Newgarden segura pressão de Grosjean na reta final e vence GP de Long Beach
Josef Newgarden se valeu de grande estratégia da Penske nos boxes e fez ótima defesa nas voltas finais para vencer o GP de Long Beach da Indy. Romain Grosjean foi segundo
Foi na base da emoção que o americano Josef Newgarden venceu o GP de Long Beach da Indy, disputado neste domingo (10). O piloto da Penske segurou a pressão do francês Romain Grosjean, da Andretti, nas voltas finais para sair com a segunda vitória consecutiva na temporada 2022, assumindo a liderança do campeonato.
Newgarden largou em segundo, mas se valeu do bom trabalho da Penske nos boxes para dar dois pulos sobre os adversários, um sobre Colton Herta e outro sobre Álex Palou. Grosjean, que largou na sexta colocação, surgiu como candidato a vencer na reta final depois de alcançar o segundo lugar, mas não conseguiu transformar a pressão em resultado. Palou, com a Ganassi, fechou o pódio.
Relacionadas
Will Power, da Penske, finalizou no quarto lugar, com Pato O’Ward, da McLaren, em quinto. O hexacampeão Scott Dixon, da Ganassi, veio logo atrás, com Alexander Rossi, da Andretti, no oitavo posto. O brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, finalizou no top-10 pela primeira vez em 2022 ao completar a prova na nona posição, depois de largar em 14º. Ele ficou à frente de Kyle Kirkwood, da Foyt.
Entrando em Long Beach como líder do campeonato, Scott McLaughlin teve um dia esquecível. O neozelandês da Penske andava no top-10 até errar sozinho, tocar o muro e rodar. Ele fechou na 14ª posição. Quem também teve dia para lamentar foi o pole Colton Herta, que além de perder a liderança nos boxes por parada ruim da equipe Andretti, estampou o muro quando perseguia Newgarden e jogou fora a chance de vencer em 2022 pela primeira vez.
Após 3 de 17 etapas disputadas, a Indy retorna no dia 1 de maio com o GP do Alabama, no circuito de Barber, localizado na cidade de Birmingham.
Saiba como foi o GP de Long Beach da Indy:
A bandeira verde foi dada às 16h45 (de Brasília). Herta largou muito bem e manteve a primeira posição, Newgarden sofreu ataque de Newgarden, mas conseguiu manter o segundo lugar. Marcus Ericsson aplicou manobra em Grosjean e subiu para sexto, enquanto Castroneves deixou Rahal para trás e subiu para 13º.
Colton seguiu andando bem e abriu 1s860 para Newgarden com cinco voltas. A primeira amarela da corrida veio apenas dois giros depois, com a Foyt de Dalton Kellett, que passou reto na curva 1 e bateu forte na barreira de pneus. Pilotos do fundo do grid, como Jimmie Johnson, Devlin DeFrancesco e Tatiana Calderón aproveitaram para os primeiros pit-stops do dia.
A relargada veio rápida, na volta 10. Herta escapou com tranquilidade na ponta, e foi seguido por Newgarden, Palou, Rosenqvist e Rossi, que fechavam o top-5. Quem perdeu terreno no pelotão de trás foi Rinus VeeKay, que chegou a encostar na traseira de Helio Castroneves.
O clima de monotonia foi gerado no pelotão da frente até a chegada da volta 20, quando Rosenqvist passou a ser muito pressionado por Rossi, Ericsson e Grosjean. No giro 21, Alexander partiu pra cima na curva 1 e tocou com o sueco, que espalhou e perdeu mais três posições como efeito.
Rosenqvist seguiu despencando e saiu do top-10 e foi aos boxes na volta 24. Um giro depois, Ericsson partiu para cima de Rossi e assumiu a quarta colocação. O americano também acabou superado pelo companheiro de equipe Romain Grosjean.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Entre os ponteiros, o primeiro a parar foi Álex Palou, na volta 29. No giro seguinte, foi a vez de Herta, que viu uma parada lenta da Andretti e saiu atrás do espanhol e de Josef Newgarden, que parou na 31.
Lento por falta de combustível, Lundgaard foi recolhido aos boxes com ajuda dos mecânicos, que empurraram até o pitbox. Na volta 34, todos os pilotos já tinham realizado o primeiro pit-stop, e Palou surgiu como novo líder, seguido por Newgarden, Herta, Ericsson e Scott Dixon, que utilizou estratégia diferente e parou no início da corrida.
