Conta-giro: Indy surge como coadjuvante de luxo em filme de ação estrelado por Will Smith e Rodrigo Santoro

A Indy foi escolhida como pano de fundo da história de ação e comédia romântica ‘Golpe duplo’. O filme contou a atuação do ex-piloto Bryan Herta e do colombiano da Andretti, Carlos Muñoz. O astro Will Smith vive o protagonista. O brasileiro Rodrigo Santoro também está no longa que chega aos cinemas brasileiros na próxima semana


O esporte fascina e é tema recorrente na sétima arte. O ambiente de competição é rico em grandes histórias e inevitavelmente gera episódios dignos das telonas. No caso especifico do automobilismo, o exemplo mais recente aconteceu em 2013, com o ótimo ‘Rush’. O filme soube conquistar até mesmo quem não é lá muito fã das corridas de carros. O longa, que retratou com muito romantismo a rivalidade Niki Lauda e James Hunt na temporada de 1976 na F1, foi muito bem recebido pelo público e também pela crítica. Mas nem sempre o esporte a motor consegue ser apresentado como protagonista. Na maioria das vezes, na verdade, surge apenas como um coadjuvante de luxo. E esse é o caso de ‘Focus’, que no Brasil ganhou o título de ‘Golpe duplo’. Aqui é a Indy a escolhida para pano de fundo. Ou melhor, seus carros.

O filme, escrito e dirigido por Glenn Ficarra e John Requa, conta a história de um trapaceiro profissional, vivido pelo ator norte-americano Will Smith. No papel de Nicky Spurgeon, ele ensina a novata Jess Barrett, interpretada pela atriz australiana Margot Robbie, como ganhar a vida dando golpes. Só que os dois se envolvem, e o personagem de Smith decide colocar um fim ao relacionamento, porque afinal, neste ramo, não se pode se dar ao luxo de se perder o tal foco. Anos mais tarde, os dois se reencontram e se veem envolvidos novamente em uma armação. E ainda revivem a relação amorosa do passado.

Os protagonistas Will Smith, Margot Robbie e Rodrigo Santoro (Foto: Getty Images)

É aí que a Indy entra. O terceiro pilar do longa é Rodrigo Santoro, que dá vida ao empresário Rafael Garriga, dono de uma equipe de carros de corrida — a categoria não vem claramente explicada, mas se trata do campeonato surgido em Indianápolis. Só que o cenário escolhido para ambientar a prova decisiva do campeonato foi a cidade de Buenos Aires, na Argentina. E é lá que se passa a trama da trapaça que Santoro deseja aplicar nos times rivais. Mas terá também driblar os golpistas profissionais.

Embora não exista um retrato fiel da Indy na obra, as equipes e os pilotos que ajudaram na produção conseguiram deixar a marca da categoria. As filmagens foram feitas nos meses de julho e agosto do ano passado, enquanto o campeonato ainda estava em andamento. O ex-piloto Bryan Herta e o colombiano Carlos Muñoz, que defende a Andretti, foram os responsáveis por conduzir os carros. Todas as tomadas foram feitas na pista mista de Nova Orleans, batizada de Nola, que neste ano estreia no calendário da Indy.

Aliás, é de Herta a história mais peculiar sobre as filmagens. "Nós fomos procurados para o fornecimento dos carros para o filme, mas dois dos pilotos tinham compromissos. Então pensei: 'Que diabos, vou andar com esses carros'", contou Bryan, agora dono do time que leva seu nome. "Eu não ando em um carro da Indy desde 2006 e também nunca testei esses modelos novos. Por isso, eu pensei que seria realmente divertido entrar no carro e ver como é agora”, completou.

"Obviamente, a pilotagem quando se está filmando assim é um pouco diferente do que faríamos se fosse um treino ou uma corrida, mas foi uma ótima experiência, foi legal sentir o downforce dos carros, a velocidade,é uma sensação nova. Eu acho que o contrato dizia que não poderia ir além de 160 km/h. Mas não posso dizer agora o quanto fizemos", acrescentou o norte-americano de 44 anos.

Muñoz também aprovou a experiência e riu de si mesmo sobre a atuação. O colombiano precisou esperar 18 meses para postar nas redes sociais a foto que fez com Smith durante as gravações. "Depois daqueles dias, eu soube com certeza que gostaria de ser uma estrela de Hollywood", brincou o jovem.

"Foi a minha primeira vez no cinema e provavelmente será a última. De qualquer forma, é ótimo para a Indy ter esse tipo de destaque. Houve filmes com carros de corrida da Indy, mas não os da vida real recentemente. Houve o 'Turbo', mas era uma animação", completou Carlos se referindo ao filme lançado em 2013, que contava a história de uma pequena Lesma que tinha o sonho de vencer as 500 Milhas de Indianápolis.

Diretor de 'Golpe duro', John Requa justificou a escolha dos carros da categoria americana. "A Indy possui os carros de corrida mais rápidos dos EUA. É um mundo intenso e emocionante e esperamos que pessoas possam apreciar também", explicou. Para Will Smith, "os carros são fantásticos".

Nos EUA, o lançamento oficial da fita foi feito no fim do mês passado, em 24 de fevereiro, e contou com a presença do elenco e também de alguns nomes da Indy, como Munõz, James Hinchcliffe, Pippa Mann, Gabby Chaves, Conor Daly e Bryan Herta.

No primeiro fim de semana de exibição no país, o filme já se colocou na primeira colocação na lista dos mais vistos, desbancando o polêmico ‘Cinquenta tons de cinza’ e arrecadou cerca de US$ 19 milhões, ou R$ 56 milhões. No Brasil, o longa estreia no fim da próxima semana, no dia 12 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.