Castroneves enfrenta problemas, Simona dá show e Dixon leva vitória na primeira corrida em Houston

Principais favoritos ao título de 2013 vivem momentos completamente opostos: enquanto neozelandês da Ganassi venceu com facilidade, brasileiro da Penske sofreu quebra de câmbio, perdeu sete voltas e chegou em último entre os que completaram a prova. Simona de Silvestro conquistou primeiro pódio, com Wilson no top-3. Kanaan abandonou

 
Quando os olhos do mundo se preparavam para ver o seguro e regular Helio Castroneves navegar em mar calmo rumo ao título antecipado da temporada 2013 da Indy, Houston provocou uma inversão total no quadro da disputa do campeonato deste ano: Scott Dixon, absoluto, ficou com a vitória na antepenúltima corrida do calendário, em Reliant Park, neste sábado (5). O neozelandês tomou a liderança de Will Power após a primeira rodada de pit-stops e, a partir daí, dominou a prova como quis, sem sofrer maiores ameaças.
 
Na outra ponta, Helinho, o favorito à taça, havia largado em 21º – o que por si só já indicava um dia complicado para o brasileiro –, mas o pior ainda estava por vir: um problema no câmbio o fez perder nada menos que sete voltas nos boxes. Ao retornar à pista, passou o restante do tempo andando sozinho, sempre em último, e fechou em 18º.
Scott Dixon diminuiu para oito pontos sua desvantagem para Helio Castroneves (Foto: John Cote/IndyCar)
Ganassi encerra mistério e anuncia Kanaan para temporada 2014 da Indy
A cobertura completa da rodada dupla de Houston no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens do sábado da Indy em Reliant Park

Simon Pagenaud, outro dos postulantes ao título, seguiu os passos firmes de Dixon e também conquistou mais um excelente resultado, fechando a prova em Houston na quarta posição, atrás apenas da brilhante Simona de Silvestro – que conquistou o primeiro pódio de sua carreira – e de Justin Wilson, que enfileirou ultrapassagens e fechou o dia no top-3.

 
Confira como foi a primeira prova da rodada dupla da Indy em Houston:
O início da corrida 1 em Houston, como de costume, foi problemático – principalmente pela adoção do procedimento de largada parada, com o qual os pilotos não estão habituados. Na primeira tentativa, Charlie Kimball deixou o motor apagar, o que fez a direção da prova ordenar mais uma volta de aquecimento. Quando os carros alinharam novamente, a corrida, enfim, teve início, mas James Hinchcliffe não conseguiu sair do lugar e foi atingido na traseira pelo pouco hábil Ed Carpenter. Ambos abandonaram a etapa.
 
Takuma Sato manteve a liderança, seguido por Power e Dixon. Pagenaud permaneceu em quarto. Na sétima volta, porém, ainda sob bandeira amarela, o então líder da prova optou por fazer um pit-stop para trocar os pneus, tentando estratégia alternativa. A mudança o fez cair para quinto e passou a primeira posição para as mãos do australiano da Penske. Mais atrás, Tony Kanaan pulou para a 12ª colocação e Castroneves subiu para 19º. 
 
A relargada, em fila única – outra das novidades em Reliant Park –, veio na décima volta, com Power se mantendo em primeiro, seguido por Dixon, Pagenaud e pela surpreendente Simona de Silvestro, quarta colocada. Luca Filippi e Ernesto Viso completavam o top-6.
Will Power liderou primeira parte da corrida 1 em Houston (Foto: Bret Kelley/IndyCar)
Na 13ª volta, Helinho, que vinha em 18º, antecipou seu primeiro pit-stop para tentar ganhar posições ao longo da corrida. Neste momento, no entanto, quem enfileirava ultrapassagens era Wilson: o inglês da Dale Coyne veio da 13ª posição para a oitava em apenas cinco voltas, com belas manobras sobre seus adversários, com Mike Conway no embalo.
 
Lá na frente, a prova havia se tornado um duelo isolado entre Power e Dixon: líder e vice-líder já tinham mais de seis segundos de vantagem para Pagenaud, agora terceiro. Para piorar, o francês começou a perder rendimento com os pneus macios e viu a aproximação rápida de Simona que, calçada com pneus duros, fez belíssima manobra de ultrapassagem sobre o xará Simon e entrou momentaneamente para o top-3. 
 
