Chefe defende que pilotos sejam protagonistas e vê grid nivelado como “pedra fundamental” da MotoGP

Diretor-executivo da Dorna, Carmelo Ezpeleta avaliou que a igualdade do grid é a “pedra fundamental” da MotoGP. Dirigente ressaltou a importância de ter os pilotos como protagonistas do esporte

Às vésperas do início da temporada 2019 do Mundial de Motovelocidade, Carmelo Ezpeleta fala com orgulho dos rumos tomados pelo esporte. Diretor-executivo da Dorna, a promotora do certame, o dirigente considera ter seguido o rumo certo com o regulamento, o que permitiu uma alta competitividade na MotoGP.
 
Em uma entrevista à agência espanhola Europa Press, Ezpeleta avaliou que o regulamento atual ajuda as fábricas, mas reconheceu que cometeu um erro quando da mudança das 500 para a 1000cc.
Carmelo Ezpeleta exaltou a competitividade do grid da MotoGP (Foto: Michelin)
“Nós construímos regras que ajudam os fabricantes. Quando nos disseram que não poderiam construir motos de quatro tempos e passamos a cilindrada para 1000 partindo das 500, nós cometemos um erro, porque dissemos que eles criassem o regulamento e acabou sendo caríssimo”, disse Ezpeleta. “Mas nós tivemos a sorte de nos darmos conta de que viria uma crise dura e fomos mudando as regras, introduzindo uma série de normas técnicas”, seguiu.
 
“Nós permitimos que agora as motos sejam muito mais iguais, e essa é a pedra fundamental do nosso campeonato”, defendeu.
 
Ainda, Carmelo explicou a filosofia da Dorna, que repassa uma alta soma para as equipes satélites para financiar parte da operação e, assim, garantir a competitividade do esporte.
 
“Nós temos de fazer corridas competitivas nas quais os pilotos sejam os protagonistas. Para isso, é necessário ter equipes privadas e oficiais, os privados em condições piores, mas muito próximos”, defendeu. “Nós somos o patrocinador principal das equipes privadas, que têm motos muito similares às oficiais, e isso permite que as corridas sejam muito competitivas”, ponderou.

#GALERIA(9670)
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.