Como Nasr e Sette Câmara podem dividir o carro da Carlin na temporada 2020

E se a equipe resolver que os brasileiros que vão testar em Austin devem dividir o cockpit do carro #31? O GRANDE PRÊMIO mostra quando compromissos de Felipe Nasr no SportsCar e potenciais de Sérgio Sette Câmara na F2 podem atrapalhar

Felipe Nasr e Sérgio Sette Câmara vão dividir o comando do carro #31 da Carlin nos testes de pré-temporada da Indy em Austin entre a terça (11) e a quarta-feira (12), algo pouco comum para pilotos que não estão com contrato para o campeonato. E se os dois dividirem o carro #31 durante a temporada como companheiros de Max Chilton, como funcionaria?
 
Considerem-se, então, os compromissos de Nasr no SportsCar e os potenciais compromissos de Sette Câmara na F2, caso o piloto siga na categoria por mais um ano. Desta forma, seriam seis provas da Indy com conflitos de datas para o brasiliense — levando em conta que ele não seria liberado para fazer provas pelas duas categorias no mesmo fim de semana — e cinco para o mineiro.
Felipe Nasr vai testar a Carlin (Foto: Cauê Moalli/Grande Prêmio)

Para Sette Câmara, que ainda pode ficar com uma das seis vagas restantes no grid da F2, sendo uma delas justamente na Carlin, seriam quatro datas sem chance ajuste, afinal, Sérgio estaria na Espanha, no Azerbaijão, na Inglaterra e na Itália nas etapas do GP de Indianápolis, do GP do Texas, do GP de Iowa e do GP de Portland, respectivamente. O outro conflito é o tradicional de Mônaco com a Indy 500, em que o mineiro até poderia viajar no sábado da Europa para os EUA, mas perderia alguns dias de atividade da Indy, como o Carb Day.

 
Enquanto isso, Nasr teria somente uma data em que não haveria nem a chance remota de estar nos dois lugares, justamente o GP de Iowa, quando o SportsCar vai correr em Connecticut. Nos demais conflitos, tem Long Beach e Detroit, que vão receber as duas categorias ao mesmo tempo, além de Richmond e Gateway, que serão no sábado e as provas do SportsCar no domingo, respectivamente em Watkins Glen e em Virginia.
Sérgio Sette Câmara na Indy em 2020? (Foto: FIA Fórmula E)
Imaginando, então, que a Carlin e os pilotos não estejam na Indy em nenhum dos conflitos de datas, Sette Câmara substituiria Nasr em cinco provas e o contrário aconteceria em quatro, mais o Pole Day da Indy 500. Restaria apenas Iowa como uma prova em que a equipe teria de buscar outro piloto. Caso a divisão seja completa, ou seja, de oito corridas para cada um dos dois, restaria apenas decidir quais seriam as outras quatro de Felipe e as outras três de Sérgio.

Na tabela abaixo, ilustramos a situação dos dois, com as etapas em branco representando ambos livres, enquanto as que contam com conflitos de uma das partes estão representadas em verde para quem vai poder correr e vermelho para quem tem outro compromisso.

  DATA ETAPA FN SC
1 15/3 SÃO PETERSBURGO    
2 5/4 BIRMINGHAM    
3 19/4 LONG BEACH    
4 26/5 AUSTIN    
5 9/5 INDIANÁPOLIS    
6 24/5 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS    
7 30/5 DETROIT 1    
8 31/5 DETROIT 2    
9 6/6 TEXAS    
10 21/6 ROAD AMERICA    
11 27/6 RICHMOND    
12 12/7 TORONTO    
13 18/7 IOWA    
14 16/8 MID-OHIO    
15 22/8 GATEWAY    
16 6/9 PORTLAND    
17 20/9 LAGUNA SECA    

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.