Armstrong lamenta toque em Lundqvist em Road America: “Um dos piores dias da carreira”

Marcus Armstrong foi punido com drive-through por incidente com companheiro de equipe logo após a largada do GP de Road America da Indy

A Ganassi não repetiu na corrida o bom desempenho que apresentou durante a classificação do GP de Road America. Com Linus Lundqvist anotando a primeira pole-position da carreira, Marcus Armstrong saindo em terceiro e todos os carros no Fast 12 no sábado, o time de Chip Ganassi viu Will Power vencer e o pódio ser totalmente dominado pela Penske. O caminho foi facilitado para a equipe de Roger Penske logo na largada, após enrosco entre Lundqvist e Armstrong.

Durante a saída da curva 1, o neozelandês tocou no carro do sueco, o que fez ambos rodarem. Além de tudo, gerou um efeito-cascata no restante do grid, com Colton Herta se tornando um dos maiores prejudicados. No entanto, os carros da Penske, mesmo após alguns esbarrões, ganharam terreno e passaram a ocupar as primeiras posições.

Este foi só o primeiro dos problemas que envolveu a Ganassi em Road America. Depois, o próprio Armstrong abandonou com 19 voltas para o final por falha mecânica no #11; Kyffin Simpson foi acertado por Christian Rasmussen e bateu no muro; e Scott Dixon sofreu com bolhas nos pneus no segundo stint, o que obrigou o neozelandês a mudar emergencialmente a estratégia, terminando em 21º após um splash & go no final da prova. Apenas Álex Palou, que terminou em quarto, passou ileso em Elkhart Lake.

“Dia difícil, um dos mais duros da carreira. Ainda não sei o que aconteceu na curva 1, mas fui punido por isso, então deve ter sido minha culpa. Não tive intenção de arruinar a corrida nos primeiros 20 segundos. Estou desapontado comigo mesmo. Depois tivemos problemas mecânicos… tentamos, mas foi um dia bastante ruim”, comentou Armstrong.

Linus Lundqvist roda após toque de Marcus Armstrong. Largada foi caótica em Road America (Foto: Reprodução)

Lundqvist não escondeu a chateação com o episódio, e foi além: admitiu que o desempenho dele no início da etapa foi comprometido pelo desânimo pós-incidente com o companheiro de equipe.

“Conversamos depois da corrida e, honestamente, estou mais triste e decepcionado pelo fato da prova não ter sido como o esperado. Estava muito empolgado, pois nossa posição era boa, mas, infelizmente, não passamos da curva 1. Seria divertido e interessante ver o que poderíamos fazer começando na frente, pois, apesar disso, tivemos um ritmo bom”, disse Lundqvist à revista norte-americana Racer.

“Essas coisas acontecem no automobilismo. Podemos tirar algumas lições boas do final de semana, então vou tentar focar nisso. É tomar uma cerveja e voltar mais forte em Laguna Seca. Sábado foi incrível, mas fiquei desanimado nas primeiras seis ou sete voltas com tudo o que aconteceu”, prosseguiu.

No entanto, Lundqvist não deixou de ter um desempenho destacado na etapa, mesmo sem ter liderado uma volta sequer. Após cair para as últimas colocações, o sueco conseguiu uma etapa de recuperação e terminou o GP de Road America em 12º.

Linus Lundqvist ficou somente uma curva na liderança em Road America (Foto: IndyCar)

“Tivemos um bom desempenho de cara pro vento e um pouco de dificuldade no tráfego. Depois, com a estratégia de alongar os stints, conseguia avançar bastante no final. Brad [Goldberg, engenheiro de Lundqvist] veio e disse que foi boa a corrida. No geral, fiz o que poderia ter feito. Temos de repetir isso, pois quero uma nova oportunidade”, encerrou.

Indy retorna em duas semanas com o GP de Laguna Seca, que acontece no circuito localizado em Monterey, na Califórnia, no dia 23 de junho, também com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.