Tuuli vence estreia interrompida em bandeira vermelha da MotoE em Sachsenring
Depois de faturar a pole, Niki Tuuli fez história como o primeiro a vencer uma corrida da Copa do Mundo de MotoE. Em uma prova que foi encerrada em bandeira vermelha, o piloto da Ajo garantiu o triunfo em Sachsenring com 0s442 de vantagem para Bradley Smith, com Mike di Meglio fechando o pódio
- Lado a lado: A trinca do abandono de Valentino Rossi
- Lorenzo enfrenta calvário e encara incertezas no futuro com Honda
Niki Tuuli entrou para a história como o primeiro piloto a vencer uma corrida da Copa do Mundo de MotoE. O piloto da Ajo garantiu o topo do pódio em Sachsenring neste domingo (7) com 0s442 de vantagem para Bradley Smith, o segundo colocado. Mike Di Meglio completa o top-3.
A primeira corrida da história da Copa do Mundo de MotoE foi um bom entretenimento para a abertura da programação do GP da Alemanha deste domingo (7). Dono da pole, Niki Tuuli perdeu a ponta já no apagar das luzes, mas passou as sete voltas da corrida envolvido em uma briga com Bradley Smith, Mike Di Meglio e, mais tarde, também com Héctor Garzó.
Niki Tuuli (Foto: MotoE)
Enquanto a briga pela vitória seguia viva, a corrida foi interrompida na sexta das sete voltas previstas, já que um acidente com Lorenzo Savadori acabou for furar o air-fence na curva 8. Além de exigir a ação dos comissários com extintores de incêndio.
Assim, foi validade o resultado da quinta volta da corrida, o que deu a Tuuli a primeira vitória da Copa do Mundo, 0s442 à frente de Smith. Di Meglio completa o pódio.
Já 0s991 atrás do vencedor, Héctor Garzó ficou com o quarto posto, à frente de Matteo Ferrari, Alex de Angelis e Xavier Siméon. Terceiro no grid, Eric Granado perdeu 13 posições ainda nos primeiros metros, mas se recuperou para terminar em oitavo.
Já 0s991 atrás do vencedor, Héctor Garzó ficou com o quarto posto, à frente de Matteo Ferrari, Alex de Angelis e Xavier Siméon. Terceiro no grid, Eric Granado perdeu 13 posições ainda nos primeiros metros, mas se recuperou para terminar em oitavo.
De volta à pista após dez anos de aposentadoria, Sete Gibernau ficou com o nono posto, com Nico Terol completando o top-10. Única mulher no grid, Maria Herrera ficou com o 16º posto.
Paddockast #24 A BATALHA: Indy x MotoGP |
Saiba como foi o GP da Alemanha da MotoE:
Sachsenring serviu de palco para a primeira prova da história da Copa do Mundo da MotoE. Sendo a primeira categoria a ir para a pista no dia, o tempo estava encoberto, com o termômetro indicando 14ºC, com o asfalto batendo 18ºC.
Relacionadas
Então a largada foi autorizada para a primeira corrida da temporada da categoria elétrica. Com as luzes apagadas, Tuuli conseguiu manter a primeira colocação do grid, mas a liderança não durou muito, pois Smith assumiu a dianteira.
A ordem após o primeiro giro de disputa era Bradley em primeiro, com Di Meglio, Tuuli, Garzó e Fernández completando o top-5. Granado, que começou em terceiro, teve uma saída apagada e acabou caindo para 15º.
E o embate pela ponta do pelotão começou a ficar animado. Di Meglio acabou tomando a primeira colocação, mas depois viu Tuuli assumir o posto. Mas não por muito tempo, pois Smith voltaria para a frente.
Com cinco giros para a bandeira quadriculada, as primeiras colocações estavam bastante movimentadas em Sachsenring. Os três primeiros pilotos estavam separados por apenas 0s400, permitindo diversas trocas de posições.
A ordem era Smith, Tuuli, Di Meglio, Garzó, Fernández, De Angelis, Siméon, Gibernau, Terol e Savedori completando o rol dos dez melhores competidores do momento.
E o embate pelo degrau mais alto do pódio seguia pegando fogo no circuito alemão. Quem voltou a figurar no primeiro posto da corrida era Niki, com um respiro mínimo de 0s200 para Bradley, o segundo.
We have a leading group of seven! ?
Polesitter @NikiTuuli is now taking the fight to @BradleySmith38! ⚡️#GermanGP ?? pic.twitter.com/cyN14pgvNK
— MotoGP™ ?? (@MotoGP) 7 de julho de 2019
Savedori então, quando estava dentro do top-10 da corrida, acabou registrar a primeira queda do domingo na Alemanha. O piloto acabou perdendo a moto na curva 8, indo ao chão. Com isso, a prova teve de ser encerrada com bandeira vermelha, pois a moto do piloto dnificou o airfence.
Portanto, Tuuli fez história na Alemanha ao ser o primeiro vencedor da Copa do Mundo de MotoE. Smith ficou com a segunda colocação da corrida, com Di Meglio completando o pódio em Sachsenring.
Garzó foi quem terminou com a quarta colocação, seguido por Ferrari, no quinto posto. De Angelis veio na sequência, com Simeón, Granado, Gibernau e Terol completando o top-10 da corrida elétrica.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
#GALERIA(9829)
Copa do Mundo de MotoE 2019, Alemanha, Sachsenring, Final:
1 | 66 | N TUULI | Ajo | 7:27.862 | 5 voltas |
2 | 38 | B SMITH | SIC | +0.442 | |
3 | 63 | M DI MEGLIO | Marc VDS | +0.567 | |
4 | 4 | H GARZO | Tech3 | +0.991 | |
5 | 11 | M FERRARI | Gresini | +2.095 | |
6 | 5 | A DE ANGELIS | Pramac | +4.048 | |
7 | 10 | X SIMÉON | Avintia | +4.304 | |
8 | 51 | E GRANADO | Avintia | +8.118 | |
9 | 15 | S GIBERNAU | Pons | +9.254 | |
10 | 18 | N TEROL | Ángel Nieto | +9.414 | |
11 | 27 | M CASADEI | SIC58 Squadra Corse | +9.557 | |
12 | 59 | N CANEPA | LCR | +9.674 | |
13 | 2 | J RAFFIN | IntactGP | +9.828 | |
14 | 78 | K FORAY | Tech3 | +10.137 | |
15 | 16 | J HOOK | Pramac | +11.157 | |
16 | 6 | M HERRERA | Ángel Nieto | +18.192 | |
17 | 14 | R DE PUNIET | LCR | +24.808 | |
32 | L SAVADORI | Gresini | NC |