Piloto Welles Balbino morre após acidente durante etapa da Goiás Superbike em Goiânia

Welles Lins de Carvalho Balbino morava em Brasília e fazia a temporada de estreia na Goiás Superbike. Piloto passou direto por curva e se chocou contra a barreira de proteção do Autódromo de Goiânia. Socorrido com vida, morreu um pouco depois

Mais uma morte deixou o motociclismo brasileiro enlutado neste domingo (11), Dia dos Pais. Welles Lins de Carvalho Balbino morreu após acidente na terceira etapa do Goiás Superbike, realizado no Autódromo de Goiânia. O anúncio da morte foi feito pela Federação Goiana de Motociclismo, que chancela a competição. 
 
O piloto disputava a categoria SBK Escola 1000cc quando passou reto numa curva, durante os metros finais da corrida, e foi de encontro à barreira de proteção. Welles foi socorrido ainda com vida pela equipe médica responsável pelo evento e levado ao Hospital de Urgências de Goiânia, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
 
Welles Balbino morava em Brasília e estava em seu primeiro ano por uma categoria competitiva da Federação Goiana. Antes disso, participava apenas de track days.
O estado da moto de Lins (Foto: William Rommel)

Segundo a equipe, nenhum problema técnico foi detectado na moto. Por causa do acidente fatal, o evento cancelou as últimas corridas do dia, que seriam da categoria 150cc. 

A última morte no Autódromo de Goiânia aconteceu na mesma Goiás Superbike, em 2015: na ocasião, João Carlos Sobreira foi a vítima fatal.

 
"É com imenso pesar que a Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG) comunica a morte do piloto Welles Lins de Carvalho Balbino, na tarde deste domingo (11/8), durante a 3ª etapa do Goiás Superbike, no Autódromo de Goiânia", disse o comunicado.
 
"O piloto participava da categoria SBK Escola 1000cc e, na última volta, perdeu o controle na curva zero, batendo no guard rail. Welles Lins foi prontamente socorrido por uma equipe médica, contratada pelo evento, e encaminhado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Na unidade de saúde, o piloto sofreu uma parada cardiorrespiratória e acabou falecendo", seguiu.
 
"A organização do Goiás Superbike lamenta a perda e se solidariza com familiares e amigos do piloto. As outras duas baterias de prova que aconteceriam neste domingo foram canceladas", afirmou.
 
"Welles Lins, que é de Brasília, participava das programações do campeonato goiano há dois anos, na categoria Track Day. Na atual temporada, ingressou na categoria Escola 1000cc, já tendo participado de outras duas etapas este ano", finalizou.
 
Ano sombrio no motociclismo
 
O Goiás Superbike não é a mesma competição que o Superbike Brasil, que sofreu com duas mortes em 2019. Um deles foi Maurício Paludete, o 'Linguiça', e o outro é Danilo Berto, ambos em Interlagos. Desde 2017, são quatro o número total de mortes.
 
Como resposta a falta de segurança apresentada, as marcas presentes no certame começaram a tomar atitudes. A Yamaha anunciou sua saída da categoria, assim como a Honda. Entretanto, a segunda já comunicou que está de volta ao grid. Na sequência, a categoria anunciou mudanças para aumentar a segurança.

Paddockast #27
Schumacher e Vettel: UNIDOS POR UM RECORDE

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.