Chuva dá trégua, e Pedrosa comanda teste em Valência. Na estreia, Márquez fica em sétimo

A chuva, enfim, deu uma trégua em Valência e permitiu um dia mais movimento de testes. Dani Pedrosa não teve dificuldades para ditar e ficou com a melhor marca desta quarta-feira (14). Marc Márquez foi bem na estreia e fechou o dia com o sétimo posto

A chuva bem que tentou atrapalhar os testes em Valência nesta quarta-feira (14), mas os pilotos cansaram de esperar e decidiram encarar a pista molhada apesar de as condições estarem longe das ideais. 

Na parte da manhã, quando uma intermitente chuva caia no circuito, Michele Pirro, Aleix Espargaró, Andrea Iannone, Bradley Smith e Héctor Barberá, foram os únicos a anotar tempos. 
 
A bordo de uma Ducati da Pramac, Pirro anotou 1min43s287. Espargaró vinha atrás, com 0s230 de diferença. Em sua estreia na classe rainha, Iannone ocupava o terceiro posto, 1s165 atrás de Michele. Smith, que também debuta na MotoGP, tinha a quarta marca, à frente de Barberá.
Pedrosa não teve dificuldades para ditar o ritmo em Valência (Foto: MotoGP)

A chuva parou e o asfalto começou a secar, mas sem sol, as condições da pista demoraram a melhorar. Álvaro Bautista, Stefan Bradl, Nicky Hayden, Randy De Puniet, Andrea Dovizioso e Karel Abraham também decidiram deixar os boxes e se juntar ao grupo em pista. 
 
Por volta das 15h locais (12h no horário de Brasília), a Honda começou a se movimentar, indicando que Dani Pedrosa, enfim, deixaria os boxes para começar a trabalhar no programa de comparação entre a moto de 2012 e o protótipo do ano que vem. 
 
Com o espanhol na pista e imediatamente liderando a tabela de tempos, todas as atenções se voltaram para a garagem de Marc Márquez, onde a Honda de número 93 já era vista com os aquecedores de pneus colocados. Logo o jovem espanhol apareceu com o macacão e, às 12h30, o campeão da Moto2 deixou os boxes para sua primeira saída.
 
O primeiro giro foi acompanhado de perto por Pedrosa, que escoltou o novo parceiro pela pista. Depois de completar sete voltas, Márquez tinha como melhor marca 1min35s846, 2s123 atrás de Dani.
 
O espanhol, então, voltou para os boxes da HRC, mas novamente saiu para novas voltas. Pedrosa seguia na ponta, com seu melhor giro em 1min33s723. Cal Crutchlow, que foi para pista logo após Márquez, vinha em segundo, à frente de Hayden. 
 
Dovizioso tinha o quarto tempo, seguido por Bautista, De Puniet e Pirro. Com 14 voltas em Valência, e melhorando giro após giro, Márquez vinha em oitavo, à frente de Bradl e Iannone, e chegou a aparecer a 1s8 de Dani. 
 
Na sequência, Pedrosa baixou sua marca para 1min33s044, abrindo 0s565 de vantagem para Crutchlow. A dupla da Honda parou nos boxes, mas logo retornou para mais uma sequência de voltas.
Márquez mostrou um bom desempenho em sua estreia na Honda (Foto: MotoGP)

Dani baixou para 1min32s322, 0s896 mais rápido que Bautista. Crutchlow aparecia na sequência, seguido por Hayden e Bradl. Dovizioso era o sexto, 0s378 mais rápido que Márquez, o sétimo. 
 
O jovem espanhol seguia melhorando seus tempos de volta e tinha 1min33s529 após completar 29 giros, 1s207 atrás de Pedrosa, o que o colocava no sexto posto.

Às 17h locais (14h de Brasília), a sessão foi encerrada. Pedrosa ficou com a melhor marca, com 1min32s322. Crutchlow fez o segundo tempo, 0s491 atrás de Dani. Bradl completa o top-3.

Hayden ficou em quarto, com sua melhor volta em 1min32s956. Bautista aparece na sequência, seguido por Dovizioso. Com apenas duas horas de experiência na MotoGP, Márquez fechou o treino em sétimo, com a melhor volta em 1min33s403, 1s081 atrás de Pedrosa e apenas 0s165 atrás de Andrea.

Pirro ficou com a oitava marca, seguido por Iannone, que também estreia na categoria rainha. O italiano da Pramac cravou 1min33s833 em seu melhor giro, e ficou a 1s511 de Dani. De Puniet completa a lista dos dez mais rápidos.

Smith, que também rodou pela primeira vez com a M1 da Tech 3, fez seu melhor tempo em 1min34s538 e ficou em 11º, 2s216 atrás do líder. Abraham foi o 12º, com Petrucci em 13º e Barberá em 14º. 15º, Espargaró foi o último piloto com tempos anotados nesta quarta.

A Yamaha não participou da atividade em Valência nesta quarta. Após um primeiro dia de testes de muita chuva, o time decidiu embalar seus equipamentos e ir para Aragón, testar com o Mundial de Superbike. O tempo, entretanto, não ajudou e time pouco conseguiu ir para a pista.
 
Jorge Lorenzo deixou os boxes por breves instantes e sofreu uma queda sem consequências no Motorland. Valentino Rossi rodou um pouco mais, mas seus tempos ainda não foram divulgados.
 
MotoGP, Valência, Circuito Ricardo Tormo, testes coletivos, dia 2:
 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.