Dupla da Penske evita lamentações após mau resultado na classificação, mas diz que regra poderia mudar

Prejudicados por uma bandeira vermelha na primeira fase da classificação, Helio Castroneves e Will Power disseram que o regulamento da Indy pode ser repensado após o que aconteceu neste sábado no Anhembi

Helio Castroneves e Will Power vão largar, respectivamente, na 18ª e na 22ª posições. Mesmo assim, a dupla não saiu disparando contra o regulamento e solicitando uma mudança em uma regra um pouco antiquada. Esse foi o mesmo tom das declarações de Ryan Hunter-Reay e Dario Franchitti, que acabaram, de certa forma, beneficiados pela ausência dos pilotos da Penske no Fast Six e começarão a SP Indy 300 em primeiro e terceiro lugares, neste domingo (5).

O debate teve início quando James Jakes parou na pista no início do Grupo 2, provocando uma bandeira vermelha. Como o cronômetro, na Indy, não é travado em situações como essa, e a remoção do carro da RLL demorou, ninguém conseguiu melhorar os tempos de volta. Power e Castroneves sequer completaram voltas lançadas. Na F1, por exemplo, o relógio é travado em caso de paralisação da sessão qualificatória.

Helio Castroneves largarão só na 18ª posição (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Perguntados pelo GRANDE PRÊMIO sobre o que pensam dessa regra, nem o australiano, nem o brasileiro polemizaram. “Talvez. Se você está entre os prejudicados, é uma bosta, mas, se você está entre os beneficiados, é bom”, falou Power. “Poderia se rever essa regra, até porque, em uma decisão de campeonato, em uma situação como aconteceu hoje, isso pode ser um jogo de equipe. Mas aconteceu também com outros pilotos. Não sei, é conversar entre os times e o pessoal da organização”, opinou Helio.

Na entrevista coletiva, Franchitti, o terceiro colocado, disse que a estratégia da Penske foi um risco. “Se você não quer correr esse risco, você sai do box no começo da sessão, com pneus vermelhos, marca seu tempo cedo. Esse é um risco que todos corremos quando esperamos para entrar na pista”, afirmou o escocês da Ganassi.

O pole-position Hunter Reay emendou: “Estamos acostumados a ouvir isso: ele teria vencido se. É o risco que todos correm, como Dario falou. Nós saímos cedo com pneus pretos [mais duros].”

icon_gp A cobertura da SP Indy 300 no GRANDE PRÊMIO
icon_foto As imagens deste sábado da Indy no Anhembi
icon_foto As imagens da SP Indy 300 de 2012
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Hunter-Reay comemora a pole em São Paulo (Foto: Duda Bairros/Fotoarena)

O campeão, então, foi interrompido por Franchitti, que perguntou: “Você não marcou o seu tempo com pneu preto?” “Sim”, confirmou o piloto da Andretti.

Só que, mesmo assim, Hunter-Reay não quer descartar Power, único que já ganhou corridas no Anhembi, da disputa pela vitória neste domingo. “Ele é muito rápido aqui. A mesma coisa aconteceu comigo em Baltimore, com a briga pelo campeonato e tudo. Não marquei uma boa volta, fui lá no dia seguinte e ganhei a corrida”, completou. Aquela foi a última de suas quatro vitórias na temporada 2012.

A largada para a São Paulo Indy 300 está marcada para as 12h30 (de Brasília) deste domingo, no circuito do Anhembi.

O GRANDE PRÊMIO acompanha ‘in loco’ a SP Indy 300 no Anhembi com os repórteres Victor Martins, Evelyn Guimarães, Felipe Giacomelli, Renan do Couto e Hugo Becker, os fotógrafos Rodrigo Berton e Felipe Tesser e o videorrepórter Renato Lima.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.