Chuva antecipa fim da Moto2, e Nakagami conquista primeira vitória da carreira na Holanda. Zarco tira liderança de Rins

Takaaki Nakagami teve uma mãozinha de São Pedro para conquistar seu primeiro triunfo no Mundial de Motovelocidade. Com a chegada da chuva e o aumento dos ventos, a direção de prova optou por encerrar a prova mais cedo, validando o resultado do 21º giro. Assim, Johann Zarco e Franco Morbidelli completam o pódio

Takaaki Nakagami teve uma ajuda providencial dos céus para conquistar seu primeiro triunfo no Mundial de Motovelocidade. Com a chegada da chuva e o aumento dos ventos, a direção de prova optou por encerrar mais cedo a disputa da Moto2, validando o resultado do 21º giro. A previsão era de uma corrida de 24 voltas.
 
Nos giros finais, Johann Zarco conseguiu subir o ritmo e vinha recortando a vantagem do rival do Team Tady, ainda que não em um ritmo dos mais impressionantes. Com o fim antecipado, Nakagami recebeu a bandeirada com 2s435 de vantagem para se tornar o primeiro japonês a vencer desde o triunfo de Yuki Takahashi na Catalunha em 2010.
Takaaki Nakagami venceu pela primeira vez no Mundial (Foto: Divulgação/MotoGP)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

A CLASSIFICAÇÃO DA MOTO2

Zarco assume o comando do Mundial
Franco Morbidelli precisou lutar, mas garantiu o terceiro posto, já 3s234 atrás de Zarco. Sam Lowes também teve de se recuperar de um início irregular e ficou em quarto.

Lorenzo Baldassarri garantiu o quinto posto, à frente de Álex Rins, que não conseguiu encontrar um bom ritmo ao longo de todo o fim de semana.
 
Simone Corsi ficou em sétimo, com Álex Márquez recebendo a bandeirada em oitavo para pontuar pela segunda vez no ano. Dominique Aegerter e Jonas Folger completam o rol dos dez melhores.
Com o resultado, Zarco chegou aos 126 pontos, empatando com Rins. Por ter mais vitórias, o francês assume a liderança do Mundial. Terceiro, Lowes tem cinco pontos a menos que os rivais.
 
Saiba como foi o GP da Holanda de Moto2:
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Apesar de o céu não estar tão nublado como nos dias anteriores, a previsão de chuva seguia mais do que presente. Pouco antes da largada da Moto2, os termômetros marcavam 20°C, com o asfalto chegando aos 23°C e os ventos soprando a uma velocidade de 14 km/k.
 
Pela segunda vez no ano, Tom Lüthi tinha a pole-position, à frente de Johann Zarco. Dominique Aegerter faz sua estreia na primeira fila em 2016 com o terceiro lugar.
 
Neste fim de semana, a Dunlop levou para o Circuito van Drenthe os pneus dianteiros macios ‘1’ e médios ‘2’, e traseiros duros ‘3’ e duros ‘4’. No grid, todos optaram pelo médio na frente e o duro 3 atrás, exceto Axel Pons, que preferiu calçar a traseira com a borracha mais firme.
 
Na largada, Lüthi se manteve na ponta, com Aegerter saltando para segundo, à frente de Nakagami, Zarco, Lowes e Morbidelli.
 
Ainda nos primeiros metros, Lowes saltou para terceiro, com Zarco também passando Nakagami para ocupar a quarta colocação. Líder do Mundial, Rins fez uma saída muito ruim e aparecia em décimo.
 
Apesar da excelente saída, Lüthi demorou um tantinho a escapar. Aegerter, então, decidiu atacar, mas errou e permitiu a passagem de Sam, que passou a liderar o ataque ao ponteiro.
 
Mais atrás, Nakagami atacou Zarco e voltou ao quarto posto, 0s2 atrás de Aegerter, o terceiro. Morbidelli vinha em sexto, pertinho de Johann.
 
No segundo giro, Aegerter atacou Lowes e ficou com a segunda posição na entrada da curva um, já 0s2 atrás de Lüthi. Mais atrás, Morbidelli passou Zarco e logo subiu para quarta colocação, à frente de Nakagami.
 
