sair do pit-lane, ao lado de Scott Redding, e depois de todos os outros pilotos.

Na pole para 150ºGP, Aleix Espargaró não conseguiu manter a posição e viu Marc Márquez e Andrea Dovizioso saltarem para a ponta logo nos metros iniciais.
 
Poucas voltas após o início da corrida, o piso secou e forçou os pilotos a irem para os boxes em busca das motos com pneus slicks. Michael Laverty e Scott Redding começaram a sequência de paradas, mas logo foram seguidos por Márquez e Dovizioso, que comandavam a corrida. 
 
Jorge Lorenzo, por outro lado, adiou a parada e assumiu o comando da disputa. De volta à pista, Marc errou e escapou do traçado curva dez, mas conseguiu evitar queda. 
Quando os últimos pilotos rumaram para os boxes, Dovizioso se instalou na ponta, com uma certa vantagem em relação à Márquez. Pouco a pouco, o piloto da Honda foi recuperando as posições perdidas e recortando a diferença para o rival da Ducati.
 
Dovizioso merece aplausos por tentar, mas, obviamente, não conseguiu segurar Márquez e sua muito bem comandada RC213V com sua ainda em desenvolvimento GP14. Do jeito que chegou, Marc passou e abriu, não dando mais chances a ninguém.
Andrea Dovizioso conquistou o segundo lugar em Assen (Foto: Ducati)
Também sem novos adversários, Dovizioso confirmou o segundo posto e recebeu a bandeirada com 6s714 de atraso para Marc. Dani Pedrosa fecha o pódio, mas teve que trabalhar duro para conquistar a última vaga do top-3.
 
Vindo de um ótimo fim de semana, Aleix Espargaró jogou com todas suas cartas, mas acabou perdendo a posição para o rival da Honda e teve que se conformar com o quarto posto, igualando seu melhor resultado no ano. 

Rossi, por sua vez, não fez uma prova ruim, mas tinha ritmo para brigar pelo pódio. Depois da decisão de mudar de moto às vésperas da largada, partir do pit-lane e cair para último, o italiano foi se recuperando passo a passo até chegar à quinta colocação, mas embora tenha descontado boa parte do atraso para Aleix, não conseguiu brigar por nada melhor do que o quinto lugar. 

Sexto colocado, Andrea Iannone ainda tentou ameaçar Rossi, mas não teve ritmo para encarar o conterrâneo. Álvaro Bautista aparece logo atrás, seguido por Bradley Smith e Cal Crutchlow, que, enfim, conseguiu completar uma corrida. Stefan Bradl fecha a lista dos dez melhores.
 
Destaque para a atuação de Broc Parkes, que, com a pequena Paul Bird, conseguiu andar dentro do top-10 e fechou a corrida na 11ª colocação.
 
Jorge Lorenzo, por outro lado, tem todos os motivos para esquecer o fim de semana na Holanda. Depois de largar em nono, o espanhol esteve longe de suas melhores atuações e ficou apenas em 13º. Após a prova, disse à TV italiana que não tinha motivos para se arriscar em condições tão complicadas, uma vez que não está na briga pelo título.
Saiba como foi o GP da Holanda de MotoGP:
 
Assim como aconteceu com a Moto2, a chuva voltou a ser notícia em Assen pouco antes da largada da MotoGP. Além da chuva, a temperatura também caiu e chegou aos 19°C e o asfalto chegando aos 25°C.
 
Como se passou mais cedo com Tito Rabat, Stefan Bradl também caiu na volta de instalação. O germânico deixou os boxes com pneus slicks e foi pego pelo piso escorregadio.
 
A previsão era de que a largada da MotoGP fosse dada às 14h05 (9h05 de Brasília), mas a forte chuva atrasou a saída um pouco mais. 
Aleix Espargaró brilhou, mas ainda não conseguiu chegar no pódio da MotoGP (Foto: AP)
Com o asfalto molhado, a maior parte dos pilotos optou por largar com os pneus de chuva macios, exceto Yonny Hernández e Cal Crutchlow, que escolheram a borracha mais dura.
 
Depois de uma performance brilhante na classificação, Aleix Espargaró conquistou a pole-position pela primeira vez na carreira. Marc Márquez tinha o segundo posto, à frente de Dani Pedrosa. Andrea Iannone, Cal Crutchlow e Bradley Smith formavam a segunda fila, com Andrea Dovizioso, Stefan Bradl e Jorge Lorenzo alinhando logo atrás. Álvaro Bautista, Pol Espargaró e Valentino Rossi completavam o top-12.
 
