Francesco Bagnaia teve uma exibição de gala neste domingo (26). Décimo no grid, o italiano esteve na briga pela vitória durante toda a corrida, mas foi uma bela atuação nos metros finais que lhe garantiu a primeira vitória da carreira. O #21 também entra para a história como o primeiro piloto a vencer pela Mahindra.
No giro final, Bagnaia saiu da Hoge Heide em quinto, mas foi impecável na passagem pela Ramshoek e pela chicane Geert Timmer Bocht para entrar na reta na frente e segurar Andrea Migno por apenas 0s018.
Francesco Bagnaia venceu em um final apertado em Assen (Foto: Divulgação/MotoGP))
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
A CLASSIFICAÇÃO DA mOTO3
Binder segue na liderança do Mundial
Fabio Di Giannantonio também conseguiu dar o bote em Romano Fenati nos centímetros finais e recebeu a bandeirada com 0s045 de margem para o #5.
Pouco após a bandeirada, a direção de prova anunciou que estava investigando a última volta. Sem muita demora, o grupo anunciou que Migno foi punido com a perda de uma posição por manobra ilegal, o que dá a Di Giannantonio o segundo posto na corrida.
Niccolò Antonelli ficou com o quinto posto, à frente de Jules Danilo. Nicolò Bulega chegou a brigar entre os ponteiros, mas acabou em sétimo, seguido por Joan Mir. Bo Bendsneyder vem logo atrás, com Lorenzo Dalla Porta completando o top-10.
Líder do Mundial, Brad Binder não conseguiu aproveitar a ausência de Jorge Navarro para ampliar ainda mais sua vantagem. O sul-africano escapou da pista em uma disputa e despencou no pelotão, perdendo a chance de brigar por qualquer coisa melhor do que o 12º posto. É a primeira vez no ano que o #41 fica fora do pódio.
Com o resultado, Binder chegou aos 151 pontos, 48 pontos à frente de Navarro, que se mantém em segundo mesmo ausente em Assen. Fenati tem o terceiro posto, com Bagnaia e Bulega completando o top-5.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Saiba como foi o GP da Holanda de Moto3:
O dia em Assen amanheceu com muitas nuvens no céu, mas, ao contrário do que aconteceu nos últimos dias, era possível ver uma mancha azul, ainda que pequena. Pouco antes da largada, a temperatura estava na casa dos 18°C, com o asfalto batendo a marca de 28°C. A velocidade dos ventos estava em 16 km/h. A previsão de chuva seguia existindo, mas apenas para mais tarde.
Pela primeira vez em 2016, Enea Bastianini tinha a pole-position, à frente de Andrea Migno, que repete seu melhor grid na Moto3 — Mugello 2016. Nicolò Bulega vem em terceiro.
Com Romano Fenati em quarto, esta é a primeira vez desde o GP da Catalunha de 1999 que quatro italianos ocupam os quatro primeiros lugares do grid.
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop, fornecedora única da categoria, levou os pneus slicks dianteiros macios e médios, e traseiros macios ‘S1’ e médios ‘M1. No grid, Bastianini optou pelo dianteiro macio, assim como Antonelli, Danilo e Loi. Livio, aliás, foi o único a calçar a traseira também com o composto mais mole.
Quando as luzes se apagaram, Bastianini se manteve na pole, com Migno conseguindo segurar o segundo posto, à frente de Fenati. Pouco depois, Romano, que tinha feito uma boa saída, passou o companheiro de VR46 e não tardou a assumir o controle da corrida.
Líder do Mundial, Binder logo se instalou em segundo, à frente de Bastianini, Migno, Rodrigo, Bagnaia, Quartararo, Bulega, Bendsneyder e Di Giannantonio.
Andrea Migno foi punido, mas ficou no pódio (Foto: VR46 KTM)
No fim da volta, Bangaia lançou um movimento por dentro, levando três pilotos de uma só vez para assumir o terceiro posto. Francesco seguiu sua escalada até a ponta, mas viu Fenati reagir para retomar a ponta na curva 7.
Ainda na segunda volta, Quartararo e Rodrigo se encontraram e caíram, um acidente que deixou os dois com dores e visivelmente desolados. O incidente na curva 7 começou com Gabriel, que caiu em uma disputa com Bastianini. Fabio, por sua vez, não conseguiu desviar e também foi ao chão.