Todas as ações da primeira prova da rodada dupla em Houston, no entanto, foram relegadas a segundo plano quando Castroneves surgiu lento no pit-lane, no 23º giro. O brasileiro não conseguia reduzir marchas e os mecânicos da Penske levaram nada menos que sete voltas para solucionar o problema, para desespero do piloto, que, atônito, levava as mãos à cabeça e aos olhos, aguardando uma solução de dentro do cockpit. Mesmo com tanto atraso, o piloto retornou à pista para tentar maior pontuação.
Neozelandês agora tem só oito pontos de desvantagem para o brasileiro (Foto: Bob Levey/Getty Images)
Para tornar tudo ainda mais dramático, na primeira rodada de pit-stops de Power e Dixon, o australiano, então líder da prova, acabou voltando à pista atrás do neozelandês que, desta forma, assumiu a primeira posição na volta 38. Com uma Ganassi cujo desempenho era muito superior ao da Penske, Scott tomou o controle da corrida. Nem mesmo a providencial bandeira amarela provocada por uma rodada de Dario Franchitti ajudou: cinco giros após a relargada, que veio na 44ª passagem, a diferença já era de mais de 4s.
 
A interrupção causada por Oriol Servià, que ficou parado no meio da curva 5 na 64ª volta, poderia ajudar a modificar a situação em favor de Power, mas o que parecia azar de Dixon se mostrou sorte: o vice-líder do campeonato saía dos boxes, voltando de sua segunda troca de pneus e reabastecimento, no exato momento em que a bandeira amarela foi acionada. Com isso, Will, que pararia na volta seguinte, permaneceu na liderança, mas com o Pace Car na pista e com Scott logo atrás, em quarto, pronto para reassumir a primeira posição no momento em que a ordem do grid fosse reorganizada após os pit-stops.
 
Foi exatamente o que aconteceu: na nova relargada, restando 20 voltas para o fim, o piloto da Penske foi para os boxes e voltou apenas em 11º, enquanto o representante da Ganassi retomou o primeiro lugar, praticamente definindo o resultado final da prova. 
 
A bandeira verde, entretanto, durou pouco tempo: Sato, em duelo com Josef Newgarden e James Jakes, perdeu o controle de sua Foyt e bateu de frente na proteção de pneus da mesma curva 5 que havia provocado o abandono de Servià. O incidente trouxe o carro de segurança de volta para o circuito e revelou uma nova classificação no top-3: além do líder Dixon, Simona e Wilson fechvam o trio.
 
Pouca coisa mudou nas voltas finais. Ainda houve tempo para Conway perder o carro e bater na proteção de pneus, o que ocasionou a última amarela do dia a três voltas do fim. Com a vitória, o neozelandês encostou de vez na liderança e diminuiu de 49 para oito pontos a desvantagem para Helio, que se debateu durante toda a prova no fundo do pelotão e saiu da pista pelo menos duas vezes, em um sábado para ser esquecido.
 
Kanaan, por sua vez, teve performance ainda mais apagada: o brasileiro enfrentou superaquecimento dos freios dianteiros na 21ª volta e acabou abandonando a prova.
 
A corrida 2 em Houston ocorre neste domingo (6), às 16h30 (de Brasília).

Indy, GP de Houston, Reliant Park, Corrida 1, Final:

1 Scott DIXON NZL Ganassi Honda   90 voltas
2 Simona DE SILVESTRO SUI KV Chevrolet +0.878  
3 Justin WILSON ING Dale Coyne Honda +2.143  
4 Simon PAGENAUD FRA Schmidt Honda +3.549  
5 Josef NEWGARDEN EUA Fisher Hartman Honda +4.229  
6 James JAKES ING RLL Honda +5.461  
7 Graham RAHAL EUA RLL Honda +6.098  
8 Sébastien BOURDAIS FRA Dragon Chevrolet +6.894  
9 Ernesto VISO VEN Andretti Chevrolet +8.187  
10 Luca FILIPPI ITA Bryan Herta Honda +9.305  
11 Charlie KIMBALL EUA Ganassi Honda +9.962  
12 Will POWER AUS Penske Chevrolet +10.645  
13 Marco ANDRETTI EUA Andretti Chevrolet +11.143  
14 Sebastián SAAVEDRA COL Dragon Chevrolet +1 volta  
15 Dario FRANCHITTI ESC Ganassi Honda +1 volta  
16 Mike CONWAY ING Dale Coyne Honda +5 voltas NC
17 Takuma SATO JAP Foyt Honda +8 voltas NC
18 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet +10 voltas  
19 Oriol SERVIÀ ESP Panther Chevrolet 63 voltas NC
20 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Chevrolet 57 voltas NC
21 Tony KANAAN BRA KV Chevrolet 34 voltas NC
22 Tristan VAUTIER FRA Schmidt Honda 32 voltas NC
23 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet 30 voltas NC
24 James HINCHCLIFFE CAN Andretti Chevrolet 1 volta NC
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.