Motociclismo

Prefeitura diz que CBM homologou Interlagos após suspensão por mortes

Durante entrevista coletiva na última quinta-feira (7) em Interlagos, a prefeitura de São Paulo, por meio de Orlando Faria, Secretário de Turismo e Casa Civil, afirmou que o autódromo está liberado pela CBM para provas de motociclismo, mesmo após as mortes em disputas do Superbike

Grande Prêmio, de Interlagos / NATHALIA DE VIVO, de São Paulo / FELIPE NORONHA, de São Paulo

No último mês de maio, a Prefeitura de São Paulo suspendeu corridas de motos em Interlagos, após duas mortes ocorridas em provas do SuperBike Brasil só neste ano - além de outras duas, sendo uma em 2017 e outra no ano passado.

Mas, de acodo com o órgão, o autódromo está liberado para receber provas de motociclismo novamente. Na última quinta-feira (7), em entrevista coletiva realizada no circuito, o Secretário de Turismo e Casa Civil da cidade, Orlando Faria, afirmou que a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) voltou a permitir a realização das corridas no palco paulistano.

"Suspendemos essas provas em Interlagos por 60 dias e exigimos que as organizadoras, promotoras, certificassem o autódromo para a promoção de motociclismo", afirmou o secretário.

Segundo ele, foi feito um pedido à Federação Internacional de Motociclismo para que uma vistoria fosse feita, mas a entidade passou tal responsabilidade à CBM: "Paralelamente à isso, chamamos a FIM para fazer uma vistoria com o objetivo de trazer uma prova internacional - e uma coisa não necessariamente tinha relação com a outra -, mas solicitamos à FIM uma vistoria, um relatório, o que a gente poderia fazer para melhorar a segurança do autodromo. A resposta da FIM foi reforçando de quem tem poder de homologar umautódromo no Brasil é a CBM."

"E as promotoras solicitaram a homologação para a CBM, a CBM veio, fez vistoria e homologou nosso autódromo para as categorias que aqui são organizadas", explicou.
Autódromo de Interlagos (Foto: José Cordeiro/SPTuris)
Paddockast #40
QUEM VOCÊ ENTREVISTARIA NO GP DO BRASIL?


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

De acordo com Faria, a pista foi adaptada para provas de motociclismo: "Na homologação existem exigências de adaptações, por exemplo o que chamam de airfence, barreiras de ar, nos pontos que são mais perigosos eles exigiram a instalação de alguns equipamentos. Então hoje o autódromo de Interlagos está homologado para provas de motociclismo, de acordo com a CBM, que exige uma adaptação."

O Superbike cancelou a etapa de junho que faria em Interlagos, durante a suspensão. mas tem no calendário sua prova final marcada para a pista paulistana, no dia 9 de dezembro. 

Em julho, a categoria anunciou pacote de mudanças em relação à segurança dos pilotos. No ponto dos autódromos, afirmou em nota: "Proteções adicionais: para cada autódromo onde realiza corridas, o campeonato passa a definir os locais e quantidades exatas de proteções adicionais, bem como o tipo de proteção utilizada, baseada em análise minuciosa realizada com apoio de especialistas nacionais e internacionais. Implementação imediata."

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.