Dixon escapa de confusões, acerta nos boxes e vence GP do Texas ao seu estilo. Leist pega fogo e abandona
Scott Dixon venceu o GP do Texas do jeito que ele gosta. Com estratégia certeira e um trabalho impecável nos boxes e nas relargadas, o neozelandês escapou de qualquer confusão e virou líder do campeonato. Favorita, a Penske errou a mão no acerto e perdeu boa chance de colocar Josef Newgarden e Will Power na ponta do campeonato. Matheus Leist assustou ao pegar fogo e Tony Kanaan também abandonou
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
Scott Dixon é um fenômeno. Mais uma vez, o neozelandês conquistou uma vitória inesperada com um carro que não era o melhor e, com uma estratégia certeira e grande performance nos boxes e nas relargadas, triunfou no GP do Texas para assumir a liderança do campeonato na noite deste sábado (9). Foi a 43ª vitória de Dixon na Indy.
Simon Pagenaud chegou na segunda colocação se segurando firme dos ataques insistentes de Alexander Rossi na volta final, mas o americano não conseguia passar por fora, como havia feito em Phoenix e na Indy 500. Pagenaud, aliás, foi uma das vítimas do erro de acerto da Penske, que estava muito agressiva e sofreu bem mais que as rivais com as bolhas nos pneus.
James Hinchcliffe deixou para trás a fase ruim e conquistou o quarto lugar em excelente corrida com a Schmidt Peterson. Ryan Hunter-Reay foi bem mais discreto que o de costume, mas certeiro para chegar em quinto e se manter bem vivo na luta pelo campeonato.
Graham Rahal faz uma temporada de regularidade monstruosa. Bem de novo, o americano chegou em sexto, na frente do colega de RLL Takuma Sato. Sébastien Bourdais e Ed Jones foram os últimos na mesma volta do líder, com Charlie Kimball completando o top-10 com a novata Carlin.
Numa prova bastante interessante e que, se não foi 'em pack' teve boas disputas e alternativas, os brasileiros tiveram um azar imenso. Tony Kanaan quebrou a suspensão e tocou no muro, enquanto Matheus Leist passou um susto tremendo ao pegar fogo sem motivo aparente. Outro que teve um revés gigante foi Josef Newgarden, que sofreu com as bolhas, saiu da estratégia e ainda tomou um drive-through por queima de largada quando voltava para a prova.
Confira como foi o GP do Texas
A largada para o GP do Texas aconteceu pontualmente às 21h45 (em Brasília). Josef Newgarden saiu muito bem e fugiu de Simon Pagenaud, enquanto Tony Kanaan saía muito bem e saltava para quarto.
No 28º giro, Kanaan reportou no rádio que estava com uma suspensão quebrada. O brasileiro foi lentamente para os boxes e deu toda pinta de abandono, encerrando uma corrida que parecia extremamente promissora. O veterano deu uma raspada no muro, mas que não parecia suficiente para tamanho estrago.
COMING THROUGH!??@ZachVeach has a ? tonight!
⬆️ 10 spots since Lap 1 | P5
? LIVE on NBCSN
? https://t.co/SAdeSxSfa7
? @verizon INDYCAR Mobile#INDYCAR // #DXC600 pic.twitter.com/odlehGXauP— IndyCar Series (@IndyCar) June 10, 2018
O pelotão da frente começava a chegar nos últimos colocados e a confusão estava montada na pista. Zach Veach, em boa performance, surgiu do nada mergulhando por fora em cima de Dixon e dos retardatários e, naquele momento, teve até linha de quatro carros.
Os pilotos começavam a ir para os boxes e o líder Newgarden era um que parava ali na volta 61. Assim, a briga pela ponta ficava frenética com Pagenaud tentando segurar inspirados Rossi e Wickens.
Aí Newgarden era chamado para os boxes com um pneu consumido pelas bolhas e Veach dava fim a sua grande corrida com um belo beijo no muro, enquanto isso, Wickens não tomava conhecimento para cima de Pagenaud e virava ponteiro no início do segundo terço da corrida, já com a noite caindo.
Power e Pagenaud também começavam a perder bastante posições e apresentavam pneus cheios de bolha. Aparentemente, a Penske era quem mais sofria com esses problemas.
Brutal break for @MarcoAndretti.?