Enquanto isso, Bagnaia retomou a liderança, abrindo 0s222 de margem para Fenati. Bastianini era o terceiro, seguido por Binder, Migno, Di Giannantonio, Bulega, Antonelli, Bendsneyder e Guevara.
Também no início da disputa, Albert Arenas abandonou após um tombo. A participação do piloto na corrida de Assen aconteceu de última hora, após a Aspar tirar Jorge Martín da disputa por conta das muitas dores ainda causadas por uma lesão no punho.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
A vantagem de Bagnaia foi logo destruída por Fenati, que conseguiu retomar a ponta. No fim do terceiro giro, entretanto, Francesco conseguiu passar na Ramshoek. Binder era o terceiro.
Com bom ritmo, Fenati reagiu, mas, mais uma vez, foi passado por Bagnaia na curva três, por dentro.
Fenati, então, reagiu de novo e voltou à ponta, à frente de Bagnaia, Binder, Di Giannantonio, Bastianini, Antonelli, Migno, Mir, Bendsneyder e Bulega.
Na quinta volta, Bagnaia retornou ao topo da tabela, à frente de Di Giannantonio. Fenati caiu para terceiro, à frente de Binder e Antonelli.
Fabio tentou se engraçar para cima de Bagnaia, mas o piloto da Aspar logo acabou com a graça. Di Giannantonio fez uma nova tentativa e assumiu a ponta, mas foi tirado de lá pouco depois e acabou despencando para oitavo após dar uma ligeira escapada da linha.
Fenati conseguiu retomar o comando, à frente de Bagnaia, Binder, Antonelli, Migno, Bastianini, Mir, Canet, Di Giannantonio e Bulega.
No fim do sexto giro, Binder passou Bagnaia e começou a liderar o ataque em Fenati.
Pouco depois, Arón Canet entrou rápido demais na última chicane e tocou com Juanfran Guevara na primeira perna da Geert Timmer Bocht. Nenhum dos dois conseguiu voltar após a queda.
Alheios aos tombos, Fenati e Bagnaia seguiam bailando na ponta, se revezando na liderança da disputa. Binder era terceiro, à frente de Migno e Bulega.
No fim do giro, Migno lançou um ataque e assumiu a ponta, à frente de Binder, Fenati e Bagnaia. Pouco depois, Brad tomou a liderança pela primeira vez, mas logo foi superado por Andrea e Fenati. Bagnaia vinha em quarto, pressionado por Di Giannantonio.
Bulega, então, começou sua reação e subiu para quarto. Em seguida, o #8 passou Fenati e assumiu a terceira colocação. Migno e Binder tinham as duas primeiras posições.
Romano logo recuperou a posição de Nicolò, que também acabou superado por Bagnaia. O jovem piloto da VR46, que teve seu contrato com o time renovado por mais dois anos, respondeu a altura e voltou ao quarto lugar.
Na ponta, Migno seguia segurando Fenati, que agora era seguido por Bulega, que tinha deixado Binder ligeiramente para trás. Bagnaia, Di Giannantonio e Danilo vinham na sequência.
Na 11ª volta, Fenati retomou a liderança com um movimento por dentro, com Bulega passando Migno para ocupar a segunda posição. Metros mais tarde, Nicolò teve seu turno na ponta, mas logo foi rendido por Romano, que aproveitou um errinho do novato. Andrea vinha em terceiro.
Bagnaia, então, lançou sua reação e passou para terceiro, logo atrás de Migno. Bulega caiu para quarto.
Migno conseguiu reassumir a liderança, ligeiramente à frente de Bagnaia. Fenati era o terceiro, seguido por Di Giannantonio, Bulega, Antonelli e Binder.
Em meados da 13ª volta, Di Giannantonio assumiu a ponta, com Fenati e Bagnaia completando o top-3.
O mais experiente dos pupilos de Valentino Rossi retomou o comando pouco depois, com Migno, Bagnaia, Binder e Bulega fechando o top-5.
Por dentro na Ramshoek, Bagnaia voltou ao comando da prova, mas foi superado metros depois por Migno, com Fenati encontrando um caminho de volta ao segundo lugar.
Binder também reagiu e assumiu a terceira colocação. O sul-africano não ficou fora do pódio em nenhuma das etapas disputadas em 2016.
Na 16ª volta, Fenati estava de volta à liderança, agora seguido por Bagnaia, Bastianini, Migno e Di Giannantonio.
