Aprilia fecha equipe e põe Bezzecchi ao lado de Martín a partir da temporada 2025 da MotoGP

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a Aprilia confirmou na manhã desta segunda-feira (24) o acerto com Marco Bezzecchi. O pupilo de Valentino Rossi vai deixar a Ducati privada da VR46 para estrear com a RS-GP no próximo ano

Massimo Rivola acertou contratação de Marco Bezzecchi (Vídeo: Aprilia)

A Aprilia conseguiu o piloto italiano que tanto queria. A casa de Noale confirmou na manhã desta segunda-feira (24) que Marco Bezzecchi será o companheiro de Jorge Martín a partir da temporada 2025 da MotoGP.

A notícia chega sem grandes surpresas, uma vez que já que tinha sido alvo de uma crescente especulação ao longo do fim de semana. Além disso, o próprio #72 já tinha colocado a fábrica italiana como uma possibilidade para o futuro.

Com o acerto, a Ducati perde mais um dos jovens talentos de que dispõe neste ano. A marca de Borgo Panigale abriu mão de Martín ao escolher Marc Márquez para a equipe de fábrica, viu Enea Bastianini partir para a Tech3 em um acordo com a KTM e agora perde, também, o pupilo de Valentino Rossi.

Com Martín e Bezzecchi, a Aprilia será completamente repaginada no próximo ano. ‘Capitão’ da equipe, Aleix Espargaró vai se aposentar no fim da temporada, enquanto Viñales também assinou com a KTM para correr com a Tech3.

Massimo Rivola contratou Marco Bezzecchi para a Aprilia (Foto: Aprilia)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Boas-vindas a um dos melhores talentos italianos, que demonstrou o valor dele desde a estreia nas categorias menores e, especialmente, no ano passado na MotoGP, com performances excepcionais e até vitórias dominantes”, disse Massimo Rivola, diretor-executivo da Aprilia. “Mal podemos esperar para acolher Bez em Noale. Uma moto italiana com um piloto italiano formam um duo extremamente empolgante, mas ainda mais pelo par que será formado com Jorge”, seguiu.

“Estamos realmente felizes com o nosso acerto para 2025. Martín e Bezzecchi eram nossas primeiras opções pela idade, talento e determinação deles. Com eles, podemos escrever um novo e importante capítulo na história da Aprilia Racing”, encerrou.

Marco Bezzecchi e Jorge Martín vão formar a dupla da Aprilia em 2025 (Foto: Aprilia)

Bezzecchi perdeu protagonismo na MotoGP em 2024 por não ter se entendido plenamente com a GP23. No ano passado, a Ducati se empenhou em levá-lo para a Pramac com moto oficial, mas o italiano recusou para seguir no que considerava um ambiente familiar da VR46.

Agora, porém, Bez ‘sai de casa’ e dá um importante passo na carreira, assumindo a posição de titular de uma equipe de fábrica. A missão, contudo, não será das mais fáceis, já que chega não só para dividir as atenções com Martín, vice-campeão de 2023 e atual líder da MotoGP, mas também tendo de conduzir a Aprilia a melhores resultados.

A marca do grupo Piaggio é hoje a terceira colocada no Mundial de Construtores, 103 pontos atrás da líder Ducati. A briga com a KTM é muito mais próxima, com as duas marcas separadas por só dois pontos.

A Aprilia é, agora, a terceira fábrica a definir o line-up de 2025, depois de Ducati e KTM. Yamaha e Honda seguem com as duplas em aberto, mas com um piloto contratado cada: Fabio Quartararo e Luca Marini, respectivamente.

MotoGP volta a acelerar entre 28 de 30 de junho para o GP da Holanda, em Assen, com a 8ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.