Newgarden chega em 8º e garante bicampeonato em Laguna Seca. Herta vence
O GP de Laguna Seca teve um grande número de carros fora da briga pelo título rápidos e isso foi ideal para Josef Newgarden. Sem passar perto de qualquer confusão, o americano chegou em oitavo e garantiu o bicampeonato da Indy. Colton Herta venceu pela segunda vez na carreira após bom duelo com Will Power
Um oitavo lugar foi mais do que suficiente para Josef Newgarden sacramentar o bicampeonato da Indy. Neste domingo (22), o americano não teve ritmo e não quis saber de disputas, mas garantiu uma posição de chegada mediana e, contando com carros fora da briga firmes no topo da corrida em Laguna Seca, assegurou mais um caneco. Foi, no fim das contas, o triunfo da regularidade de um emocionado Josef na corrida vencida pelo novato Colton Herta.
Na disputa da vitória na prova californiana, um belo duelo de gerações marcou as voltas finais. Herta, superior no final de semana todo, precisou encarar um faminto Will Power, que pressionou até o fim e cruzou a linha derradeira em segundo, apenas 0s5 atrás do piloto da Harding.
Relacionadas
O último lugar do pódio também viu ótima batalha até os últimos metros, com Scott Dixon segurando Simon Pagenaud, que completou em quarto e, pelo menos, foi vice-campeão em cima de Alexander Rossi, que ficou apenas em sexto com ritmo não mais que mediano em Laguna Seca.
O quinto lugar foi de Felix Rosenqvist, vencedor do troféu Novato do Ano e dono de uma atuação fabulosa após largar apenas da 14ª colocação. Sébastien Bourdais foi sétimo após passar Newgarden no final, que não ofereceu nenhuma resistência com medo que alguma zebra acontecesse. James Hinchcliffe e Ryan Hunter-Reay completaram o top-10, com Tony Kanaan em 16º e Matheus Leist em 17º.
A largada da grande final da temporada 2019 da Indy em Laguna Seca aconteceu às 16h26 (em Brasília), com Scott Dixon e Alexander Rossi partindo nervosos para cima de Colton Herta, sabemdo que cada volta perdida seria crucial na briga pelo título.
Last race. First lap.
Let’s put on a show ?#FirestoneGP // #INDYCAR pic.twitter.com/4nLV9Uuc06
— #FirestoneGP // NTT IndyCar Series (@IndyCar) September 22, 2019
After review, there was no action taken on this battle ??@AlexanderRossi // @simonpagenaud pic.twitter.com/JFfZxgYmiQ
— #FirestoneGP // NTT IndyCar Series (@IndyCar) September 22, 2019
Start: 14th
Currently: 5th @Frosenqvist is on a mission at @WeatherTechRcwy ?#FirestoneGP // #INDYCAR pic.twitter.com/WdWS2p7ror— #FirestoneGP // NTT IndyCar Series (@IndyCar) September 22, 2019
Foi aí que veio a primeira bandeira amarela da tarde, em uma disputa interna da Andretti entre Marco e Daly, com Conor levando a pior e ficando atolado na caixa de areia. Boa notícia para Rossi e Newgarden, que tinham perdido contato.
This could be a race-winning pit stop from the @FollowHSRacing team ?@ColtonHerta leads with 20 laps to go ? #INDYCAR // #FirestoneGP pic.twitter.com/yPMlzUSiRq
— #FirestoneGP // NTT IndyCar Series (@IndyCar) September 22, 2019
It’s for the Astor Cup ?@simonpagenaud makes contact trying to work past @scottdixon9 ?#FirestoneGP // #INDYCAR pic.twitter.com/G6XhRYmvoN
— #FirestoneGP // NTT IndyCar Series (@IndyCar) September 22, 2019
Acontece que Simon não queria desistir do título. Partiu para cima de Rosenqvist, bateu roda, passou e partiu com tudo para o ataque em cima de Dixon, naquela linha do último esforço, das 10 últimas voltas. Power pressionava Herta para vencer e Newgarden via Bourdais atacar pelo sétimo posto.
Bourdais passou também sem qualquer resistência de um Newgarden que sabia que era marchar para ser campeão. E foi. O bi veio ao natural, em um pódio mantido com Herta, Power e Dixon.
Indy 2019, GP de Laguna Seca, Final:
1 | C HERTA | Harding Honda | 1:53:56.985 | 90 voltas |
2 | W POWER | Penske Chevrolet | +0.588 | |
3 | S DIXON | Ganassi Honda | +6.240 | |
4 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | +6.355 | |
5 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | +9.521 | |
6 | A ROSSI | Andretti Honda | +10.364 | |
7 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | +10.683 | |
8 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +19.045 | |
9 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | +22.819 | |
10 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | +24.794 | |
11 | M ERICSSON | SPM Honda | +25.781 | |
12 | G RAHAL | RLL Honda | +26.652 | |
13 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | +27.074 | |
14 | M ANDRETTI | Andretti Honda | +54.431 | |
15 | C KIMBALL | Carlin Chevrolet | +56.586 | |
16 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | +1:05.874 | |
17 | M LEIST | Foyt Chevrolet | +1:06.564 | |
18 | Z VEACH | Andretti Honda | +1:07.927 | |
19 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | +1:10.796 | |
20 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
21 | T SATO | RLL Honda | +1 volta | |
22 | C DALY | Andretti Honda | +1 volta | |
23 | E JONES | Carpenter Chevrolet | +39 voltas | NC |
24 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | +42 voltas | NC |