Franchitti inicia reação e conquista pole nos segundos finais em Long Beach. Castroneves larga em sexto

Atual último colocado no campeonato, escocês da Ganassi superou Hunter-Reay por apenas 0s056. Destaque ao longo de todo o fim de semana, Conway foi discreto e parte apenas em quinto, logo à frente de Helinho, melhor brasileiro do grid

 
Dario Franchitti despertou. O piloto da Ganassi, atual último colocado na tabela de classificação, encerrou a sequência de maus resultados e conquistou a pole para o GP de Long Beach – terceira etapa do campeonato de 2013 da Indy.
 
Nos últimos segundos da sessão, o escocês voou e cravou o tempo de 1min07s237, apenas 0s056 mais veloz que Ryan Hunter-Reay, segundo colocado.
Dario Franchitti ficou com a pole em Long Beach (Foto: Getty Images)
 

O resultado dá números redondos à carreira de Franchitti: em seu 250º GP, esta é a 30ª vez que o piloto larga na primeira posição. Sua última pole havia sido no GP de Toronto, na temporada passada.

 
Will Power, melhor representante da Penske no grid, completa o top-3, seguido por Takuma Sato, Mike Conway e Helio Castroneves, que foi o único piloto brasileiro no Fast Six.
As imagens do sábado da Indy em Long Beach
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Confira como foi o treino de clasificação para o GP de Long Beach:
 
Power é o mais rápido na primeira fase. Bia é eliminada
 
No Grupo 1, o primeiro a liderar foi James Jakes. No entanto, o britânico foi facilmente superado pelos pilotos que vieram na sequência. O primeiro deles foi Franchitti, com 1min08s784. Mas Conway, novamente, se mostrou disposto a dar trabalho: o piloto da Rahal Letterman Lanigan virou em 1min08s364 e ficou momentaneamente na frente.
 
Na sequência, no entanto, Sato e Kanaan, que estavam na metade de trás do grupo, pularam para a primeira e segunda posições, respectivamente – restava apenas 1min30s para o fim da sessão.
 
Porém ambos foram voltaram a ser superados por Franchitti e Conway. Os quatro formaram o top-4 do grupo. Além deles, Ernesto Viso e Graham Rahal – que tirou a vaga de Sébastien Bourdais com o cronômetro já zerado – avançaram para segunda fase do treino.
 
O francês da Dragon foi eliminado ao lado de Jakes, Simon Pagenaud, Tristan Vautier, Sebastián Saavedra, Bia Figueiredo e Justin Wilson.
Mike Conway teve destaque na sessão classificatória (Foto: Chris Jones/IndyCar)
No Grupo 2, houve muita polêmica. A disputa, porém, foi em alto nível. Newgarden e Hunter-Reay disputaram milésimo a milésimo o melhor tempo. O piloto da Andretti marcou 1min08s378, mas Josef respondeu com 1min08s265 e ficou temporariamente em primeiro, retornando para os boxes.
 
Restando dois minutos, foi a vez de Castroneves aparecer e assumir a ponta, sendo mais de 0s2 mais veloz que o piloto da Sarah Fisher Hartman. Mas o brasileiro não resistiu por muito tempo na liderança: Power voou, e baixou em mais de meio segundo a marca de seu companheiro de Penske. Com 1min07s546, o australiano ficou com o melhor tempo da primeira fase da classificação.
 
Helinho ainda seria superado por Hinchcliffe, Hunter-Reay, Dixon e Kimball, avançando no limite para a segunda fase.
 
A grande polêmica do treino veio nos segundos finais: no giro seguinte ao que lhe valeu a vaga na segunda fase da sessão, Dixon perdeu o controle de seu carro e rodou. Oriol Servià, que vinha logo atrás, não teve tempo de desviar e atingiu o carro do neo-zelandês. Ao mesmo tempo, em um ponto diferente da pista, Marco Andretti e JR Hildebrand também se tocaram. 
 
O incidente fez com que as atividades do Grupo 2 fossem encerradas sob bandeira vermelha. Dixon, Servià e Andretti perderam suas melhores voltas, mas o espanhol teve sua punição cancelada minutos depois do encerramento do treino. Já o piloto da Ganassi foi o maior prejudicado, perdendo sua vaga na fase seguinte. JR, por sua vez, foi o maior beneficiado, herdando a posição.
 
