Franchitti inicia reação e conquista pole nos segundos finais em Long Beach. Castroneves larga em sexto
Atual último colocado no campeonato, escocês da Ganassi superou Hunter-Reay por apenas 0s056. Destaque ao longo de todo o fim de semana, Conway foi discreto e parte apenas em quinto, logo à frente de Helinho, melhor brasileiro do grid
Dario Franchitti despertou. O piloto da Ganassi, atual último colocado na tabela de classificação, encerrou a sequência de maus resultados e conquistou a pole para o GP de Long Beach – terceira etapa do campeonato de 2013 da Indy.
Nos últimos segundos da sessão, o escocês voou e cravou o tempo de 1min07s237, apenas 0s056 mais veloz que Ryan Hunter-Reay, segundo colocado.
O resultado dá números redondos à carreira de Franchitti: em seu 250º GP, esta é a 30ª vez que o piloto larga na primeira posição. Sua última pole havia sido no GP de Toronto, na temporada passada.
Will Power, melhor representante da Penske no grid, completa o top-3, seguido por Takuma Sato, Mike Conway e Helio Castroneves, que foi o único piloto brasileiro no Fast Six.
As imagens do sábado da Indy em Long Beach | |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana |
Confira como foi o treino de clasificação para o GP de Long Beach:
Power é o mais rápido na primeira fase. Bia é eliminada
No Grupo 1, o primeiro a liderar foi James Jakes. No entanto, o britânico foi facilmente superado pelos pilotos que vieram na sequência. O primeiro deles foi Franchitti, com 1min08s784. Mas Conway, novamente, se mostrou disposto a dar trabalho: o piloto da Rahal Letterman Lanigan virou em 1min08s364 e ficou momentaneamente na frente.
Na sequência, no entanto, Sato e Kanaan, que estavam na metade de trás do grupo, pularam para a primeira e segunda posições, respectivamente – restava apenas 1min30s para o fim da sessão.
Porém ambos foram voltaram a ser superados por Franchitti e Conway. Os quatro formaram o top-4 do grupo. Além deles, Ernesto Viso e Graham Rahal – que tirou a vaga de Sébastien Bourdais com o cronômetro já zerado – avançaram para segunda fase do treino.
O francês da Dragon foi eliminado ao lado de Jakes, Simon Pagenaud, Tristan Vautier, Sebastián Saavedra, Bia Figueiredo e Justin Wilson.
No Grupo 2, houve muita polêmica. A disputa, porém, foi em alto nível. Newgarden e Hunter-Reay disputaram milésimo a milésimo o melhor tempo. O piloto da Andretti marcou 1min08s378, mas Josef respondeu com 1min08s265 e ficou temporariamente em primeiro, retornando para os boxes.
Restando dois minutos, foi a vez de Castroneves aparecer e assumir a ponta, sendo mais de 0s2 mais veloz que o piloto da Sarah Fisher Hartman. Mas o brasileiro não resistiu por muito tempo na liderança: Power voou, e baixou em mais de meio segundo a marca de seu companheiro de Penske. Com 1min07s546, o australiano ficou com o melhor tempo da primeira fase da classificação.
Helinho ainda seria superado por Hinchcliffe, Hunter-Reay, Dixon e Kimball, avançando no limite para a segunda fase.
A grande polêmica do treino veio nos segundos finais: no giro seguinte ao que lhe valeu a vaga na segunda fase da sessão, Dixon perdeu o controle de seu carro e rodou. Oriol Servià, que vinha logo atrás, não teve tempo de desviar e atingiu o carro do neo-zelandês. Ao mesmo tempo, em um ponto diferente da pista, Marco Andretti e JR Hildebrand também se tocaram.
O incidente fez com que as atividades do Grupo 2 fossem encerradas sob bandeira vermelha. Dixon, Servià e Andretti perderam suas melhores voltas, mas o espanhol teve sua punição cancelada minutos depois do encerramento do treino. Já o piloto da Ganassi foi o maior prejudicado, perdendo sua vaga na fase seguinte. JR, por sua vez, foi o maior beneficiado, herdando a posição.
Allmendinger, Newgarden, Simona, Tagliani e Carpenter também foram eliminados.
Na segunda fase, Conway brilha e surge como favorito à pole
Na segunda fase do treino, que reune os seis melhores colocados de cada grupo, Conway voltou a ter destaque e dominou com sobras a sessão, ficando na frente durante quase todo o período.
