Aprilia fica “chocada” com suspensão “sem sentido” de Iannone por doping

A FIM reconhece que Andrea Iannone não agiu de má-fé ao consumir comida contaminada com esteroides, mas não aliviou na punição, de 18 meses. A Aprilia lamentou a decisão e prometeu apoiar seu piloto em recurso no CAS

A equipe Aprilia ficou sem entender a suspensão de seu piloto, Andrea Iannone. A decisão da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) de afastar o italiano das pistas por 18 meses após acusações de doping causou surpresa: é que, mesmo reconhecendo que Iannone não agiu de forma intencional no consumo de esteroides, houve apoio a uma punição dura.
 
Em comunicado divulgado pouco após a decisão da FIM, ainda nesta quarta-feira (1°), a Aprilia não só confirmou a intenção de Iannone de entrar com recursos como também garantiu apoio até o fim do processo judicial.
 
“A sentença nos deixa chocados por causa da punição aplicada ao Andrea, mas também satisfeito com as motivações por trás”, disse Massimo Rivola, diretor-executivo da Aprilia. “Os juízes reconheceram a total boa-fé do Andrea e seu desconhecimento a respeito da substância, confirmando o argumento da contaminação alimentar. Por esse motivo, a punição aplicada não faz o menor sentido”, seguiu.
Andrea Iannone fica afastado das pistas por 18 meses (Foto: Reprodução)
“À luz das motivações escritas pelos próprios juízes, o Andrea não deveria ser punido, como sempre acontece com outros atletas contaminados. Essa situação nos deixa com esperança para entrar com recurso, que esperamos ser algo muito rápido. Queremos o Andrea novamente na RS-GP. Vamos ficar ao seu lado até o fim disso, o apoiando no recurso”, encerrou.
 
Depois da decisão da FIM, Iannone terá de se defender no CAS, a Corte Arbitral do Esporte. A já comprovada cientificamente afirmação de que Iannone consumiu comida contaminada com esteroides segue como principal argumento.
 
Iannone lida com desdobramentos do caso desde o GP da Malásia de 2019, quando um teste anti-doping deu positivo para uso de esteroides. O piloto terminou a temporada normalmente, mas foi suspenso preventivamente na sequência. Dessa forma, não foi possível participar de testes de pré-temporada da MotoGP.

 


 
Paddockast #54
NO ANO DA DANÇA DAS CADEIRAS, QUEM DEVE FICAR SEM CONTRATO?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações se estiver doente.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.