Numa disputa com Migno, Binder tocou com o rival e escapou da pista. O titular da Red Bull KTM Ajo foi impecável ao controlar a RC25cGP na passagem pela grama, mas acabou despencando para 13º, logo à frente do irmão Darryn.
Francesco Bagnaia, Fabio Di Giannantonio e Andrea Migno formaram o pódio (Foto: Divulgação/MotoGP)
Lá na ponta, Bagnaia estava de volta à liderança, à frente de Migno, Fenati e Bastianini.
Com cinco voltas para o fim, Migno abriu 0s123 para Fenati, mas isso não significou nada, já que Romano passou antes de chegar à última chicane. Bagnaia também passou Andrea e subiu para segundo.
Na reta, Bagnaia tentou colar em Fenati e não conseguiu, mas apenas adiou o ataque, já que passou pouco depois. Migno era o terceiro.
Com quatro voltas para o fim, Bastianini escreveu mais um capítulo de sua difícil temporada ao tentar passar Bulega por dentro na Mandeveen, mesmo sem ter espaço.
Na abertura da 20ª volta, Fenati liderava, à frente de Bagnaia e Antonelli. Di Giannantonio vinha na sequência, à frente de Migno, Danilo, Dalla Porta, Mir, Oettl e Bulega. Bendsneyder fechava um top-11 coladinho.
No fim da volta, Bagnaia saltou para a ponta, à frente de Antonelli e Fenati. Nicolò respondeu pouco depois e saltou para a ponta, ainda pressionado por Francesco e Romano.
Fenati conseguiu passar Bagnaia e, pouco depois, tirou Antonelli da ponta. Pouco depois, Di Giannantonio passou o #21, mas levou o troco sem demora.
Migno, então, surgiu para saltar para a ponta, mas o pelotão seguiu unido, até que Bagnaia retomou a ponta para receber a bandeirada com 0s018 de margem para Migno. Di Giannantonio fecha o pódio.
Moto3, GP da Holanda, Assen, Final:
1 |
21 |
FRANCESCO BAGNAIA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
38:11.535 |
22 voltas |
2 |
4 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
+0.039 |
|
3 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
+0.018 |
+1 |
4 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
VR46 KTM |
+0.084 |
|
5 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
ONGETTA Honda |
+0.136 |
|
6 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
+0.161 |
|
7 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
+0.826 |
|
8 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER KTM |
+0.839 |
|
9 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
+1.023 |
|
10 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+1.038 |
|
11 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
+1.153 |
|
12 |
41 |
BRAD BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
+12.169 |
|
13 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SEPANG Honda |
+15.641 |
|
14 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
MH6 KTM |
+18.518 |
|
15 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
RW Kalex Honda |
+18.549 |
|
16 |
17 |
JOHN McPHEE |
ING |
SAXOPRINT Peugeot |
+18.602 |
|
17 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
WORLDWIDE Mahindra |
+36.919 |
|
18 |
43 |
STEFANO VALTULINI |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
+41.562 |
|
19 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SEPANG Honda |
+41.647 |
|
20 |
77 |
LORENZO PETRARCA |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
+54.639 |
|
21 |
3 |
FABIO SPIRANELLI |
ITA |
CIP Mahindra |
+55.295 |
|
22 |
22 |
DANNY WEBB |
ING |
WORLDWIDE Mahindra |
+1:04.271 |
|
|
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
NC |
|
|
55 |
ANDREA LOCATELLI |
ITA |
KIEFER KTM |
NC |
|
|
10 |
ALEXIS MASBOU |
FRA |
SAXOPRINT Peugeot |
NC |
|
|
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
CIP Mahindra |
NC |
|
|
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA KTM |
NC |
|
|
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
NC |
|
|
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
NC |
|
|
20 |
FABIO QUARTARARO |
FRA |
KIEFER KTM |
NC |
|
|
89 |
KHAIRUL IDHAM PAWI |
MAL |
TEAM ASIA Honda |
NC |
|
|
12 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
ASPAR Mahindra |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
1:42.463 |
159.5 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
1:42.778 |
159.0 km/h |
RECORDE |
JORGE NAVARRO |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
1:42.135 |
160.0 km/h |
MELHOR VOLTA |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
1:41.283 |
161.4 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 18ºC | pista: 28ºC |
#GALERIA(5709)
PADDOCK GP #34 ENTREVISTA CHRISTIAN FITTIPALDI E FALA SOBRE LE MANS E F1
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.