Newgarden brilha, vence pela 5ª vez em 2022 e fatura maratona da Indy em Gateway
Filme do Texas se repetiu em Gateway. Josef Newgarden ultrapassou o companheiro de equipe Scott McLaughlin e venceu a prova marcada por longa interrupção em Madison
O americano Josef Newgarden venceu a maratona da Indy em Gateway, disputada na noite deste sábado (20). O piloto da Penske repetiu o feito do Texas e ultrapassou o companheiro de equipe Scott McLaughlin na relargada final, partindo para a quinta vitória do ano. O neozelandês sequer manteve a segunda posição, ultrapassado pelo novato David Malukas, da Dale Coyne na última volta. Foi o primeiro pódio do dono do #18 na Indy.
A prova ficou marcada pela chuva que caiu em Madison, Illinois, e forçou a interrupção do evento em mais de duas horas. A vitória de Newgarden em Gateway foi a quarta do piloto no oval desde o retorno ao calendário, em 2017. Com cinco vitórias em 2022, Josef também fica a apenas 3 pontos do companheiro de equipe Will Power, que é líder do campeonato e foi sexto neste sábado.
Relacionadas
O mexicano Pato O’Ward, da McLaren, finalizou na quarta posição, enquanto Takuma Sato, vencedor de 2019 em Gateway e piloto da Dale Coyne, fechou o top-5.
O trio de candidatos ao título da Chip Ganassi Racing formado pelo sueco Marcus Ericsson, o neozelandês Scott Dixon e o espanhol Álex Palou ficou em sétimo, oitavo e nono respectivamente. Graham Rahal, de RLL, fechou o top-10.
Já o brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, completou a prova na 15ª colocação. Apesar de ficar uma volta atrás, ficou cinco posições à frente do companheiro de equipe Simon Pagenaud.
A Indy retorna em duas semanas, no dia 4, com o GP de Portland, no Oregon. Será a penúltima etapa da temporada 2022.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
![](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Bommarito-Automotive-Group-500-Friday_-August-19_-2022_Large-Image-Without-Watermark_m68269-1024x683.jpg)
Saiba como foi o GP de Gateway da Indy:
A bandeira verde foi dada às 19h09 (de Brasília). Power segurou a primeira posição sobre Ericsson, enquanto McLaughlin atacou Newgarden e pulou para terceiro. Palou partiu muito mal e caiu de quinto para nono. Quem brilhou foi Felix Rosenqvist, que foi de último para 13º. O’Ward ganhou a posição de Dixon para subir para quinto.
A prova chegou em 20 voltas de forma calma, com Power na liderança, carregando 1s de vantagem para Ericsson. O top-10 ainda tinha McLaughlin, Newgarden, O’Ward, Dixon, Sato, DeFrancesco, Palou e Rossi. Os líderes começaram a encontrar tráfego, sendo Ed Carpenter e Jimmie Johnson os primeiros.
A prova seguiu em tom bem conservador. O top-10 só foi registrar uma ultrapassagem novamente quando Palou superou DeFrancesco pelo oitavo lugar, na volta 45. Quem também se movimentou foi Pato O’Ward, que tirou Newgarden da frente e assumiu a quarta posição. Pilotos do pelotão do fundo, como Jack Harvey e Rinus VeeKay, foram os primeiros a parar.
A prova atingiu 55 voltas com Power líder, com 2s4 de vantagem para Ericsson. McLaughlin era terceiro, seguido por O’Ward, Newgarden, Dixon, Sato, Palou, DeFrancesco e Rossi, que inclusive foi o primeiro do top-10 a ir para os boxes, na volta 57.
Com 60 voltas, Power, McLaughlin, Newgarden e O’Ward pararam pela primeira vez. Na seguinte, apareceram Ericsson e Palou nos pits. A nova ordem dos ponteiros ainda tinha Power na liderança, mas agora McLaughlin à frente de Ericsson. O sueco da Ganassi ainda vacilou ao lidar com tráfego e foi ultrapassado por Pato O’Ward.
Com 80 voltas, Power viu a diferença para McLaughlin cair para 0s4. O’Ward se sustentava em terceiro, à frente de Ericsson, Newgarden, Dixon, Sato, Palou, Harvey e DeFrancesco. Enquanto isso, Rinus VeeKay acabou abandonando com problemas elétricos na Carpenter.
Pato tentou atacar McLaughlin, mas errou e viu Newgarden tomar o terceiro lugar na volta 93. O top-5 ficou mais próximo em termos de distância. Os pilotos chegaram a 100 voltas com Will ainda na liderança, comandando o top-3 da Penske. O’Ward, Ericsson, Sato, Dixon, Palou, Harvey e DeFrancesco vinham logo atrás.
O’Ward conseguiu retomar o terceiro lugar depois de Newgarden ter problemas com tráfego. O mexicano também começou a pressionar McLaughlin pelo segundo lugar.
Na volta 120, Dixon foi o primeiro entre os ponteiros a parar. Alexander Rossi cercava o top-10 quando foi aos boxes e sofreu uma pane no motor. Power e McLaughlin vieram na 125. Newgarden, Palou, Ericsson e O’Ward vieram na 126.
Takuma Sato, que antecipou a segunda parada, surgiu na liderança com a Dale Coyne. Power era segundo, Grosjean (ainda de um pit-stop) em terceiro, McLaughlin em quarto, O’Ward em quinto, Ericsson em sexto e Newgarden em sétimo.