Heading back to the paddock…
? LIVE on NBCSN
? https://t.co/SAdeSxSfa7
? @verizon INDYCAR Mobile#INDYCAR // #DXC600 pic.twitter.com/meYrS1IY4k— IndyCar Series (@IndyCar) June 10, 2018
Newgarden já voltava a perder ritmo cedo e já ia para os boxes mais uma vez, saindo dos primeiros lugares. Aliás, lá na frente, Wickens ficava preso em Chilton e via Rossi assumir a vice-liderança.
Bem ao seu estilo, Dixon começava a abrir um caminhão de vantagem para Rossi e parecia encaminhar uma vitória daquele jeito que só ele sabe, com muita estratégia e um ritmo avassalador quando na frente.
Hinchcliffe e Pagenaud passavam bem perto de um acidente, mas ficaram no quase com um Bourdais lento saindo dos boxes. No entanto, Wickens e Carpenter não tiveram a mesma sorte. O canadense pisou além da linha branca e escorregou, tocando no americano. Os dois foram com força para o muro, fim de prova para ambos.
Como o acidente entre os dois aconteceu bem no meio da janela de paradas, apenas cinco pilotos estavam na mesma volta: Dixon, Rossi, Hinch, Pagenaud e Hunter-Reay. Todos foram juntos aos boxes, com Rossi tendo problemas na mangueira do combustível e, mesmo assim, não perdendo volta. Uma sorte danada.
Newgarden, por outro lado, era o grande azarado da história. Pego no contrapé pela parada fora de hora, o americano virava 11º, segundo dos retardatários atrás de Sato. Apenas nove carros conseguiam seguir no mesmo giro, com Power, Rahal, Jones e Claman DeMelo voltando para a volta do top-5.
Os ponteiros voltavam aos boxes para mais uma parada – dessa vez provavelmente a última – e Dixon seguia na frente com Pagenaud em segundo. Rossi, no bico, levou o terceiro lugar de Hinch, com Hunter-Reay e Rahal sendo os outros na mesma volta. Jones, Sato, Newgarden e Bourdais vibraram com o movimento, voltando para o páreo.
Quando a coisa parecia ficar boa para Newgarden, o #1 recebeu um drive-through por queima de relargada. Desta vez parecia mesmo fim das chances para o atual campeão e um tremendo revés no campeonato.
No fim das contas, Dixon conseguiu administrar muito bem a vantagem criada para os demais e venceu bem ao seu estilo. Muito firme, Pagenaud resistiu a Rossi e Hinch e salvou um segundo lugar importante para reagir no campeonato.
Indy, GP do Texas, Classificação Final
1 | 9 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | 248 voltas | |
2 | 22 | Simon PAGENAUD | FRA | Penske Chevrolet | +4.294 | |
3 | 27 | Alexander ROSSI | EUA | Andretti Honda | +4.567 | |
4 | 5 | James HINCHCLIFFE | CAN | Schmidt Peterson Honda | +5.087 | |
5 | 28 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Honda | +6.730 | |
6 | 15 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | +7.274 | |
7 | 30 | Takuma SATO | JAP | RLL Honda | +8.346 | |
8 | 18 | Sébastien BOURDAIS | FRA | Dale Coyne Honda | +9.452 | |
9 | 10 | Ed JONES | ING | Ganassi Honda | +25.094 | |
10 | 23 | Charlie KIMBALL | EUA | Carlin Chevrolet | +1 volta | |
11 | 21 | Spencer PIGOT | EUA | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
12 | 59 | Max CHILTON | ING | Carlin Chevrolet | +1 volta | |
13 | 1 | Josef NEWGARDEN | EUA | Penske Chevrolet | +4 voltas | |
14 | 98 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Honda | +4 voltas | |
15 | 88 | Gabby CHAVES | COL | Harding Chevrolet | +8 voltas | |
16 | 26 | Zach VEACH | EUA | Andretti Honda | +10 voltas | |
17 | 19 | Zachary CLAMAN DEMELO | CAN | Dale Coyne Honda | +43 voltas | NC |
18 | 12 | Will POWER | AUS | Penske Chevrolet | +44 voltas | NC |
19 | 6 | Robert WICKENS | CAN | Schmidt Peterson Honda | +77 voltas | NC |
20 | 20 | Ed CARPENTER | EUA | Carpenter Chevrolet | +80 voltas | NC |
21 | 14 | Tony KANAAN | BRA | Foyt Chevrolet | +217 voltas | NC |
22 | 4 | Matheus LEIST | BRA | Foyt Chevrolet | +243 voltas | NC |