Sem Penske na briga, Andretti faz dobradinha com Hunter-Reay na pole no Anhembi. Kanaan larga em quarto

Will Power parecia favorito para conquistar a pole-position no Anhembi, mas acabou eliminado no Q1 junto de Helio Castroneves, abrindo caminho para a Andretti desfilar pela passarela do samba e fechar a primeira fila do grid com Ryan Hunter-Reay e Ernesto Viso

Ryan Hunter-Reay vai largar na pole-position pela segunda vez na temporada 2013 da Indy, a primeira de pole de sua carreira no Anhembi. É o atual campeão da categoria quem puxará o pelotão neste domingo (4), às 12h30, quando a bandeira verde baixar para a quarta edição da São Paulo Indy 300. Ao seu lado estará outro piloto da Andretti, o venezuelano Ernesto Viso.

Após os treinos livres, o cenário parecia armado para a Penske dominar a classificação, já que Will Power, único piloto que tem no currículo vitórias no Anhembi, dominou as atividades da manhã. Contudo, tanto Power, quanto Helio Castroneves acabaram eliminados ainda na primeira fase da tomada de tempos, quando o motor de James Jakes estourou, provocando uma bandeira vermelha e encerrando a sessão bem antes do horário programado.

Ryan Hunter-Reay, pole em São Paulo (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Sem a Penske na briga, o caminho ficou livre para a Andretti, que levou não só Hunter-Reay e Ernesto Viso ao Fast Six, mas também James Hinchcliffe – o canadense vai largar em quinto.

O melhor brasileiro deste treino classificatório foi Tony Kanaan, que chegou a flertar com a pole apesar das dores na mão e fechou a tomada de tempos na quarta colocação. O top-6 é completado pela Ganassi, com Dario Franchitti em terceiro e Scott Dixon em sexto.

icon_gp A cobertura da SP Indy 300 no GRANDE PRÊMIO
icon_foto As imagens desta sexta-feira da SP Indy 300
icon_foto As imagens da SP Indy 300 de 2012
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Confira como foi o treino que definiu o grid de largada para a SP Indy 300:

Grupo 1: Francês ruim de samba
 

Os 12 pilotos do Grupo 1 deram sequência ao ritmo apresentado durante os treinos livres. A hegemonia entre os seis classificados se manteve entre Ganassi, Andretti, Foyt e KV.
 
Viso, Franchitti, Dixon e Kanaan se alternaram no topo da tabela de tempos, enquanto Servià e Rahal chegaram a flertar com a passagem para o Q2. Vautier também figurou entre os concorrentes a uma das vagas, mas o francês voltou a cometer um erro grosseiro na saída do S do Samba, decolou, bateu forte no muro externo e encerrou o treino quando ainda restavam 3 minutos para o fim das atividades.
 
Com isso, avançaram, em ordem, Viso, Franchitti, Kanaan, Andretti, Sato e Dixon. Já o francês da Schmidt recebeu a companhia de Servià, Tagliani, Kimball, Rahal e Newgarden entre os eliminados  o americano da Fisher Hartman teve problemas no motor e não participou da sessão.

Grupo 2: Favorita no fundo do grid

 
No segundo ato da primeira fase da classificação, a quebra do propulsor de James Jakes, a três minutos do fim, complicou a vida dos pilotos das equipes favoritas – entre eles, Will Power e Helio Castroneves.
 
Tudo porque o inglês da Rahal Letterman Lanigan, então último entre os 13 carros da sessão, ficou parado em um local perigoso, e a direção de prova optou por impor a bandeira vermelha no circuito. 
 
Para se ter uma ideia do tamanho do prejuízo da Penske, Power, favorito aboluto à primeira posição no grid, larga apenas em 22º, enquanto seu companheiro de equipe brasileiro parte em 18º. Junto a eles, foram eliminados Ed Carpenter, Bia Figueiredo, Sebastián Saavedra e Simon Pagenaud.
 
Simona, surpreendente, foi a mais rápida, seguida por Hinchcliffe, Hildebrand, Wilson, Bourdais e Hunter-Reay.
 
Q2: Reviravolta nos instantes finais
 
A segunda fase da sessão classificatória no Anhembi foi marcada por extremo equilíbrio. Para ilustrar o cenário, Simona, um dos destaques do fim de semana em São Paulo,  assumiu a liderança a três minutos do fim e lá ficou até os segundos finais da sessão.
 
