Mitsubishi Cup tem etapa decisiva com chuva e muita lama e define campeões de 2018 no Velo Città

A temporada 2018 da Mitsubishi Cup definiu seus campeões no último sábado (24) com a disputa da etapa final, realizada no complexo do Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu. A marca dos três diamantes já anunciou o calendário da competição para o ano que vem

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chuva, muita lama e muitos desafios para pilotos e navegadores. Foi assim o desfecho da temporada 2018 da Mitsubishi Cup, realizado no último sábado (24) no complexo do Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. A etapa derradeira do ano do rali cross-country de velocidade organizado pela montadora coroou os campeões e anunciou também o calendário para a próxima temporada.
 
A sétima etapa foi a ‘cereja do bolo’ de um campeonato colocou à prova a habilidade dos participantes. Ao longo de toda a temporada, pilotos e navegadores foram desafiados em provas de time attack, ralicross, etapa noturna, maratona e trechos mais rápidos, de 30 km em alta velocidade. 
 
Du Sachs, diretor-técnico da Mitsubishi Cup destacou as condições enfrentadas no Velo Città como mais um desafio vencido. “Meu contrato com São Pedro foi diferente”, brincou. “Apesar da dificuldade, a satisfação é total. Todas as etapas foram disputadas, e a final é uma grande festa”, comemorou.
 
Para os competidores, ter a chance de fazer parte da Mitsubishi Cup em mais uma temporada é motivo de orgulho. “A competitividade é enorme. É o maior evento que temos no Brasil”, declarou o experiente navegador Weidner Moreira. O também copiloto Leonardo Magalhães complementa. “O que me traz para a Mitsubishi Cup é a organização, o conceito e a infinidade de amigos que a gente faz por aqui. A Mitsubishi investe muito no esporte”, salientou.
Pilotos e navegadores encararam muita lama e chuva no sábado em Mogi Guaçu (Foto: Ricardo Leizer)
A festa dos campeões
 
Gunter Hilkemann e Beco Andreotti garantiram o título da classe L200 Triton Sport RS. A experiente dupla, com muitas presenças na Mitsubishi Cup e no Rali dos Sertões, festejou a conquista no Velo Città. “Foi um ano extremamente positivo. O Gunter é campeão pela primeira vez na Mit Cup, apostou no evento, na forma como é realizado, com segurança. Você pode acelerar e o piloto aprimora sua tocada, e fica cada vez mais rápido”, avaliou Beco. “A gente está muito feliz com essa conquista. É minha terceira vez e fico muito honrado por estar num evento tão grande e tão legal”, vibrou.
 
No sábado, a vitória na categoria ficou com Ivan Machado Temi e João Luis Stal. “Subimos para a categoria RS e terminamos o ano com chave de ouro. É nosso hobby, viajei a noite inteira para chegar aqui e buscar o primeiro lugar”, disse o navegador. Ivan complementou. “Foi uma prova difícil e valeu a experiência de ter muita lama. O rali é um verdadeiro anti-estresse”.
 
A classe L200 Triton ER Master teve uma dupla imbatível em 2018: Juliano Diener e Gunnar Dums venceram todas as etapas do campeonato e garantiram o título. “Estamos bem afinados, nossa equipe trabalhou muito bem. Muita concentração, muita perseverança, não pode desistir. E isso levou a gente a vencer todas”, declarou Diener. Gunnar completa. “Tivemos vários tipos de prova, noturna, mais longa, mais curta… Melhoramos nosso entrosamento, o carro nos ajudou muito e o resultado está aí: campeões. Muito felizes”, festejou o navegador.
A etapa final da Mitsubishi Cup em 2018 foi um grande desafio no Velo Città (Foto: Marcelo Machado de Melo)
Flavio Pereira de Oliveira e Vinícius Luís Marcon foram os grandes campeões da ASX RS. “Foi um campeonato muito emocionante, e só depois da etapa de Cordeirópolis consegui disparar a pontuação. Foi minha primeira temporada, e com essa surpresa. Foi espetacular, show de bola”, destacou o piloto.
 
A vitória no Velo Città ficou com Ricardo Vivolo e Weidner Moreira. “Realmente essa etapa foi difícil manter o odômetro certinho para ajudar na pilotagem. Eu não gosto muito, mas nas duas etapas que pegamos chuva nós ganhamos, então tenho de concordar que é bom”, brincou Weidner. Já o piloto destacou a sua vivência nas condições extremas em Mogi Guaçu. “Tenho uma experiência de mais de 20 anos. Prefiro chuva, barro, e acho que levo uma vantagem nisso. Hoje estava muito bom, vimos o segundo colocado de binóculo. Quanto mais chuva, mais difícil, eu adoro”, festejou Vivolo.
 