Também repetindo o que aconteceu na classe intermediária, a direção de prova decidiu liberar duas voltas de instalação para os pilotos. Com a espera e um sol tímido, a pista foi secando aos poucos.
 
Com o clima em constante mudança, quase todas as equipes preparam as motos reserva para pista seca. Antes de sair para a volta de instalação, Rossi apostou no slick médio na traseira e ao deixar o pit-lane, deu uma checada na opção de Pedrosa, que vinha com compostos de pista molhada.
 
Mike Webb, diretor de prova da MotoGP, levantou a placa declarando que a corrida seria realizada em pista molhada. Obviamente. 
 
Antes da largada, Rossi decidiu trocar para a moto preparada para pista molhada e saiu do pit-lane junto com Redding. Quando as luzes se apagaram, Márquez tomou a ponta, mas logo foi batido por Dovizioso na curva quatro. Pedrosa vinha em terceiro, à frente de Aleix, Iannone e Lorenzo. Rossi vinha em 20º.
 
Ainda na primeira volta, Márquez atacou Andrea e reassumiu o comando da corrida. Aleix também agiu e tirou Dani da terceira colocação. O piloto da Honda tentou armar o ataque, mas o rival da Forward conseguiu manter a frente.
 
Hernández tinha sido o único a apostar nos pneus de pista seca, mas entrou nos boxes de imediato para trocar de moto.

Mais atrás, Valentino foi escalando o pelotão, passando Pol para assumir a 14ª colocação. Edwards era o próximo alvo.

 
Na ponta, Márquez vinha sem economia, cravando a volta mais rápida da disputa até então. Dovizioso vinha 1s080 atrás, à frente de Aleix, Pedrosa, Iannone, Crutchlow, Lorenzo, Aoyama, Smith e Bautista. Rossi era o 13º, 4s133 atrás de Hayden. 
 
Enquanto Márquez tentava escapar, Dovizioso tentava aproveitar o bom desempenho da Ducati no piso molhado para buscar o líder do Mundial. Mais atrás, Lorenzo brigava com Crutchlow pela sexta colocação. Atacado, Cal foi para cima de Iannone e passou, subindo para quinto.
 
Sem chuva, a pista foi secando e a Honda descobrindo a moto reserva de Márquez, devidamente preparada com pneus slicks. 
 
Com 21 voltas para o fim, Laverty e Redding entraram nos boxes para trocar de moto, assim como Hernández. Márquez também foi avisado para parar e foi seguido por Aleix, Pedrosa, Cal, Iannone, Bautista e Rossi. 
 
Com as paradas, Lorenzo assumiu a ponta, seguido por Hayden, Smith, Aoyama e Bradl. De volta à pista, Márquez vinha em quinto, seguido por Dovizioso. Rossi era o 18º.
 
A Yamaha logo chamou Lorenzo para os boxes, com Aoyama assumindo a ponta, à frente de Dovizioso, que aproveitou uma escapada de Márquez para passar o espanhol. 
 
Na nova rodada de paradas, Abraham saiu dos pits em cima de Pol Espargaró, mas foi apenas um susto. A ordem foi estabelecida da seguinte forma: Dovizioso, Aoyama, Márquez e Pedrosa.
 
Marc logo deixou Hiroshi para trás, assim como Pedrosa. O piloto da Aspar foi para os boxes na sequência. 
 
Na oitava volta da corrida, Dovizioso liderava com 3s863 de vantagem para Márquez. Terceiro, Pedrosa vinha outros 6s atrás do companheiro de Honda. 
 
De olho em um bom resultado, Aleix passou Pedrosa e assumiu o terceiro posto. Bautista vinha em quarto, seguido por Crutchlow, Parkes – um dos primeiros a parar pelos slicks –, Iannone, Rossi e Bradl. 
 
Rodando incrivelmente bem, Parkes se envolveu em um duelo com Iannone pela sétima colocação, mas o piloto da Pramac levou vantagem. Imediatamente, Andrea passou Crutchlow e subiu para sexto.
 
Não demorou, Rossi deixou Parkes para trás e subiu para oitavo. Com 14 giros para o fim, a bandeira de chuva voltou a tremular em Assen, mas não resultou em novas paradas, exceto para Edwards , que voltou para a pista com a moto em configuração de chuva.
 