Neste mesmo período, Hildebrand e Bourdais ocupavam posições no top-4, enquanto Hunter-Reay aparecia apenas na 11ª posição, dando a impressão de que não conseguiria avançar para a fase final da classificação.
 
Nos últimos instantes, no entanto, quando tudo parecia definido, o cenário mudou por completo. O atual campeão da Indy pulou para a quarta posição, enquanto Kanaan, Hinchcliffe, Dixon, Franchitti e o surpreendente Viso conseguiram melhorar seus tempos. 
 
Com isso, pilotos que figuraram como candidatos à vaga no Fast Six despencaram para a zona de eliminação. Simona, Bourdais, Wilson, Andretti, Hildebrand e Sato foram os exilados da disputa pela pole.
 
Fast Six: a retomada do campeão
 
A decisão do top-6 foi movimentadíssima. Hunter-Reay, Viso, Franchitti e Kanaan se revezaram na primeira posição em várias oportunidades nos primeiros cinco minutos.
 
No entanto, na metade final do Fast Six, o atual campeão da Indy esteve imbatível, e eliminou de forma soberana qualquer ameaça à pole.
 
Hunter-Reay cravou 1min20s811, e, na volta seguinte, melhorou em quase 0s5 o próprio tempo, pulando para 1min20s547. Em seu último giro, o norte-americano foi ainda além: 1min20s431. Um banho na concorrência e a primeira posição no grid paulistano.
 
Viso, grande surpresa do dia, larga em segundo, com Franchitti bem posicionado na terceira posição. Kanaan, melhor brasileiro do grid, superou sua lesão na mão direita, e, na raça, fecha a segunda fila, partindo em quarto. Hinchcliffe e Dixon fecham o sexteto inicial do grid de São Paulo.

Indy, São Paulo, Anhembi, classificação, final:
 
1 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Chevrolet   1:20.431  
2 Ernesto VISO VEN Andretti Chevrolet   1:20.738 +0.307
3 Dario FRANCHITTI ESC Ganassi Honda   1:20.892 +0.461
4 Tony KANAAN BRA KV Chevrolet   1:20.981 +0.550
5 James HINCHCLIFFE CAN Andretti Chevrolet   1:20.989 +0.558
6 Scott DIXON NZL Ganassi Honda   1:21.118 +0.687
7 Sébastien BOURDAIS FRA Dragon Chevrolet   1:20.821 +0.390
8 Simona DE SILVESTRO SUI KV Chevrolet   1:20.939 +0.508
9 Justin WILSON ING Dale Coyne Chevrolet   1:21.057 +0.626
10 Marco ANDRETTI EUA Andretti Chevrolet   1:21.172 +0.741
11 JR HILDEBRAND EUA Panther Chevrolet   1:21.296 +0.865
12 Takuma SATO JAP Foyt Honda   1:21.361 +0.930
13 Oriol SERVIÀ ESP DRR Chevrolet   1:21.796 +1.365
14 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet   1:24.020 +3.589
15 Alex TAGLIANI CAN Bryan Herta Honda   1:21.864 +1.433
16 Bia FIGUEIREDO BRA Dale Coyne Chevrolet   1:24.886 +4.455
17 Charlie KIMBALL EUA Ganassi Honda   1:22.248 +1.817
18 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet   1:25.173 +4.742
19 Graham RAHAL EUA RLL Honda   1:22.299 +1.868
20 Tristan VAUTIER FRA Schmidt Peterson Honda   3:20.541 +2:00.110
21 Sebastián SAAVEDRA COL Dragon Chevrolet   4:00.261 +2:39.830
22 Simon PAGENAUD FRA Schmidt Hamilton Honda   4:23.108 +3:02.677
23 Will POWER AUS Penske Chevrolet   4:05.587 +2:45.156
24 James JAKES ING RLL Honda      
25 Josef NEWGARDEN EUA Fisher Hartman Honda      

O GRANDE PRÊMIO acompanha ‘in loco’ a SP Indy 300 no Anhembi com os repórteres Victor Martins, Evelyn Guimarães, Felipe Giacomelli, Renan do Couto e Hugo Becker, os fotógrafos Rodrigo Berton e Felipe Tesser e o videorrepórter Renato Lima.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.