“Rali de velocidade é um esporte que envolve muita adrenalina. Uma noite inteira de chuva deixa as condições bem adversas, grandes poças, piso muito liso”, afirma Emerson Destro. O piloto, ao lado do navegador Sergio Avallone, foram os vencedores no Velo Città na categoria ASX RS Master. “Primeiro ano fazendo um rali dessa modalidade tem muito aprendizado, entender como funciona o esporte. Espero que em 2019 venha muita diversão pela frente. É desafiador e gratificante”, comemorou o copiloto.
 
A dupla campeã na ASX RS Master foi Elcio Bardeli Junior e Ivo Mayer, que festejou o pentacampeonato. “Foi um ano bem disputado. Consegui pontuar melhor na última etapa e sou cinco vezes campeão. O espírito da nossa equipe é muito legal, e é o mesmo da Mitsubishi Cup. A gente torce para todo mundo”, vibrou. Elcio foi além e falou sobre toda a sua trajetória no off-road. “Estou nos ralis desde os 12 anos, são 16 de história. Comecei como navegador do meu pai nos ralis de regularidade, a gente achou que era um pouco tranquilo e resolveu mudar para velocidade. Daí, quando tirei a carteira, assumi a posição de piloto e continuo”, disse.
A Mitsubishi Cup já divulgou o calendário para a temporada 2019 (Foto: Ricardo Leizer)
Por fim, o título da L200 Triton ER ficou com os experientes Marcelo Fiuza e Joseane Koerich. A dupla enfrentou dificuldades no Velo Città, mas conseguiu confirmar a conquista da taça. “Ainda bem que nosso campeonato não foi decidido na última etapa, porque hoje estava complicado, com muita lama. Estava sem correr há um tempo, mas entrosamos rápido, começamos a ter bons resultados e culminou nisso… Tem coisa melhor?”, disse a navegadora. “Esse ano foi realmente muito diferente. Colocou nosso entrosamento à prova e deu certo. O clima de amizade aqui, de diversão, é muito bom”, comentou Marcelo.
 
A vitória na L200 Triton ER em Mogi Guaçu ficou com Wellington Costa e o copiloto Leonardo Magalhães. “Etapa difícil, com bastante chuva. Batalhamos com o piso, estava muito liso. Mas foi divertido”, disse Leonardo. “Depois de quatro anos, veio o pódio. Já tinha ficado em segundo, em terceiro. Essa é uma pista que me dou bem e mesmo no extremo, com chuva, eu gosto. Arriscamos onde dava e veio o tempo. Agora é só comemorar, estou bem feliz”, declarou o vencedor.
 
 
Que venha 2019!
 
Na esteira do fim da temporada deste ano, a Mitsubishi Cup já anunciou o calendário para 2019. Assim como no campeonato de 2018, o cronograma vai contar com sete etapas, entre abril e novembro, e seis categorias em disputa: ASX RS Master, ASX RS, L200 Triton ER Master, L200 Triton ER, L200 Triton Sport RS e L200 Triton Sport R.
 
A temporada, que vai ser predominantemente disputada no interior de São Paulo, começa em 27 de abril, tendo novamente o Velo Città como palco. Quase um mês depois, em 25 de maio, Ribeirão Preto vai receber a segunda etapa, tendo como base o Haras Leão. No dia 29 de julho, Jaguariúna vai ser palco da terceira etapa, no Haras Parente. O destino da quarta etapa, em 3 de agosto, ainda está indefinido e vai ser em Indaiatuba ou em Ponta Grossa, no Paraná. Em setembro, vai ser a vez de Cordeirópolis receber a Mitsubishi Cup. Magda reúne pilotos e navegadores para a sexta prova do campeonato em 19 de outubro, enquanto o Velo Città encerra a temporada em 24 de novembro.
 
A preparação dos carros da Mitsubishi Cup é feita pela Mitsubishi Motors, única montadora da América Latina que reúne uma linha de produção de veículos de corrida, disponibilizando para venda para pilotos e equipes com condições especiais.
 
 
Off-road para todos os gostos
 
Além da Mitsubishi Cup, o Velo Città foi o palco também das disputas finais das temporadas do Mutsubishi Motorsports, o rali de regularidade da Mitsubishi Motorsports, e também do Mitsubishi Outdoor, competição que envolve rali, estratégia e tarefas. Ao fim das trilhas no interior paulista, todos se reuniram para um grande almoço de confraternização, show especial com a banda Corcel e a festa de premiação e coroação dos vencedores e campeões de todas as competições.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.