Na pista, Márquez seguia caçando Dovizioso, que tinha 1s298 de vantagem. Aleix era o terceiro, à frente de Pedrosa, Iannone, Crutchlow, Bautista, Rossi, Parkes e Smith. Lorenzo era apenas o 17º.
 
Quarto, Pedrosa passou Aleix, mas o piloto da Forward atrasou a freada seguinte e recuperou a ponta. 
 
Mais atrás, Rossi deixou Bautista e Crutchlow para trás e assumiu o sexto posto. Iannone vinha logo na frente. Não demorou nada, o piloto da Yamaha passou o rival da Pramac.
 
Na frente, Aleix e Pedrosa travavam um belo duelo pela terceira colocação. Mais adiante, Márquez chegou em Dovizioso. Chegou, passou e abriu.
 
Pol Espargaró sofreu uma queda, mas conseguiu voltar para a pista. Algumas voltas mais tarde, o catalão voltou aos boxes para uma nova troca de motos.
 
Rodando em quinto e com 15s091 de atraso para Pedrosa, Rossi virou a volta mais rápida da disputa para tentar reduzir a diferença.
 
De tanto insistir, Pedrosa passou Aleix e começou a abrir. Dani tinha 9s479 de atraso para Dovizioso. 
 
Sem conseguir reduzir a diferença para Aleix, Rossi passou a ser pressionado por Iannone. Líder, Márquez seguia voando, abrindo mais e mais para Dovizioso. Atrás, Lorenzo brigava com Danilo Petrucci pelo 14º lugar. 
 
Sem a volta da chuva, as coisas foram se acalmando na pista. Márquez liderava com 3s478 de vantagem para Dovizioso. Pedrosa vinha em terceiro, tentando descontar a diferença. Aleix era o quarto, com Rossi em quinto, ainda descontando. 
 
No fim, as posições seguiram inalteradas, com Márquez cruzando a linha nadando sobre a RC213V para seu oitavo triunfo seguido em 2014.
 
MotoGP, GP da Holanda, Assen, Final:
 
1
93
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
43:29.954
26 voltas
2
4
ANDREA DOVIZIOSO
ITA
DUCATI
+6.714
 
3
26
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
+10.791
 
4
41
ALEIX ESPARGARÓ
ESP
FORWARD
+19.199
 
5
46
VALENTINO ROSSI
ITA
YAMAHA
+25.813
 
6
29
ANDREA IANNONE
ITA
PRAMAC DUCATI
+29.003
 
7
19
ÁLVARO BAUTISTA
ESP
GRESINI HONDA
+30.882
 
8
38
BRADLEY SMITH
ING
TECH3 YAMAHA
+30.985
 
9
35
CAL CRUTCHLOW
ING
DUCATI
+44.031
 
10
6
STEFAN BRADL
ALE
LCR HONDA
+48.662
 
11
23
BROC PARKES
AUS
PAUL BIRD
+51.863
 
12
45
SCOTT REDDING
ING
GRESINI HONDA
+1:00.329
 
13
99
JORGE LORENZO
ESP
YAMAHA
+1:04.641
 
14
17
KAREL ABRAHAM
TCH
AB
+1:05.980
 
15
9
DANILO PETRUCCI
ITA
IODA ART
+1:17.611
 
16
7
HIROSHI AOYAMA
JAP
ASPAR HONDA
+1:19.753
 
17
69
NICKY HAYDEN
EUA
ASPAR HONDA
+1:27.630
 
18
8
HECTOR BARBERÁ
ESP
AVINTIA
+1:28.142
 
19
68
YONNY HERNÁNDEZ
COL
PRAMAC DUCATI
+1 volta
 
20
63
MIKE DI MEGLIO
FRA
AVINTIA
+1 volta
 
21
70
MICHAEL LAVERTY
ING
PAUL BIRD
+1 volta
 
22
5
COLIN EDWARDS
EUA
FORWARD
+3 volta
 
 
44
POL ESPARGARÓ
ESP
TECH3 YAMAHA
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
 
ALEIX ESPARGARÓ
ESP
FORWARD
1:38.789
165.5 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA
 
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:34.575
172.8 km/h
RECORDE
 
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
1:34.548
172.9 km/h
MELHOR VOLTA
 
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:33.462
174.9 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
CHUVA
 
ar: 19ºC | pista: 25ºC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.