Zarco não deixou por menos, passou Nakagami e se instalou em sexto. Na sequência, entretanto, o francês caiu para oitavo, atrás de Baldassarri e Cortese. Rins vinha logo atrás.
Johann Zarco igualou pontuação de Rins e assumiu liderança do Mundial (Foto: Ajo)
Na ponta, Morbidelli encostou nos líderes e atacou, assumindo o segundo posto, à frente de Aegerter e Lowes. Na sequência, Nakagami e Baldassarri também partiram para cima, derrubando o piloto da Gresini para sexto.
 
Na quarta volta, Morbidelli tomou a liderança de Lüthi na Geert Timmer Bocht e logo tratou de abrir uma pequena margem. Nada que fosse salvar a lavoura. Rodando em um excelente ritmo, Nakagami ia encostando.
 
Na volta seguinte, Takaaki deixou Tom para trás e passou a conduzir a caçada a Morbidelli, que vinha 0s413 à frente. Aegerter era o quarto, à frente de Baldassarri, Lowes, Zarco, Corsi e Rins.
 
Uma vez na ponta, Morbidelli tratou de apertar o passo, mas apesar do bom ritmo do piloto da Marc VDS, Nakagami ia conseguindo encostar, especialmente no primeiro setor da pista. 
 
Mais atrás, Rins respondeu ao ataque de Corsi e voltou ao oitavo posto, já a 1s261 de Zarco, que vinha em sétimo.
 
Sem que Lowes mostrasse qualquer chance de reação, Johann deixou o rival da Gresini para trás e saltou para sexto, 0s3 atrás de Baldassarri.
 
O campeão vigente seguiu sua escalada e, em um único golpe, passou Baldassarri e Aegerter, saltando para quarto na Ruskenhoek. Sam também aproveitou e passou Dominique, chegando a sexto.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Na ponta, Nakagami colou em Morbidelli mais uma vez e tomou a liderança na curva um no oitavo giro, abrindo um pouquinho logo de cara. Lüthi também vinha próximo da briga pela vitória. 
 
Mais atrás, Lowes passou Baldassarri e assumiu o quinto lugar, mas levou o troco pouco depois.
 
Na sequência, Franco passou Takaaki, mas errou um tiquinho e perdeu a ponta, sendo ultrapassado por Lüthi pouco depois. Zarco também aproveitou e tirou o italiano do pódio.
 
Com Lüthi no comando da caçada, Nakagami abriu 0s595 de vantagem na ponta. Zarco vinha em terceiro, à frente de Morbidelli, Baldassarri, Lowes, Corsi, Rins e Aegerter.
 
Rodando melhor que a concorrência, Nakagami foi abrindo mais e mais e tinha 0s816 de margem na 11ª volta. Lüthi, por sua vez, tinha Zarco colado atrás. Mais para baixo na tabela, Rins passou Corsi e se instalou em sétimo, 1s377 atrás de Lowes.
 
Na passagem seguinte, Zarco deixou Lüthi para trás e assumiu a segunda colocação, já 1s558 atrás de Nakagami. Com ritmo melhor, Franco também passou o suíço e assumiu o terceiro posto.
 
O titular da Marc VDS não deixou por menos e tratou de tirar Zarco do caminho, assumindo o segundo posto, 2s3 atrás de Nakagami. 
 
Johann logo apresentou sua reação e passou Morbidelli, retomando a segunda colocação. Enquanto isso, Nakagami ia escapando ainda mais.
 
Na 15ª volta, Luca Marini caiu na De Strubben, mas não se feriu e conseguiu voltar para a pista. O italiano era 18º no momento da queda. 
 
Na frente, Lüthi errou na saída da curva e facilitou a ultrapassagem de Baldassarri e Lowes, que subiram para quarto e quinto, respectivamente. Os pneus do suíço pareciam completamente destruídos.
 
Com sete voltas para o fim, Zarco apertou o passo e começou a ver a vantagem de Nakagami cair. Terceiro, Morbidelli vinha 0s3 atrás. Mais para baixo, Lowes e Baldassarri brigavam pela quarta posição, com o britânico levando a melhor.
 
Com Zarco tentando encostar, São Pedro pareceu ter tido ma ideia diferente: algumas gotas começaram a cair em Assen.
Takaaki Nakagami, Johann Zarco e Franco Morbidelli formaram o pódio holandês (Foto: Divulgação/MotoGP)
Brigando pelo quarto posto, Lowes precisou rebolar para evitar um tombo, permitindo que Lorenzo abrisse 0s5 de margem.
 
