Herta coloca Andretti no topo do treino livre 2 da Indy em Laguna Seca. Fittipaldi é 23º
Em treino livre marcado por três bandeiras vermelhas, Colton Herta anotou o tempo mais rápido. Americano da Andretti já foi vencedor em Laguna Seca
Vencedor em 2019 e 2021, Colton Herta colocou a Andretti no topo do treino livre 2 do GP de Laguna Seca da Indy, realizado na tarde deste sábado (22). Com o tempo de 1min08s230, o americano liderou a sessão que teve três bandeiras vermelhas e todos os pilotos utilizando pneus duros.
Atual líder do campeonato, o bicampeão Will Power, da Penske, foi o segundo colocado, depois de cravar 1min08s426. Em seguida, veio o atual campeão, Álex Palou, da Ganassi, com 1min08s438, representando um top-3 formado pelas principais equipes da categoria.
Relacionadas
Líder do treino livre 1, Scott McLaughlin fechou no quarto lugar com a Penske, enquanto o mexicano Pato O’Ward foi o quinto colocado com a McLaren, à frente do hexacampeão Scott Dixon, de Ganassi.
Pole em 2023, Felix Rosenqvist colocou a Meyer Shank no sétimo lugar, à frente do americano Alexander Rossi, de McLaren. Kyle Kirkwood foi nono, com a Andretti, enquanto Marcus Armstrong fechou o top-10 com a Ganassi.
O brasileiro Pietro Fittipaldi, que foi quinto colocado na sexta-feira com pneus macios, foi mais modesto no último treino antes da classificação. O piloto da RLL ficou com o 23º lugar, com 1min09s501.
A classificação do GP de Laguna Seca está marcada para acontecer às 18h25 (de Brasília, GMT´-3), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi o treino livre 2 da Indy em Laguna Seca:
A bandeira verde para o treino livre 2 foi acionada às 14h00 (de Brasília, GMT-3). Rapidamente, surgiu a primeira bandeira vermelha do dia após uma forte batida de Christian Rasmussen, na curva 10. O dinamarquês da Carpenter perdeu a tração do carro e atingiu a barreira de pneus. A sessão ficou paralisada por 7 minutos.
Com a atividade reiniciada, quem tomou um susto foi Scott Dixon, que rodou na curva 11, mas conseguiu resgatar o carro à tempo. Quando o treino se aproximava do primeiro terço, uma nova bandeira vermelha, agora por causa de Sting Ray Robb. O piloto da Foyt rodou sozinho na Saca-Rolhas e parou na caixa de brita.
Após ajuda do time de resgate, Robb voltou para a pista. Naquele estágio, o treino tinha Rossi na liderança com 1min08s615. Rosenqvist, Palou, Kirkwood, Rasmussen, Simpson, Herta, Ericsson, Newgarden e Power no top-10. A bandeira verde veio após 5 minutos de interrupção.
Quem teve um momento de susto foi o líder do campeonato Will Power, que escapou da pista, mas manteve o motor ligado e retornou com facilidade. Com poucas voltas no treino livre, Pato O’Ward desbancou o companheiro de equipe Rossi e assumiu a liderança com 1min08s549. Ninguém tinha tentado pneus macios até aquele estágio.
Quem veio em seguida foi Colton Herta. Com 1min08s230, o piloto da Andretti superou as McLaren para colocar o melhor tempo da sessão. Scott McLaughlin, de Penske, foi outro que surpreendeu, indo ao quarto lugar. Atual campeão e vencedor em 2022, Álex Palou foi momentaneamente segundo com 1min08s438, mas foi rapidamente superado por Will Power com 1min08s426.
Quando faltavam menos de 11 minutos para a sessão, uma nova bandeira vermelha, mas sem interromper o cronômetro. Kyffin Simpson escapou na curva 9 e ficou preso na brita. Foram 4 minutos até a liberação da pista para os momentos finais de treino livre. Ninguém fez o suficiente para tirar Colton do primeiro lugar.
INDY 2024, GP DE LAGUNA SECA, TREINO LIVRE 2:
1 | C HERTA | Andretti Honda | 1:08.230 | |
2 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:08.426 | +0.196 |
3 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:08.438 | +0.208 |
4 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:08.460 | +0.230 |
5 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:08.467 | +0.237 |
6 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:08.523 | +0.293 |
7 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | 1:08.532 | +0.302 |
8 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 1:08.615 | +0.385 |
9 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 1:08.631 | +0.401 |
10 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 1:08.659 | +0.429 |
11 | M ERICSSON | Andretti Honda | 1:08.824 | +0.594 |
12 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | 1:08.899 | +0.669 |
13 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:08.922 | +0.692 |
14 | C RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | 1:08.981 | +0.751 |
15 | K SIMPSON | Ganassi Honda | 1:08.992 | +0.762 |
16 | G RAHAL | RLL Honda | 1:09.012 | +0.782 |
17 | L LUNDQVIST | Ganassi Honda | 1:09.127 | +0.897 |
18 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 1:09.151 | +0.921 |
19 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:09.258 | +1.028 |
20 | D MALUKAS | Meyer Shank Honda | 1:09.434 | +1.204 |
21 | J HARVEY | Dale Coyne Honda | 1:09.466 | +1.236 |
22 | S RAY ROBB | Foyt Chevrolet | 1:09.486 | +1.256 |
23 | P FITTIPALDI | RLL Honda | 1:09.501 | +1.271 |
24 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:09.531 | +1.301 |
25 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:09.578 | +1.348 |
26 | N SIEGEL | McLaren Chevrolet | 1:09.725 | +1.495 |
27 | L GHIOTTO | Dale Coyne Honda | 1:09.818 | +1.588 |