Líder do campeonato, Scott McLaughlin tocou na parte interna do muro quando ocupava o sexto lugar e rodou sozinho, perdendo bastante terreno. No mesmo trecho, Devlin DeFrancesco bateu sozinho e recolheu aos boxes.
Com metade da prova em Long Beach, o top-10 era formado por Palou, Newgarden, Herta, Ericsson, Dixon, Grosjean, Power, Rossi, O’Ward e Rahal.
Com tráfego, Newgarden começou a ser pressionado por Herta. Porém, o piloto da Andretti não conseguiu enxergar uma oportunidade de ultrapassagem e perdeu contato depois de algumas voltas ao lidar com retardatários.
Em sexto e em estratégia diferente, Dixon veio aos boxes novamente na volta 54, colocando pneus duros. No giro seguinte, veio o líder Palou, mais uma vez com compostos duros.
Em segundo, Herta perdeu o controla o travar as rodas e estampou o muro da curva 9 na volta 57. Por conseguir recolher e tirar o carro da pista, a bandeira amarela não veio, mas o americano acabou abandonando.
Newgarden aproveitou a confusão e realizou o pit-stop, voltando no primeiro lugar, mas com Palou muito próximo. O espanhol, com pneus mais aquecidos, tentou atacar, mas viu excelente defesa do bicampeão.
Na volta 60, veio a segunda amarela do dia. Simon Pagenaud, em 15º, tentou movimento ousado sobre Takuma Sato na curva da fonte e acabou rodando após toque, tirando o carro da frente de Rinus VeeKay e Scott McLaughlin, que vinham logo atrás.
A relargada veio com 19 voltas para o final. Newgarden conseguiu se manter em primeiro com tranquilidade, seguido por Palou. Ericsson errou sozinho na curva 4 e danificou a traseira esquerda. Lento, ainda foi atingido por Scott Dixon antes de abandonar, recolhendo o carro e evitando a amarela.
O top-3 formado por Newgarden, Palou e Grosjean ficou bastante próximo, separado por apenas um segundo. O franco-suíço, de pneus macios, conseguiu a ultrapassagem sobre o espanhol na volta 71, com um movimento por fora antes da curva 1.
A caça de Romain a Newgarden começou, mas com Palou logo atrás. O piloto da Andretti até se aproximou, mas viu o desgaste dos pneus impedir um ataque, e deixar Josef em uma margem mais confortável.
Com 10 voltas para o fim, mais uma amarela, agora causada por Jimmie Johnson, que rodou na curva 8 e parou na barreira de pneus. David Malukas foi pego de surpresa e acabou batendo também.
A relargada veio na volta 81 de 85. Grosjean saiu colado em Newgarden e tentou a ultrapassagem por fora, bem defendido pelo líder. Ainda deu tempo de Takuma Sato sofrer um acidente na penúltima volta e gerar uma última bandeira amarela, que confirmou a vitória de Josef.
Indy 2022, GP de Long Beach, Corrida
1 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 85 voltas | |
2 | R GROSJEAN | Andretti Honda | +1.286 | |
3 | A PALOU | Ganassi Honda | +1.759 | |
4 | W POWER | Penske Chevrolet | +2.965 | |
5 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | +3.712 | |
6 | S DIXON | Ganassi Honda | +5.060 | |
7 | G RAHAL | RLL Honda | +5.393 | |
8 | A ROSSI | Andretti Honda | +7.308 | |
9 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | +8.952 | |
10 | K KIRKWOOD | Foyt Chevrolet | +12.863 | |
11 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | +14.293 | |
12 | C DALY | Carpenter Chevrolet | +15.217 | |
13 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +16.246 | |
14 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +17.929 | |
15 | J HARVEY | RLL Honda | +18.780 | |
16 | T CALDERÓN | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
17 | T SATO | Dale Coyne Honda | +2 voltas | NC |
18 | C LUNDGAARD | RLL Honda | +2 voltas | |
19 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | +4 voltas | |
20 | J JOHNSON | Ganassi Honda | +12 voltas | NC |
21 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | +13 voltas | NC |
22 | M ERICSSON | Ganassi Honda | +19 voltas | NC |
23 | C HERTA | Andretti Honda | +30 voltas | NC |
24 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | +30 voltas | NC |
25 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | +50 voltas | NC |
26 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | +80 voltas | NC |
![Chamada Chefão GP](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/themes/grandepremio/assets/img/chefao-anuncio-desktop.png)
![Chamada Chefão GP](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/themes/grandepremio/assets/img/chefao-anuncio-mobile.png)