Pouco depois, Lüthi caiu na Stekkenwal, abandonando a disputa. Rins subiu para sexto, à frente de Corsi, Márquez, Aegerter e Cortese.
 
Na ponta, Zarco já tinha levado a vantagem de Nakagami para 2s3, mas a mudança climática certamente seria um problema na preparação por um novo backflip.
 
Ciente da mudança climática, Zarco tirou a mão, permitindo que a vantagem do nipônico aumentasse um pouco. O francês segue vivíssimo na briga pelo título e o risco seria grande demais.
 
Depois da rebolada, Lowes reencontrou o prumo e aproveitou a queda de ritmo de Baldassarri para passar e assumir o quarto posto.
 
Como a chuva não parecia das maiores, Zarco subiu o passo mais uma vez, baixando a vantagem de Takaaki para 1s7 na 21ª volta. Restavam três giros e a vantagem ia despencando em um ritmo bom.
 
São Pedro, de novo, jogou a favor de Nakagami e as bandeiras de chuva voltavam a aparecer. A direção de prova, então, decidiu encerrar a corrida mais cedo, confirmando o resultado da 21ª volta. O #30, aliás, já tinha pedido a bandeira.

Moto2, GP da Holanda, Assen, Final:
 
1 30 TAKAAKI NAKAGAMI JAP TEAM TADY Kalex 34:33.948 21 voltas
2 5 JOHANN ZARCO FRA AJO Kalex +2.435  
3 21 FRANCO MORBIDELLI ITA MARC VDS Kalex +5.670  
4 22 SAM LOWES ING GRESINI Kalex +7.069  
5 7 LORENZO BALDASSARRI ITA FORWARD Kalex +7.883  
6 40 ÁLEX RINS ESP PONS Kalex +9.215  
7 24 SIMONE CORSI ITA SPEED UP +9.482  
8 73 ÁLEX MÁRQUEZ ESP QMMF Speed Up +15.004  
9 77 DOMINIQUE AEGERTER SUI INTERWETTEN Kalex +15.227  
10 94 JONAS FOLGER ALE INTACT Kalex +15.404  
11 19 XAVIER SIMÉON BEL GRESINI Kalex +16.374  
12 11 SANDRO CORTESE ALE INTACT Kalex +16.567  
13 23 MARCEL SCHROTTER ALE ARGIÑANO & GINÉS Kalex +24.770  
14 52 DANNY KENT ING KIEFER Kalex +25.017  
15 44 MIGUEL OLIVEIRA POR KIEFER Kalex +25.542  
16 60 JULIÁN SIMÓN ESP QMMF Speed Up +25.729  
17 97 XAVIER VIERGE ESP TECH3 Mistral 610 +34.115  
18 2 JESKO RAFFIN SUI SAG Kalex +34.180  
19 54 MATTIA PASINI ITA ITALTRANS Kalex +34.764  
20 87 REMY GARDNER AUS TASCA KALEX +41.438  
21 32 ISAAC VIÑALES ESP TECH3 Mistral 610 +42.058  
22 70 ROBIN MULHAUSER SUI INTERWETTEN Kalex +48.683  
23 57 EDGAR PONS ESP PONS KALEX +56.096  
  12 THOMAS LÜTHI SUI INTERWETTEN Kalex NC  
  10 LUCA MARINI ITA FORWARD Kalex NC  
  55 HAFIZH SYAHRIN MAS RACELINE Kalex NC  
  49 AXEL PONS ESP ARGIÑANO & GINÉS Kalex NC  
             
POLE THOMAS LÜTHI SUI INTERWETTEN Kalex 1:37.954 166.9 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA TAKAAKI NAKAGAMI JAP TEAM TADY Kalex 1:38.055 166.7 km/h
RECORDE TITO RABAT ESP MARC VDS Kalex 1:37.449 167.7 km/h
MELHOR VOLTA JOHANN ZARCO FRA AJO Kalex 1:36.346 169.7 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 20ºC | pista: 23ºC

#GALERIA(5709)
 

PADDOCK GP #34 ENTREVISTA CHRISTIAN FITTIPALDI E FALA SOBRE LE MANS E F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.