Na volta 135, Pato O’Ward voltou a assumir o terceiro lugar com uma bela ultrapassagem na curva 1 sobre Scott McLaughlin. No 145º giro, finalmente veio a primeira amarela da corrida. Jack Harvey, que andava na 10ª posição, tocou o muro na curva 4 e danificou a suspensão. O inglês trouxe o carro de volta aos boxes praticamente “cambaleando”.
Entre os ponteiros, Takuma Sato, Scott McLaughlin e Josef Newgarden pararam sob bandeira amarela na volta 150. Os boxes foram fechados, e a ordem dos carros tinha Power na liderança, O’Ward, Ericsson, Dixon, Palou, McLaughlin, Newgarden, Sato, Rahal e Herta.
A relargada aconteceu na volta 158. Pato O’Ward foi para cima de Power e assumiu a liderança da corrida. Dixon relargou mal, perdendo posições para Palou e Newgarden, caindo para sétimo. O bicampeão da Penske manteve o bom ritmo e tirou o espanhol da Ganassi da frente, pulando para quinto. Pouco tempo depois, passou McLaughlin e Ericsson.
Newgarden seguiu em ritmo alucinante com os pneus novos e ultrapassou Will Power pelo segundo lugar. E na volta 166, o dono do carro #2 assumiu a liderança ao superar Pato O’Ward na curva 1. O americano passou a abrir vantagem sobre O’Ward, enquanto McLaughlin superou Ericsson para assumir o quarto lugar. O neozelandês encontrou ritmo finalmente, e também superou Pato e Power, pulando para segundo.
Na volta 190, Dixon optou por mais um pit-stop enquanto era sétimo. Newgarden viu a vantagem para McLaughlin cair volta após volta, indo de 7s para 4s. Palou, Ericsson e Power vieram ao pit nos giros seguintes. O’Ward eventualmente veio também.
Na expectativa pela chuva, McLaughlin cedeu e acabou indo aos boxes na volta 206. Newgarden também parou, na seguinte, dando a liderança para David Malukas, com Takuma Sato em segundo. Sato era segundo, com Rahal em terceiro, Herta em quarto. Scott voltou à frente de Josef, em quinto.
Malukas, Sato, Herta e Rahal desistiram de esperar pela chuva e acabaram parando pela quarta vez. McLaughlin surgiu na liderança, com Newgarden em segundo, O’Ward em terceiro e Poewer em quarto, eis que a amarela veio novamente, na volta 215 por conta da chuva.
Na volta 218, às 20h55 (de Brasília), a direção de prova determinou a bandeira vermelha com McLaughlin na liderança, Newgarden em segundo e O’Ward em terceiro. Power, Malukas, Sato, Ericsson, Dixon, Rahal e Palou completavam o top-10.
A prova permaneceu interrompida por mais de duas horas. Mesmo com o fim da chuva, houve um longo processo até a secagem completa do traçado. Na saída dos boxes para a pista, Newgarden sofreu uma pane, mas conseguiu religar o carro com ajuda, retomando o segundo lugar. O quarteto da Ganassi e outros pilotos como Felix Rosenqvist e Conor Daly vieram aos boxes. Foram seis voltas em bandeira amarela até a autorização para a relargada.
A relargada foi dada. McLaughlin tentou se segurar, mas foi superado na reta oposta pelo companheiro de equipe Newgarden. Os pilotos abriram boa vantagem para O’Ward. Power tentou se segurar, mas acabou superado por Malukas e perdeu o quarto lugar. Sato veio no embalo e também superou o australiano, com direito a um toque.
Com 20 voltas para o fim, Malukas pressionava O’Ward, enquanto Newgarden sustentava uma vantagem de 0s5 sobre McLaughlin. O mexicano não resistiu e acabou perdendo a posição de pódio para o americano-lituano com 14 voltas para o fim.
A vantagem de Newgarden para Malukas começou a despencar na reta final, chegando a 1s3 com menos de 10 voltas para o fim. David montou um ataque e ultrapassou McLaughlin pelo segundo lugar no início da última volta, mas não foi o suficiente para tirar a quinta vitória de Josef em 2022.
Indy 2022, GP de Gateway, Corrida:
1 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 260 voltas | |
2 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | +0.470 | |
3 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +1.525 | |
4 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | +5.207 | |
5 | T SATO | Dale Coyne Honda | +5.536 | |
6 | W POWER | Penske Chevrolet | +11.866 | |
7 | M ERICSSON | Ganassi Honda | +12.618 | |
8 | S DIXON | Ganassi Honda | +15.885 | |
9 | A PALOU | Ganassi Honda | +21.823 | |
10 | G RAHAL | RLL Honda | +26.100 | |
11 | C HERTA | Andretti Honda | +1 volta | |
12 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | +1 volta | |
13 | R GROSJEAN | Andretti Honda | +1 volta | |
14 | J JOHNSON | Ganassi Honda | +1 volta | |
15 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | +1 volta | |
16 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | +1 volta | |
17 | K KIRKWOOD | Foyt Chevrolet | +2 voltas | |
18 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | +2 voltas | |
19 | C LUNDGAARD | RLL Honda | +2 voltas | |
20 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | +3 voltas | |
21 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | +3 voltas | |
22 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | +4 voltas | |
23 | C DALY | Carpenter Chevrolet | +16 voltas | |
24 | J HARVEY | RLL Honda | +21 voltas | |
25 | A ROSSI | Andretti Honda | +34 voltas | |
26 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +207 voltas | NC |
![Chamada Chefão GP](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/themes/grandepremio/assets/img/chefao-anuncio-desktop.png)
![Chamada Chefão GP](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/themes/grandepremio/assets/img/chefao-anuncio-mobile.png)