Hunter-Reay chegou a figurar na primeira posição, mas desde que tomou a ponta das mãos do atual campeão, o britânico não mais saiu da liderança e baixou o próprio tempo ao menos três vezes, surgindo como um dos principais favoritos à pole.
Com o tempo de 1min07s193, Conway avançou para o Fast Six na companhia de Power, Franchitti, Hunter-Reay, Sato e Castroneves.
Hinchcliffe, Kanaan, Kimball, Viso, Rahal e Hildebrand ficaram fora da decisão pela pole.
Nos segundos finais, Franchitti supera Hunter-Reay no Fast Six
Na fase que definiu as seis primeiras posições, não houve um predomínio de nenhum piloto na liderança. A impressão era a de que Conway não teria tantas dificuldades para ficar com a pole, e o britânico chegou mesmo a estar na frente, com o tempo de 1min07s922. Na sequência, entretanto, foi superado por Sato em quase meio segundo.
Enquanto isso, Hunter-Reay e Power permaneciam nos boxes, aguardando o momento ideal para ir à pista – o que só aconteceu próximo ao fim da sessão.
Sato só deixou a liderança quando Franchitti o superou, com 1min07s358. Restavam poucos minutos para o encerramento, e Castroneves, apagado, era o único piloto do top-6 que não ameaçava lutar pela pole.
Hunter-Reay, então, assumiu a ponta segundos antes de o cronômetro zerar, com 1min07s293. A fatura parecia liquidada em favor do atual campeão da categoria.
Mas Franchitti ainda estava em sua última volta rápida. E o escocês, que não havia liderado nenhum treino livre em Long Beach, conseguiu buscar uma volta que parecia improvável: 1min07s237. Pole-position assegurada.
Hunter-Reay parte em segundo, à frente de Power, Sato, Conway e Castroneves.
A largada para o GP de Long Beach está programada para as 17h30 deste domingo (21).
Indy, GP de Long Beach, classificação, final:
1 | Dario FRANCHITTI | ESC | Ganassi Honda | 1:07.237 | ||
2 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Chevrolet | 1:07.293 | +0.056 | |
3 | Will POWER | AUS | Penske Chevrolet | 1:07.398 | +0.161 | |
4 | Takuma SATO | JAP | Foyt Honda | 1:07.447 | +0.210 | |
5 | Mike CONWAY | ING | RLL Honda | 1:07.599 | +0.362 | |
6 | Helio CASTRONEVES | BRA | Penske Chevrolet | 1:07.969 | +0.732 | |
7 | James HINCHCLIFFE | CAN | Andretti Chevrolet | 1:07.435 | +0.198 | |
8 | Tony KANAAN | BRA | KV Chevrolet | 1:07.589 | +0.352 | |
9 | Charlie KIMBALL | EUA | Ganassi Honda | 1:07.630 | +0.393 | |
10 | Ernesto VISO | VEN | HVM Chevrolet | 1:07.720 | +0.483 | |
11 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | 1:07.779 | +0.542 | |
12 | JR HILDEBRAND | EUA | Panther Chevrolet | 1:07.790 | +0.553 | |
13 | James JAKES | ING | RLL Honda | 1:07.918 | +0.681 | |
14 | AJ ALLMENDINGER | EUA | Penske Chevrolet | 1:08.200 | +0.963 | |
15 | Sébastien BOURDAIS | FRA | Dragon Chevrolet | 1:07.982 | +0.745 | |
16 | Josef NEWGARDEN | EUA | Fisher Hartman Honda | 1:08.257 | +1.020 | |
17 | Simon PAGENAUD | FRA | Schmidt Honda | 1:07.997 | +0.760 | |
18 | Oriol SERVIÁ | ESP | DRR Chevrolet | 1:08.228 | +0.991 | |
19 | Simona DE SILVESTRO | SUI | KV Chevrolet | 1:08.317 | +1.080 | |
20 | Sebastián SAAVEDRA | COL | Dragon Chevrolet | 1:08.440 | +1.203 | |
21 | Alex TAGLIANI | CAN | Bryan Herta Honda | 1:08.643 | +1.406 | |
22 | Bia FIGUEIREDO | BRA | Dale Coyne Chevrolet | 1:09.913 | +2.676 | |
23 | Ed CARPENTER | EUA | Carpenter Chevrolet | 1:09.031 | +1.794 | |
24 | Justin WILSON | ING | Dale Coyne Chevrolet | |||
25 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Chevrolet | 1:09.450 | +2.213 | |
26 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | 1:09.670 | +2.433 | |
27 | Tristan VAUTIER | FRA | Schmidt Honda | 1:08.151 | P +10 |