Allmendinger, Newgarden, Simona, Tagliani e Carpenter também foram eliminados.
Scott Dixon foi punido e não participou da segunda fase do treino (Foto: Getty Images)
 
Na segunda fase, Conway brilha e surge como favorito à pole
 
Na segunda fase do treino, que reune os seis melhores colocados de cada grupo, Conway voltou a ter destaque e dominou com sobras a sessão, ficando na frente durante quase todo o período.
 
Hunter-Reay chegou a figurar na primeira posição, mas desde que tomou a ponta das mãos do atual campeão, o britânico não mais saiu da liderança e baixou o próprio tempo ao menos três vezes, surgindo como um dos principais favoritos à pole.
 
Com o tempo de 1min07s193, Conway avançou para o Fast Six na companhia de Power, Franchitti, Hunter-Reay, Sato e Castroneves. 
 
Hinchcliffe, Kanaan, Kimball, Viso, Rahal e Hildebrand ficaram fora da decisão pela pole.
 
Nos segundos finais, Franchitti supera Hunter-Reay no Fast Six
 
Na fase que definiu as seis primeiras posições, não houve um predomínio de nenhum piloto na liderança. A impressão era a de que Conway não teria tantas dificuldades para ficar com a pole, e o britânico chegou mesmo a estar na frente, com o tempo de 1min07s922. Na sequência, entretanto, foi superado por Sato em quase meio segundo.
 
Enquanto isso, Hunter-Reay e Power permaneciam nos boxes, aguardando o momento ideal para ir à pista – o que só aconteceu próximo ao fim da sessão.
 
Sato só deixou a liderança quando Franchitti o superou, com 1min07s358. Restavam poucos minutos para o encerramento, e Castroneves, apagado, era o único piloto do top-6 que não ameaçava lutar pela pole.
 
Hunter-Reay, então, assumiu a ponta segundos antes de o cronômetro zerar, com 1min07s293. A fatura parecia liquidada em favor do atual campeão da categoria.
 
Mas Franchitti ainda estava em sua última volta rápida. E o escocês, que não havia liderado nenhum treino livre em Long Beach, conseguiu buscar uma volta que parecia improvável: 1min07s237. Pole-position assegurada.
 
Hunter-Reay parte em segundo, à frente de Power, Sato, Conway e Castroneves.
 
A largada para o GP de Long Beach está programada para as 17h30 deste domingo (21).

Indy, GP de Long Beach, classificação, final:

1 Dario FRANCHITTI ESC Ganassi Honda   1:07.237  
2 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Chevrolet   1:07.293 +0.056
3 Will POWER AUS Penske Chevrolet   1:07.398 +0.161
4 Takuma SATO JAP Foyt Honda   1:07.447 +0.210
5 Mike CONWAY ING RLL Honda   1:07.599 +0.362
6 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet   1:07.969 +0.732
7 James HINCHCLIFFE CAN Andretti Chevrolet   1:07.435 +0.198
8 Tony KANAAN BRA KV Chevrolet   1:07.589 +0.352
9 Charlie KIMBALL EUA Ganassi Honda   1:07.630 +0.393
10 Ernesto VISO VEN HVM Chevrolet   1:07.720 +0.483
11 Graham RAHAL EUA RLL Honda   1:07.779 +0.542
12 JR HILDEBRAND EUA Panther Chevrolet   1:07.790 +0.553
13 James JAKES ING RLL Honda   1:07.918 +0.681
14 AJ ALLMENDINGER EUA Penske Chevrolet   1:08.200 +0.963
15 Sébastien BOURDAIS FRA Dragon Chevrolet   1:07.982 +0.745
16 Josef NEWGARDEN EUA Fisher Hartman Honda   1:08.257 +1.020
17 Simon PAGENAUD FRA Schmidt Honda   1:07.997 +0.760
18 Oriol SERVIÁ ESP DRR Chevrolet   1:08.228 +0.991
19 Simona DE SILVESTRO SUI KV Chevrolet   1:08.317 +1.080
20 Sebastián SAAVEDRA COL Dragon Chevrolet   1:08.440 +1.203
21 Alex TAGLIANI CAN Bryan Herta Honda   1:08.643 +1.406
22 Bia FIGUEIREDO BRA Dale Coyne Chevrolet   1:09.913 +2.676
23 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet   1:09.031 +1.794
24 Justin WILSON ING Dale Coyne Chevrolet      
25 Marco ANDRETTI EUA Andretti Chevrolet   1:09.450 +2.213
26 Scott DIXON NZL Ganassi Honda   1:09.670 +2.433
27 Tristan VAUTIER FRA Schmidt Honda   1:08.151 P +10

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.